Mengo, campeão de 2009

Conforme, já tínhamos anunciado, o Flamengo é o campeão de 2009 e o Inter chegou a seu máximo: a classificação para a Libertadores. Imitaremos a imprensa, ignorando o que erramos em nossas previsões. Não encham o saco, acertamos o que interessa!

Se as malas brancas realmente existem, o Goiás foi o maior beneficiário. Recebeu do São Paulo para empatar com o Flamengo e deste para vencer aquele. Tal vitória decidiu o campeonato, pois colocou o time do Rio de Janeiro na liderança e o Flamengo, na última rodada, enfrentará o Grêmio, o qual já anunciou que dará férias a seus principais jogadores. Não sei se eles terão a coragem de fazê-lo, mas eu espero que façam. Gostaria que o Flamengo fizesse 8 x 1, que é como os Campeonatos Gaúchos terminam.

Motivos? Ora, em primeiro lugar, porque seu mais qualificado adversário, o Inter, não mereceu ganhar. Ontem, Mário Sérgio jogou todo o primeiro tempo com Guiñazú na lateral e Kléber no meio de campo; no intervalo, recolocou-os em seus lugares. Que mexida! D`Alessandro foi o de sempre, ou seja, nunca se sabe se estará num bom dia ou não. Não serve. O Inter tem um problema. Foi substituído por aquele que seria seu salvador, o eterno reserva Andrezinho. Na semana passada, falei com um alemão: ele disse que nos seus 2 anos de Wolfsburg, D`Alessandro alternava uma partida espetacular com outra mais ou menos e três ruins. Que coincidência! E o árbitro, que não viu o pênalti mais claro do ano, como nosso goleiro empurrando o terrível Vandinho após este ter-lhe dado um chapéu. Foi lance dos mais engraçados: o cracaço do Sport estava entrando com bola e tudo e Lauro empurrou-o em direção à linha de fundo, num dos lances mais patéticos e bem realizados do Enganão 2009.

Em segundo lugar, porque tais confusões tornam o Flamengo é o melhor time do Chinelão 2009 e, em terceiro lugar, porque a atitude do Grêmio atrairá o ódio de dois times times bastante influentes — São Paulo e Palmeiras serão igualmente prejudicados — e de todo o país menos os corintianos e os flamenguistas, que os desprezarão. E tudo isso… de graça.

Por quê? Ora, o Grêmio ganhou apenas uma partida fora de casa campeonato. E foi do Náutico, seu velho freguês, agora em versão rebaixada para a Série B. Por que ganharia do Flamengo, que é muito mais time? Por que empataria no Maracanã, sem Tcheco e se seus jogadores não podem ver a torcida adversária? Suas chances seriam mínimas, porém, em vez de fazer isso com o habitual pudor, o Grêmio resolveu anunciar a futura derrota, antecipando o nome do campeão. A torcida adorou, a diretoria achou engraçado. O presidente disse que “Ninguém vai escalar o time do Grêmio”. Como se fizesse diferença…

Sim, sou colorado, mas sei que o Entregão 2009 já tem vencedor. Eu espero que o Grêmio entre na história como o time que deu férias a seus jogadores na rodada final de um Brasileiro, mesmo jogando contra um player. Sempre aparecerá alguém para lembrar disso. É óbvio que sei que o campeonato foi decidido em 38 rodadas e que a rodada final vale os mesmos pontos de qualquer uma das rodadas anteriores. Só que este anúncio inédito fala tão mal de uma instituição que, como colorado, acho que fica bem ao Grêmio. Além disso, sou daqueles que se divertem quando vejo algo grande agindo de forma tola. O Grêmio insiste quer ser protagonista de alguma coisa, nem que seja de um absurdo. Penso que suas participações opacas já estejam irritando seus dirigentes e torcida.

Já o Juventude voltou para onde a Parmalat nunca deveria tê-lo tirado. Que lá fique em definitivo. Espero que o nome do próximo participante gaúcho da Série B atenda pelo nome de Brasil de Pelotas. É o time da maior torcida e o mais importante do interior. Mas há muito a fazer, ainda mais depois de 2009, o pior ano de sua história.

30 comments / Add your comment below

  1. Todos juntos, vamos

    O evento foi marcado para as quinze horas de sábado; desde as quatorze horas os torcedores se encaminhavam, lentamente, ao estádio Olímpico, em pequeno fluxo, paulatinamente aumentado à medida da proximidade do evento.

    A diretoria esperava cinco mil pessoas, mesmo sendo gratuito o ingresso e com farta distribuição de refrigerantes e sanduíches de queijo com presunto. Surpreendentemente as arquibancadas foram sendo preenchidas por torcedores, a maioria não uniformizados.

    Em um telão posto atrás de um dos gols, preparava-se a transmissão das imagens, cuidadosamente expurgando-se o vermelho: o fundo seria em azul claro, as letras em preto. Isso facilitaria as coisas.

    Às quinze horas, uma multidão de vinte mil pessoas preenchia parte das arquibancadas; os desanimados recebiam reprimendas ou estímulos de seus companheiros: – Nada de desânimo, o Grêmio, também nessa alegria!

    Quinze minutos depois, o presidente do clube aparece, encaminha-se ao centro do campo e é discretamente aplaudido. Com um microfone sem fio à mão, enceta um discurso conclamando o espírito gremista à participação desse profundo momento de sua história, no qual cada um tem que dar o melhor de si, enumerando, a seguir, riscos inerentes às malfadadas consequências que adviriam com a derrota. É necessário reforçar a torcida, realocar energias!

    Com tudo isso, o entusiasmo não é dos maiores. O vermelho. O problema é o vermelho.

    O presidente dá o sinal; surgem os triunfantes acordes. No telão, projetam-se os primeiros versos da letra enquanto, ao centro do campo, o presidente tenta reger a multidão, que começa a cantar sem muito ímpeto mas, cumprida a primeira estrofe, em alguns é possível perceber a furtiva lágrima:

    Uma vez Flamengo, sempre Flamengo
    Flamengo sempre eu hei de ser
    É o maior prazer vê-lo brilhar
    Seja na terra, seja no mar
    Vencer, vencer, vencer
    Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!

      1. Tem uma bosta dum erro no quarto parágrafo, cujo final ficou truncado. O certo é:

        Às quinze horas, uma multidão de vinte mil pessoas preenchia parte das arquibancadas; os desanimados recebiam reprimendas ou estímulos de seus companheiros: – Nada de desânimo, a torcida é nossa! – Vamos lá, gente, será do Grêmio também essa alegria!

  2. “O Grêmio insiste quer ser protagonista de alguma coisa, nem que seja de um absurdo.”

    O nome disso é INTERDEPENDÊNCIA (ns) jkasdjkjkasd

    E sobre o Juventude, não posso pensar outra coisa senão recalque… afinal o Juventude é campeão da Copa do Brasil o mesmo número de vezes que o Internacional, coisa que o xavante jamais será..

  3. Não esqueça que no ano passado os colorados entregaram pro São Paulo em casa, vergonhosamente, com qual objetivo mesmo?

    Nós não esquecemos e vocês também não, estão apenas fingindo.

    Vai ser uma semana ótima pra ouvir o Pífero choramingando aquelas coisas: “co-irmão”, “dignidade”, “blablabla”…

  4. Milton:

    Fiz alguns cálculos e levantei algumas hipóteses e possibilidades pouco prováveis para um desastre rubro-negro. Se o Inter obtiver vantagem disto são outros 90 min de nosso poderoso ataque:

    – Hipótese “A” (0,07662 %): O Porto-Alegregrense coloca os
    reservas em campo. A gurizada sedenta, que sabe que o jogo está sendo transmitido pela Globo com todo o Brasil de olho, resolve mostrar serviço. Um ou mais gols azuis acontecem. A direção interfere e tenta manipular, colocando titulares, mas não consegue reverter a vitória.

    – Hipótese “B” (0,002391 %): São Paulo e Palmeiras prometem burras de dinheiro e facilidades ao azuis. E eles aceitam, pois estão mal de grana e precisam pagar as parcelas em atraso para o Zinho e Paulo Nunes.

    – Hipótese “C” (0,0000001532 %): O pessoal da Azenha resolve dar um presente ao Inter pelo centenário. Obviamente acompanhada pela secular corneta eterna da “ajuda” ao título.

    Outras hipóteses, tais como: tornados no Rio que impedem a chegada do ônibus do Flamengo ao Maracanã e o que faz o time carioca perder por W.O. ou manipulação da CBF visando corrigir o erro que prejudicou Inter no epsódio Edilson, não foram consideradas.

    Enfim, temos chance !
    Sou otimista.

    Fernando

  5. Atenção para escalação tricolor contra o Flamengo:

    Marcelo Grohe; Saimon, Willian Thiego, Bruno Collaço; Túlio e Maylson; Perea, Herrera, Renato, Ricardo e Roberson.

    Vamos jogar no inédito 3 – 2 – 5, para esmagar o rubro-negro.

    Aguardem.

  6. O time do Flamengo é realmente o mais querido do Brasil, mas no momento é o mais querido do planeta! Pudera, tem a torcida do Corinthians, do Gremio, do Santos, do Itapipoca e do Barueri, tudo a seu favor. Ah, como é bom ser flamenguista essa hora, vendo a Gaviões e a Camisa 12 do Coringão aplaudindo e comemorando cada gol do Goiás, e pedindo para o Felipe sair do gol na hora do penalty do Léo Moura…
    Se não der Flamengo, antes o Inter que o São Paulo Fashion Week e os Porqueras!!
    Abrassssss e dá-lhe Mengo!!

  7. O Grêmio insiste quer ser protagonista de alguma coisa, nem que seja de um absurdo. Penso que suas participações opacas já estejam irritando seus dirigentes e torcida.
    Não será esta a participação do Inter nos últimos anos do Bananão também?
    Branco

  8. Quem vai ser campeão eu não sei, mas certamente não será o Flamengo. Pode escrever aí.

    A propósito, já reparou que a única taça ganha limpamente que hoje está nas mãos de um flamenguista é a Jules Rimet?

    1. Ah, sai fora Diego!

      Xô urucubaca! Tem que dar Mengo sim! ‘Tô há 17 anos esperando por esse dia!

      Estou torcendo pro seu Flu escapar da degola.

      Amigo ingrato. Isso é falta de Jesus no seu coração.

      Léo

  9. É verdade, o Herrera é um perigo, mas foi o que deu na lista que achei.
    Então tá: troca o Herrera e bota alguém do infanto-juvenil.
    Ainda mais depois dessa manchete:

    “Inter ameaça levar Grêmio ao STJD se ‘entregar’ para o Flamengo”

    A cara-de-pau do Carvalho é algo…

  10. Varonis colorados,
    Vocês repararam que todos os seus comentários só falam do Grêmio isso, aquilo, que vai perder de propósito, mala branca, juízes, essas coisas? Nenhum se refere ao próprio Inter, às possibilidades de fazer um belo jogo, de ganhar no campo, do próprio Fla não jogar bem (tok, tok, mangalô três vezes). É que, na verdade, vocês sabem que o Mengão vai ganhar porque merece! No jogo de ontem vocês viram a cara dos jogadores, a sua determinação? Não só os que estavam em campo, mas quando as câmeras mostravam o banco, a cara do Pet mesmo depois que foi substituído? É isso que faz um time campeão, e não ficar chorando. Parecem botafoguenses…
    E o post do Milton, destilando raiva… tsk, tsk, tsk… Acho que ele estava escrevendo mais para os jogadores do Grêmio, para ver se eles ficam cheios de brios… Só que acho que eles não lêem o seu blog, Milton.
    Mas não fiquem tristes: os vascaínos, muito experientes no assunto, dizem que ser vice é quase bom também.

    1. O Flamengo vai ser campeão porque é um bom time.
      E, também, porque seus dois últimos jogos foram contra times rivais de seus concorrentes.
      Dá para negar isso?

  11. deixa disso , mirtão.
    O inter é o único que tem alguma chance contra o carioca.
    mas vou torcer pelo palmeiras depois do gol do diego, já que um time que tem o uóshit_gton como melhor em campo não merece porra de taça alguma. Nunca.
    abraços tricolinos bambísticos

  12. Mas o melhor de tudo é a ameaça do F. Carvalho de processar o Grêmio. A lógica do douto causídico deve ser a seguinte: o Grêmio ganha todas, principalmente fora de casa, é o melhor time do mundo. Portanto, somente perderá para o Fla no Maraca se amolecer.

    Obrigado, obrigado. Não sabia que os colorados nos tinham e tão alta conta.

  13. Este é o campeonato da entrega.
    O Inter ganhou o primeiro turno e entregou no segundo.
    O Palmeiras liderava com folga e entregou.
    O São Paulo reagiu, estava na lidenrança até o finzinho e entregou.
    O Celso Roth entregou, apenas para seguir a tradição.

    O Flamengo será campeão porque é um bom time e porque Corinthians e Grêmio vão entregar.

  14. Puxa, lembrei do Cruzeiro, que entregou a Libertadores, seguindo a tradição iniciada pelo Flu.
    Acho que é coisa deste ano de 2009, uma conjunção astral, sei lá…

Deixe uma resposta