Feira do Livro de Porto Alegre: Charles Kiefer é o patrono

Sem dúvida, a melhor escolha. Os outros quatro da lista final eram Carlos Urbim, Jane Tutikian, José Clemente Pozenato e Juremir Machado da Silva. Num estado que se ufana de ter muitos autores, mesmo que a esmagadora maioria nunca devesse ter escrito uma linha e nem tenha a compreensão interna dos motivos que os levam a nos torturar com seus escritos, Kiefer é uma cara de trinta livros de vários gêneros, que escreve muito bem e que tem uma oficina de literatura onde se empenha-se e incentiva a formação de novos autores.

Enfim, voltamos a ter um escritor de ampla cultura como patrono. (Já tivemos outro assim? Não lembro, mas espero que sim!) Além de sua produção literária, Charles Kiefer é um sujeito que pode sair por aí falando sobre Shostakovich e Tchékhov, Raymond Carver e Guimarães Rosa, sempre com fluência, amor pelas coisas e vontade que as pessoas se juntem a ele. Uma pessoa rara e uma escolha mais ainda, pois ele — um cara de esquerda e dono de humor bastante ácido — não me parece ser dado à compra de simpatias representativas de canais competentes. Uma boa surpresa.

9 comments / Add your comment below

  1. Não que o Alcy Cheuiche seja um bom escritor (muito não posso dizer, pois só li um livro, de que não gostei), mas me parece um cara de ampla cultura (embora muito não possa dizer, estive apenas uma vez numa mesa com ele). Intere-me: não é? (pergunta sincera, note que estou muito por fora disso tudo…)

  2. Rômulo,

    não conheço o Cheuiche para dizer, mas sei de pessoas que digerem Lya Luft ou Martha Medeiros e cagam Machado de Assis ou Sófocles… Na ZH, então… é o mais normal…

Deixe uma resposta