Trabalhe menos, Barenboim, por favor

Hoje, em seu blog — verdadeira obrigação para quem gosta de música –, Norman Lebrecht divulgou um dado impressionante: o levantamento de carga de trabalho anual de Daniel Barenboim, que completou 70 anos em novembro. Lebrecht usa a expressão “o homem parece estar queimando a vela nas duas extremidades”.

No ano passado, Barenboim deu 56 concertos como regente de orquestra, mais 49 óperas e 15 recitais de piano, um total de 120 apresentações. Ele é diretor musical da Ópera Estatal de Berlim e do La Scala. Ele também dirige a West-Eastern Divan Orchestra. Ele não pode querer competir com Gergiev, o onipresente de 59 anos.

Eu e Lebrecht ficamos preocupados… Barenboim tem que se cuidar mais. Esse troço de reger cansa e os músicos são extremamente chatos, estressantes.

3 comments / Add your comment below

  1. Levando-se em conta que a gente trabalha cerca de 220 dias por ano, a carga horária do Barenboim tá bem pesada mesmo: 120 apresentações, mais 120 dias (no mínimo) de ensaio, alguns dias para uma eventual gravação de um CD, outros tantos para as tarefas administrativas dos teatros, horas de voo pra lá e pra cá… e isso aos 70 anos de idade? Merece meu respeito.

  2. O cara não é fraco não…e não é só a carga de trabalho: apesar desta carga pesadíssima de trabalho a qualidade de sua interpretação sempre se mantém no mesmo nível de excelência.

Deixe uma resposta