Porque às vezes sinto orgulho de minha cidade

Publicado no Sul21, com outro título

A partir deste domingo (13), ônibus com mensagens ateias circularão em Porto Alegre e Salvador. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) e apresenta quatro mensagens que expõem um pouco o que pensam os ateus. Segundo a entidade, este é mais um passo dado na direção do reconhecimento dos não crentes como cidadãos plenos e dignos. Serão 10 ônibus em Porto Alegre, financiados por um único doador paulista que prefere permanecer anônimo, e 5 ônibus em Salvador, financiados com recursos da entidade e outros doadores.

O mote da campanha é “Diga não ao preconceito contra ateus”, que aparece em quatro formatos diferentes. Um deles afirma “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas” e outra diz “Religião não define caráter” mostrando uma foto de Hitler, citado como crente, e Charles Chaplin, um ateu. As propagandas permanecerão nos ônibus por um mês. Porém Daniel Sottomaior, presidente da ATEA, revela que “O prazo pode se estender, se tivermos doações. Somos cerca de 2% dos brasileiros ou 4 milhões de ateus. Muitos têm medo de se expor devido ao preconceito de amigos, chefes e familiares. Isso tem que acabar”.

A campanha traz ainda a foto de um avião atingindo o World Trade Center com os dizeres “Se Deus existe, tudo é permitido”, uma citação alterada da famosa frase de Dostoiévski em Os Irmãos Karamázovi, “Se Deus não existe e a alma é mortal, tudo é permitido”, dita paradoxalmente pelo ateu Ivan Karamázov no romance. Outra peça afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, mostrando imagens de um deusa hindu, um deus egípcio e um deus palestino — Jesus.

Segundo a entidade, o objetivo da campanha não é fazer desconversões em massa, mas conseguir um espaço na sociedade e diminuir o preconceito que existe contra ateus.

DOAÇÕES –> AQUI <–

33 comments / Add your comment below

  1. Essa que vc colocou a imagem é perfeita e realmente pode ajudar no declarado objetivo da entidade.

    Agora as outras parecem só simplifcações “publicitárias” no pior sentido da palavra, que tem sim uma inclinação muito mais proselitista que autoafirmativa.

    Abraço,

  2. Outra ideia idiota: a foto antológica de João Paulo II fazendo careta de dor, e a seguinte frase: “Esse homem acreditava em Deus e, em decorrência de sua fé, só teve promoção no serviço após os 70 anos, levou dois tiros, nunca pode conhecer a felicidade de deitar-se ao lado de uma mulher, era-lhe imposto o uso de um saião idiota, um chapéu ridículo de dois quilos, e só pode se aposentar na hora da morte. Se não tivesse acreditado, teria sido um velho devasso e feliz, com o carinho de filhos bastardos e netos livres, como qualquer um de nós da ATEA.”

  3. Obs: (desculpem o excesso de comentários, mas é que nessa sexta estou sem nada pra fazer) para o observador atento há um erro nesse cartaz do Hitler: o verbo está conjugado no presente “acredita em deus”. Passa, principalmente ao pentecosta convicto, que o ditador austríaco ainda está vivo, esperando a volta do Cristo para o julgamento final. E outra coisa: para os homens de masculinidade ostensiva, como eu, exercitados na truculência e na falta de frescura, ATEA é um nome inapropiado. Sei lá, ainda mais vindo do Rio Grande do Sul (só nessa semana, é a quarta piadinha do tipo que faço com o Milton. Vou aceitar de boa se me mandar tomar no cu).

    Mas a única conclusão disso tudo, se existe a porra de Deus ou não, é que o dízimo, sempre existe. Ateus pedindo doação. (Doar é uma palavra muito vinculada ao significado religioso.)

    1. Bem, a ASA se solidariza com a ATEA, sem cobrar nada, até o próximo
      nano segundo. Ligue já, enquanto há tempo… 0XX 01 01010101.

      ASA
      (Associação dos Sonhadores Anônimos)
      by Ramiro Conceição

      Só por hoje,
      eu acredito
      no acalanto
      das mães…

      Só por hoje,
      eu acredito que
      não há racismo
      e que a justiça
      não é constituída
      por canalhas…

      Só por hoje,
      eu acredito
      que a Terra é indivisível
      pois não somos donos
      Dela; mas ao contrário
      pertencermos ― a Ela
      (como sabe à cores e de cor
      cada aborígine da Tasmânia).

      Só por hoje,
      eu acredito
      que a teologia, a filosofia,
      a ciência, a tecnologia,
      a arte e a alegria são partes
      da política à sabedoria,
      à liberdade humana…

      Só por hoje,
      penso-sinto que o amor venceu;
      e que, realmente, não estamos sós
      pois o seu inverso não tem sentido
      nem aqui, nem ali – pra além do Sol.

      Só por hoje,
      eu acredito que o sagrado seja essas mulheres
      a ensinar, umas às outras, a arte de amamentar.

    1. Ah eu não sabia que os agnósticos estamos incluidos na ATEA. Pois nós somos os verdadeiros discrimados, até pelos ateus…

      A propósito, achei estranho Hitler acrediatr em deus. Pelos meus alfarrabios de história o nazismo abandonou o cristianismo e tinha um culto proto-teísta, rigorosamente falndo até ateu. Embora Himmler e outros fossem esotéricos. Achei aí uma forçação de barra.
      e se lembrarmos que ele foi o primeiro governante com preocupações ecológicas …..

      Branco

      1. No livro do Fest (escrevi sobre ele em meu blog: http://charllescampos.blogspot.com/2010/08/grandeza-de-adolf-hitler.html), vê-se que religiosidade era um conceito inapropriado para atribuir a Hitler. Ele era “devoto”, devoto à causa nacionalista e ao poder absoluto. Paranóicos não possuem a abstração suficiente para a crença, por isso, está claro que o uso da imagem de Hitler pela ATEA é trapaceiro, pois remete (com péssimas intenções) a uma das desculpas para o holocausto, a de que o povo judeu foi culpado pela morte do Cristo. Apenas isso se pode depreender da “religiosidade” de Hitler.

        1. Exato Charlles,
          a propósito istemas totalitários, ao contrário das ditaduras personalistas, são em geral ateístas. Suas operações estabelecem sempre outra forma de culto, socialmente narcisistica e, como citaste paranóica. A regilião é o todo, a abstração partido, facção, etc.
          Seique não ocorrerá contigo , mas espero que não entendam isto como uma afirmação de que ateus são totalitaristas.
          Quanto à trapaça, circulou um texto na internet com lista de grandes ateus, e lá estava Freud (se declarou agnóstico), Einsten (que disse acreditar no deus de Spinoza) e … Bach.
          No fundo há a religião do ateísmo e agem como religiosos…
          Branco

  4. PERFUME
    by Ramiro Conceição

    Dentre os passos meus, naquela manhã, vi deus
    no olhar de um cachorrinho ateu, que passeava…
    Aquele deus não era tribal, nem um assassino – de gays;
    não tinha escravos, terras ou altares justificados por leis;
    abominava políticos, padres, freiras, pastores e dízimos;
    não era uma lua mística, mas um sublime sol – objetivo!;
    era um olhar enamorado que, agora, tento dar um nome,
    mas aquele deus não tinha nome; era qualquer homem
    ou mulher; era a luz de estrelas num vagar de um vaga-lume;
    era um perfume… a dizer: “NEM OURO QUE RELUZ É TUDO”

  5. “Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA)”

    Estranho, sempre achei que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas numa mesma associação? Estranho, porque os segundos chegam a crer (conhecem) em coisas que os primeiros desdenham e caçoam (juntando-se, rindo dos “ignorantes” e dizendo como eles são mais inteligentes)

    Pelo jeito, ainda verei Opus Dei e Maçonaria juntas.

  6. Escrevam poemas anti-deus e anti-religião (bora lá Ramiro e Milton!) para o “Poemas no Ônibus”. Vai que são selecionados! Já pensaram? Seus poemas iluminarão a massa de ignorantes religiosos dos Belém Velho Rincão, Cefer, T4, Cohab e etc. Só não pode no MD 177, pecado =D

    Tá, sei que “lutam” pelo não preconceito a vocês – que é metade do preconceito sofrido por agnósticos, ocultistas, umbandistas, etc -, mas assim ficaria mais divertido.

    Lembro de quando peguei um ônibus no centro e passamos em frente do Grande Oriente: uns evangélicos – bem estereotipados, bíblia na mão, traje social – fizeram sinal da cruz, dizendo que aquilo era local do diabo e de ignorantes não conhecedores do verdadeiro Deus. Imagino suas reações para um poeminha de vocês – isso se eles lerem, né, as vezes acho que SÓ EU leio…

Deixe uma resposta