A carta de Ingmar Bergman desistindo de Cannes em 1992

download (1)Esta carta é uma maravilha. Bergman não é apenas meu cineasta preferido como é um de meus frasistas preferidos. Esta carta, onde ele se recusa a ir ao Festival de Cannes de 1992, é uma delícia. Devia ser a pessoa que mais respeitava seu íntimo e quem o conhece sabe que tal fato não é sinônimo de egoísmo e sim uma madura Síndrome de Gambardella, personagem principal do filme A Grande Beleza, que dizia: “Tenho 65 anos, não posso mais perder tempo fazendo coisas que eu não quero fazer”. Só que Bergman consegue expressar sua Síndrome com graça. É o mais perfeito “Não, obrigado” que já li.

13179102_1156997017674376_912409659494092985_n

1 comment / Add your comment below

  1. Milton,

    Suponho que o barato de ter um um blog é esse: liberdade. Lê quem quer, escrevo o que quero, da forma que me der na cabeça.
    Seu blog tá na minha lista. Leio com certa periodicidade e gosto do que leio. Quase sempre aprendo algo. Às vezes o nível sobe acima da minha compreensão.
    Mas, olha, não sei inglês!
    Com certa frequência tenho encontrado citações em inglês em postagens em blogs. Também, mais incomum, francês e outras línguas, todas sem tradução.
    São geralmente trechos curtos e que poderiam ser traduzidos, mesmo que “marromeno”.
    Talvez seja imperdoável não falar inglês, o novo esperanto, mas não estou só, isso eu sei.
    Por favor, traduza aquilo que não for muito trabalhoso.
    Eu sei: tem o google tradutor.
    Mas sou leitor de blogs… cada besteira conta.

    Um abraço do

    Xand

Deixe uma resposta