A curta primavera da tartaruga

Na semana passada, circulou em Porto Alegre uma engraçada metáfora. Talvez ela tenha surgido em hostes coloradas, mas contou com o apoio gremista. Dizia-se que o Grêmio era uma tartaruga em cima de um poste: ninguém sabia como tinha subido até lá, mas sabia-se que cairia… Ouvi a piada ser contada por muita gente, colorados e gremistas. Parecia haver um consenso sobre a queda da tartaruga. E ontem ela caiu feio.

Foi 4 x 1 ao natural, com direito a gol antes dos cinco minutos de jogo e placar construído no primeiro tempo. Tite entrou em campo com aquela escalação cautelosa de três volantes. Estranhamente, este tipo de escalação parece favorecer a liberdade dos meias de ligação adversários. Vejam o golaço de Tcheco! Ele atravessou o campo, fazendo o mais belo gol do jogo, tendo enfrentado em sua arrancada apenas um jogador: Guiñazu. Aliás, Tcheco parecia ser o único com algum élan e categoria no time do Olímpico. O resto era um amontoado de equívocos: Pereira e Perea entraram em campo lesionados, o primeiro foi substituído a dez minutos e o outro no intervalo; Marcel e Perea formavam um ataque de asma; a saída de bola pelo lado direito com os péssimos Paulo Sérgio e Léo não funcionou, claro; e Celso Roth, após a expulsão de Tcheco e perdendo o jogo de 4 x 1, optou por preservar seu emprego abdicando de atacar. Uma tragédia. Uma tragédia maravilhosa para nós.

Enquanto isso, víamos D`Alessandro, Guiñazu e Alex triturarem o meio de campo defensivo do Grêmio. Foram inúmeras as oportunidades em que esses três e mais Nilmar chegaram tabelando aos três zagueiros de Roth. A atuação de D`Alessandro foi tudo e mais do que desejaríamos. Seu chute no primeiro gol foi espetacular e… Bem, foi um chocolate lindo de se ver.

Com efeito, a tartaruga caiu e o vento que a empurrou nem precisou ser muito forte.

Há oito rodadas, estávamos 18 pontos atrás do Grêmio; hoje, a diferença é de oito. OK, o Grêmio encarou a realidade, mas é indiscutível que estamos jogando mais.

10 comments / Add your comment below

  1. Hehe! obviamente, nem vi, mas achei bem lindo! E a metáfora da tartaruga… perfeita. Nessas horas, eu me sinto gaúcha, totalmente… e colorada! Nem sei se gosto mais de ver o inter se dar bem, ou o grêmio despencar como uma tartaruga de cima de um poste! Ai! isso deve doer!
    Hehe!
    bj, boa semana!
    Flávia

  2. O planeta voltou aos eixos, Celso Roth não será campeão brasileiro. OK. Mas o Inter ficou três pontos à frente do Sport e isso não se faz. Já disse a Patricia que esse tipo de comportamento pouco compreensivo pode terminar um casamento.

    Em tempo: a propósito do PQHJS de sábado, digo apenas que, se Julianne Moore não me falasse ao pau, procuraria um psiquiatra ou sexólogo urgentemente.

  3. coisa que eu odeio é ingratidão!
    Custa responder um email e dizer se a papelada chegou bem, se eu fiz tudo direitinho?
    Ah: sei, tem que ver futebol e tem que ficar procurando mulher pelada… Mentira, põe a mulher e a filha a fazer isso por ele!
    E eu a fazer servicinho burocrático à distância…
    Enquanto isso, o cara conversa com partes impublicáveis do corpo…
    tisc tisc tisc

  4. Flávia, querida!

    Porra! E eu não respondi mesmo! Pensei que tinha respondido, desculpe!

    Sim, chegou tudo direitinho aqui. É incrível o valor de um reles carimbinho, né?

    OBRIGADO, Flávia. Me use em troca!

    P.S. – Não deu certo a tal conversa, ela não me falou nada…

  5. hum…
    vou pensar em algo beeeem chatinha prá eu te pôr a trabalhar para mim!
    Milton: tem coisas que existem para conversar, e são ótimas para isso! Tem outras coisas que existem para outros fins. Tente descobrir a função certa para cada coisa…
    bj, boa noite!
    Flávia

Deixe uma resposta