O Detestável Grande Irmão do Orkut

Não acompanho muito a vida das redes sociais, porém, em minha opinião, o decadente Orkut servia para que estabelecêssemos contatos com amigos e para que lembrássemos de seus aniversários. São funções nobres, porém pobres. Tais funções foram consideravelmente ampliadas quando conheci as Comunidades de Música Erudita, como Comunidade Música Clássica On Line. Éramos 600 pessoas moderadas pelo rigoroso – ai, que medo! – Siegfried, que não nos deixava sair da linha. Entre muitos assuntos, travamos belos diálogos sobre música moderna com o irônico Nitram (Martin ao contrário, não?), sobre Bach, Mahler, Wagner e também sobre a triste deleção do canal Film & Arts no Brasil, vítimado pelas limitações dos programadores. O terrível Siegfried nos fazia abrir os tópicos sobre compositores no seguinte formato (vejamos o exemplo de Bach): [BACH, Johann Sebastian (1685-1750)]. E ai de quem errasse um colchete ou não escrevesse o sobrenome em maiúsculas! Estou caricaturizando nosso Siegfried, mas o espírito era este mesmo e ainda tremo ao ler seu nome…

Na comunidade, obviamente, as pessoas faziam intensas trocas de gravações em mp3 e começamos a crescer até chegarmos a 4.400 membros, quando fomos sumariamente deletados pelo Grande Irmão do Orkut. Ora, não creio que o motivo possa ser somente as trocas de mp3. Há sites e mesmo comunidades no Orkut muito mais piratas do que nós. Ademais, a impopular “música erudita” — este termo também foi tema de grave discussão na comunidade — não deve provocar grandes quebras nos lucros das gravadoras. E, como se não bastasse nossa natureza quase secreta, ouvimos normalmente obras de direitos autorais vinculados a defuntos frios ou, ao menos, severamente descarnados, pois, peculiarmente, amamos imperecíveis museus sonoros.

Eu baixei e deixei muita coisa na Comunidade. Não sei sobre a postura de todos, mas quando ouvia algo de lá que me agradava muito, comprava o CD de áudio. Não, não faço questão de capas nem de cedetecas coloridas. É que, audível e comprovadamente, o mp3 — em qualquer densidade normalmente disponível nos softwares — é inferior ao convencional formato áudio digital. Tenho baixa tolerância a ouvir as freqüências extremas serem repetidamente podadas. (Sim, é perfeitamente audível e não me venham encher o saco com isto. Se você contraiu a grave epidemia de surdez que assola a humanidade e acha que o mp3 é a perfeição, paciência).

Mas se a música erudita era pouco para gerar uma reação do Orkut, havia a discussão sobre a DirecTV… Acho que foi isto que nos matou. Alguns membros da comunidade começaram a publicar toda a correspondência que trocavam com a DirecTV brasileira e americana e aí sim, vimos o grande capital sofrer críticas. Lamentável. Com o perdão da palavra — lembrem sempre que este é um blog-família –, o que ficou claro é que estas redes cagam para os assinantes. Cagam. Aquilo foi uma amarga lição os jovens idealistas preocupados com a cultura dos membros ainda mais jovens da comunidade. Eu, que nunca tive o Film & Arts, estava indignado com a mostra real e crua do pensamento daqueles caras. A necessidade de padronização e a isonomia numérica imbecil destes empresários retiraram do ar o único canal culturalmente distinto da TV a cabo brasileira. Repito, acho que a discussão a respeito deste tema foi o que nos matou e lamento não tê-la gravada em meu computador.

Dizem que a Embratel (?) e a TVA disponibiliza o Film & Arts. Será verdade?

6 comments / Add your comment below

  1. Milton:
    Muito estranho que a comunidade tenha sido “deletada” pelo Orkut. Ou foi barbeiragem do admnistrador ou cabem explicações com o Google no Brasil.

    Quanto ao canal Film & Arts, a TVA tem Film & Arts. Eu já tive Net, DirecTV, Sky, TVA e agora estou com a OI TV, que só estou esperando acabar meu minha permanência em agosto para cancelar e aguardar a IPTV da GVT. Os motivos de meu futuro cancelamento posso te revelar por e-mail, para teu blog não ser removido misteriosamente… Só posso te dizer para não assinar nem OI TV nem a Via Embratel.

    Um detalhe sobre a TVA: ela é transmitida em P.Alegre via MMDS (com aquelas antenas que a Net usava no início) porém agora é MMDS/Digital e eles conseguem com colocar a mesma quantidade de canais dos satélites (inclusive os locais 2,5,10,12) e os canais Globosat/PPV Futebol e canais de áudio. O porém é que a residência precisa ter visada para o morro da Polícia, onde fica antena principal. Me parece que estavam instalando repetidoras pela cidade. Mas é só ligar que eles fazem uma verificação de sinal em sua casa.

    Quanto ao AzBox citado acima poderá estar com os dias contatos, pelo que eu sei.

  2. A única coisa que me faz falta no orkut eram esses lembretes de aniversário. Agora eu faço uma vaga idéia quando chega o mês, e sou abordada com “você esqueceu meu aniversário!” constantemente. Isso sem falar que era muito simpático encontrar vários recados pra mim quando chegava dia 13 de junho.

    (gostou da maneira sutil como eu disse que meu aniversário está próximo?)

  3. Estou acessando o Film & Arts na Via Embratel. Já estou com o sinal há quinze dias e quase não troco de canal. Assim com o eurochannel que a SKY simplesmente deletou de sua grade de canais. Resultado: deletei a SKY da minha vida.

Deixe uma resposta