Carl Nielsen: Trechos da Sinfonia Nº 5

Dificilmente se encontrará compositor mais subestimado e injustiçado na história da música do que o pobre dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931). Duvido que, após conhecer as Sinfonias 3, 4 ,5 ou 6, ou o Concerto para Clarinete, ou o para Violino ou ainda o incrível Quinteto de Sopros, alguém esqueça de Nielsen. O cara era um tremendo compositor, ainda mais para sopros.

A 5ª Sinfonia pertence a outro mundo. Escrita entre 1921 e 1922 mostra o mundo e a linguagem musical desintegrando-se. Homem de seu tempo, Nielsen provocou irritação, principalmente pelo trecho onde indica que a percussão deve fazer barulho sem especificar de que tipo… Ou melhor, Nielsen simplesmente instrui a percussão a tentar parar a progressão da música a qualquer custo, sem explicar o que deviam fazer para isso… Na gravação abaixo, a coisa até que vai calma, mas tenho outra em CD de uns bagunceiros escoceses acostumados à brigas de rua e aos quebra-quebra habituais dos bêbados, onde esforços maiores são feitos. O originalíssimo primeiro movimento divide-se em 2 partes e 3 planos tonais; o ritmo é monótono, depois torna-se militaresco e até aterrorizante, ainda mais quando os percussionistas decidem acabar com a música. Vale a pena conhecer por inteiro esta obra curiosíssima e ultraclara em sua determinação de mostrar o ambiente político que se criava.

Aqui, o primeiro movimento, Tempo Giusto:

E aqui, o segundo, Adagio non troppo:

Porém, há mais quatro movimentos! Dentre eles, um Andante com duas lindas fugas.

Bom domingo!

4 comments / Add your comment below

  1. A terceira (“expansiva”) de Nielsen é uma das melhores sinfonias que já ouvi. E seu quinteto de sopros (com um corne inglês na parte de oboé !) é igualmente memorável – na verdade, um dos poucos (ao lado dos de Barber (Summer Music), Hindemith e Villa-Lobos (com corne inglês em lugar da trompa !)) que valem a pena ser ouvidos. Nielsen adquiriu sua reconhecida maestria na escrita para intrumentos de sopro por meio de estreita colaboração continuada com os solistas da orquestra escandinava na qual tocava… segundo violino !

    E a OSPA, que já executou seus concertos de flauta e clarineta em diversas ocasiões, quebrará um jejum histórico ao executar, em breve, pela primeira vez uma de suas sinfonias !

Deixe uma resposta