A Marcha dos 100 Anos

O Bernardo demora para liberar quaisquer fotos. Haja saco! Tudo o que vocês verão aconteceu em 4 de abril de 2009, dia do centenário de nosso Internacional. Houve uma marcha de milhares de colorados — não lembro o total — desde a antiga sede do clube, atual praça Sport Clube Internacional, até o Beira-rio. A cerimônia na praça foi gozadíssima, com direito a apupos para o vice-prefeito José Fortunati, que resolveu falar nas grandes realizações de seu governo, e principalmente para o inábil prefeito Fogaça que achou por bem reclamar do público que fazia coro chamando Renata Fan de gostosa. Ele disse “Que falta de respeito!”. Resultado: mereceu a maior vaia daquela manhã. Enquanto esta acontecia, Renata Fan curtia sorridente seu sucesso. Ainda sorrindo, ARRANCOU o microfone da mão do imbecil que aspira ser o próximo governador e deu aquele BOM DIA À MAIOR E MELHOR TORCIDA DO RIO GRANDE que incendiou a homarada. Como pode um prefeito desconhecer a tal ponto o trato social com um público futeboleiro majoritariamente masculino?

As fotos estão em ordem cronológica.

Saímos da praça sob uma das enormes bandeiras que cobriam o público. Meu filho se atirava no chão, procurando os melhores ângulos.

Acima, ele já está em pé. Soube depois que o Prestes caminhou um bom tempo a nosso lado, mas não quis apresentar-se por pura gueizice.

Bonita foto, não? Sei lá como ele a tirou.

Mais panos criando aquele mar vermelho que tanto mal faz a alguns adversários.

Ah, esse eu vi. Estávamos na Aureliano de Figueiredo quando ele apareceu gritando em cima da caminhonete. O Bernardo parou a caminhada a fim de pegar um bom ângulo. Conseguiu.

Esse muro é bem alto, viram? Acho que o Dado tentou registrar a queda do sujeito. Uma frustrada tentativa jornalística do gênero “Um corpo que cai”.

Uma foto oficialista. Se fosse eu, me mandaria as fotos da Renata Fan e daquela peituda (adoro!) da Miss Colorada ou coisa que o valha. Mas se ele prefere o presidente Píffero, então tá….!?

A civilidade dos gremistas. Achei bonito. Todo mundo se emocionou. Eu imaginei como minha mulher — que é torcedora do Grêmio — devia estar feliz naquele momento de grandeza de meu time. Certamente, pensava em como era bom ter um homem feliz… e longe! Bom, eles poderiam ter nos mandado à merda. Tinha Gre-Nal no dia seguinte. Sim, ganharíamos deles novamente. É o costume.

Aqui, o Bernardo tenta registrar a massa. Olha, tinha muita gente. Há fotos aéreas que mostram a multidão. Muita gente mesmo.

Nova tentativa. Subimos no viaduto, mas não encontramos forma de demonstrar que estávamos no meio da marcha e que esta não tinha final próximo.

Sem graça. Por que me mandaste essa, animal?

Ooooooh, que fofinho. Como havia mulheres e como são bonitas as coloradas! Vocês já notaram? O Luis Felipe dos Santos, do Impedimento, estava lá com sua filha, a Morgana. Mas ela é bem maior que a(o) gulochinha(o) acima.

E, para finalizar, a foto de cunho social Sebastião Salgado-like (estou sendo injusto com meu rebento, a coisa saiu bonita). Esta é a única fora de ordem, mas fica melhor aqui. O Bernardo botou a câmara na cara da família que assistia à marcha. A mãe das crianças desapareceu subitamente.

14 comments / Add your comment below

  1. Milton, o maluco em cima do carro é um amigo meu, o Rogério, dono da Toca do Disco.

    Belas fotos por sinal. Parabéns ao Bernardo.

    []s
    Dario

  2. Por uma dessas sincronicidades da vida, a última foto bem poderia ilustrar a matéria do blog da minha esposa hoje, que acabei de postar (ela me deu dois textos, um para hoje e outro amanhã sobre o mesmo triste evento…). Daí que pensei: posso usar essa foto no blog da Rachel(não amanhã, mas depois de amanhã: enviarei a foto para ela ver e comentar)?

  3. Parabéns. Bernardo! Que talento! E que time!
    Milton, vou passar umas 48 hs em Poa na semana que vem. Tenho hora com o endócrino na quarta de manhã. Consegues te mexer para ver tua infoamiga mais cansada da blogosfera?

      1. por enquanto, só sei que tenho consulta dia 3 de manhã. Qdo definir direitinho ida e volta te falo. Mas vai ser tipo bate e volta mesmo…
        bj, f

  4. PRA QUEM COMEÇOU MARCHANDO PRA NÓS LEVANDO DEZ A ZERO E DANDO UM SIMBOLO DO QUE SERIA A SUA HISTORIA DE ETERNA INFERIORIDADE, ATÉ QUE O MARKETING DA TORCIDA DA HORA BOA, FOI INTELIGENTE , COMEMOROU COM UMA MARCHA ATÉ O BEIRA REMENDÃO RIO..LEGAL..UMA MARCHA PRA COMEMORAR A PRIMEIRA MARCHADA DE DEZ A ZERO EHEHE…É O TIME DA PIADA PRONTA

  5. muito legais as fotos, Milton. Mesmo as fotos “sem graça”. A Morgana se divertiu bastante, especialmente quando apareceram balões no Marinha, mas quando terminou a coisa ela estava com calor e irritada – geralmente ela é muito calorenta – e não ficamos no estádio por muito tempo. Vi muitos bebês também, muitas crianças pequenas, no colo, no carrinho e caminhando. Foi um clima muito agradável, ainda mais em tempos nos quais só se fala em violência – curiosamente, não houve tanto destaque na imprensa como o destaque que é dado à barbárie.

Deixe uma resposta