Yoani Sánchez, a nova mensageira da liberdade, é um produto bem barato

Os protestos de ontem em Feira de Santana contra a ativista Yoani Sánchez foram certamente exagerados, assim como foi antidemocrático não terem deixado o cineasta Dado Galvão — membro do Instituto Millenium — mostrar seu filme. Tais atitudes dão motivos aos comentários que nós todos já estamos lendo e não devem receber elogios de nossa trincheira. É burrice pressionar a moça desta forma. Ela deve estar se sentindo uma tremenda celebridade e uma incomodação para quaisquer regimes-que-não-respeitam-a-liberdade, isto é, as esquerdas. Acho que um pouco de reflexão sobre a marionete cubana não fará mal a ninguém.

Yoani Sánchez é um produto barato e nada camuflado. Ela não nega receber dinheiro dos EUA, do El Pais, da CNN, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e do Instituto Millenium, do Brasil, do qual é “especialista”. Do ponto de vista material, vive muito bem em Cuba. Apesar de ter tentado sair 20 vezes do país, estranhamente viveu na Suíça e voltou para onde era mais útil e lucrativa para todos os envolvidos. A moça está bem assessorada e agora que seu passe vale menos a partir das novas facilidades sair e entrar do país, promove — quem promove mesmo? — uma tournée mundial… É óbvio que a direita está amando a ideia do périplo de Yoani.

Disse que o produto é barato e é mesmo. Paga-se uma blogueira e recebe-se enorme repercussão. Estas são de todo gênero, algumas mais inteligentes, outras bem burras. O plano de construção de Yoani é velhinho e de inspiração soviética: basta pensar em Alexander Soljenítsin e Andrei Sakharov. A CIA deve ter pensado: se estes soviéticos nasceram e viveram dentro do país, recebendo toda a cobertura (e peninha) da imprensa ocidental durante a Guerra Fria, por que não criar uma dissidência controlada e paga por nós? Sim, porque nem sempre os modelos dos russos funcionaram direito. Soljenítsin, por exemplo, revelou-se foi um fiasco: imaginem que o homem foi expulso para o Ocidente e logo passou a propor um estado religioso na Rússia. Depois fez muito pior. Escreveu sobre o absoluto protagonismo dos judeus russos no Partido Comunista e na polícia secreta soviética, e acabou tachado de antissemita e desmoralizado nos EUA. Morreu no anonimato. Então, para se livrar de modelos incontroláveis, melhor pagar logo alguém que trabalha sob nossa orientação.

Agora que pode sair de Cuba, a tentativa é de que a moça se torne uma mensageira da liberdade. Talvez receba um Nobel da Paz. Ela é uma figura a favor de Cuba, não será de direita nem de esquerda — depois que o Muro caiu não fazem mais sentido a direita e a esquerda, certo? — e carregará um pensamento político perfeitamente rarefeito, sempre defendendo a democracia no estilo norte-americano.

Mas, sabem?, na verdade, Yoani não me interessa. A presença dela aqui se assemelha a uma visita do Papa. O pior é que se tornará uma autoridade. Vai opinar sobre tudo, um saco. Acho o tema e a Yoani muito chatos e apenas gostaria de saber qual terá sido o parceiro que criou sua atual tour mundial.

Pois, em vez de trazerem o David Bowie, trazem um troço desses…

Porra, um ferro de passar não faria falta a essa bandeira, hein? Acho que os amigos da Yoani esqueceram de pedir pra empregada fazer a mão.

33 comments / Add your comment below

  1. Quem pagou?
    Leiam as ” Confissoes de um ganster ( ou bandido) Econômico ” – A cara oculta do imperialismo americano ” de John Perkins
    ou
    “Quem pagou a conta – A CIA na guerra fria da Cultura” de Frances Saunders e “surpresa ” logo os leitores.descobrirão.
    Os EEUU não são tão magnânimos. Tem cinco cubanos presos como espiões há cerca de sete anos, sem julgamento, provas ou qualquer processo legal e nem estão dando bolas para quem quer que seja. Também, pudera : a imprensa empresária , venal e mercenária não noticia esse fato.

  2. Por que um país pequeno territorialmente e com apenas 11 milhões de habitantes e com uma economia paupérrima, baseada apenas em cana-de-açúcar, chama tanta atenção? É tão simples assim: nós, jornalistas (inclusive Yoani, que é uma de nós), temos como missão de vida denunciar injustiças e nos solidarizarmos com os que não têm voz. Cuba, desde que os irmãos Castro chegaram ao poder por lá, em 1959 (aquilo é uma monarquia hereditária, né verdade?), tornou-se a formiguinha que desafiou o elefante chamado Império Americano. E é por isso que eu tenho grande simpatia por Yoani Sanchez. Que mulher corajosa. Ficar falando contra Fidel e Raúl que usam o DISCURSO ÚNICO como arma e ainda têm defensores por toda parte, é prova de CORAGEM ABSOLUTA. Dilma Roussef na ditadura foi torturada e presa em nossa ditadura: hoje é presidente de nossa República, quem poderá dizer que Yoani não será a Dilma de Cuba? Isso é para se pensar!

    1. Comparar Yoani com a nossa presidente é muita cretinisse. A Dilma em sua luta contra a ditadura não recebeu rico financiamento nem horarias, foi caçada pelas forças repressoras, torturada, tratada como animal, teve de viver na clandestinidade, mas o mais importante, teve coragem para enfrentar o regime mesmo tendo de passar por tudo isso. Será que esta cubana “boa-vida” e oportunista teria coragem de fazer tais sacrifícios pelo seu país? A verdade é que Yoani está apenas prestando um serviço à moda Carlos Lacerda e lucrando com o momento. Assim que a mídia se cansar dela e acabar por cair no ostracismo, ela irá embora de Cuba em definitivo para ir gozar de seus gordos provendos.

  3. Eu pegava. Aliás, nem ando muito seletivo. A propósito, Yoani me fez lembrar daquela marchinha: “o Brasil vai lançar um foguete… Cuba também quer lançar…”. E por aí vai…

  4. O que me aflige neste caso especial é que esse pessoal que ataca essa garota, sempre se manifesta contra a tortura e contra a opressão no regime de 64 no Brasil, mas a favor da tortura e da opressão no regime cubano… vá lá entender !

  5. ”Você que não acredita nas mentiras dos imperialistas sobre meu regime, te espero de braços abertos para viver em Cuba”, disse Fidel Castro.
    Então, comuninhas camaradas, não é por falta de convite para viver no paraíso que vocês padecerão no inferno capitalista.
    Vão para lá viver o sonho de vocês, vão.

  6. Nome: Yoani Sánchez
    Atividade: Escreveu um blog
    Veredito dos petistas: bandida

    Nome: Cesare Battisti
    Atividade: matou pessoas
    Verdito dos petistas: herói

  7. Será que o Brasil é uma Democracia ? . . ., de fachada sim, pois Lula e admirador de Fidel Castro, das barbaridades cometidas na Ilha, Dilma também concorda com os desmandos existentes em Cuba, afinal o PT não é um partido politico, mas um covil de Bandidos, liderado por um cara que tém nove dedos!

  8. O que está acontecendo nêste País ? Eu considero grave! Lutamos contra a ditadura,acreditávamos numa Democracia Plena e hoje vemos o Governo da Dilma, Lula, etc impedir uma mensagem democrática. Faço aqui um clamor, convido, Aécio Neves, Alvaro Dias e outros a apresentarem sua indignação e cobrar com veemência a postura do Embaixador Cubano, chega de tirania, Aécio 2014, para frente e para o alto!

  9. Yoani é hoje voz fundamental no pais da dinastia Castro de 53 anos que mantém na pobreza e alienação grande parte dos cubanos.

    Tem que ter muita titica na cabeça para fazer esses tipos de protesto.

    Yoani saiu de uma dinastia que silencia a critica para ser vitima dos mediocres e ignorantes trogloditas brasileiros.

  10. Parece que não há jeito: essa figurinha virou mesmo celebridade instantânea, mas parece que ninguém de fato a leu ou lê. Li, como já disse noutros lugares, um livrinho que compila os artiguinhos publicados em seu blog Geração Y. traduzido em 18 línguas por “voluntários”, assim diz Yoani (que, aliás, que eu saiba, não assume quem são seus financiadores, por mais óbvio de descobrir que seja). Ela só escreve lamúrias, e de maneira repetitiva. Tem um escritor cubano, não exilado, que sintetiza melhor a questão cubana: segundo ele IReinaldo Montero), Cuba só tem 3 problemas – café da manhã, almoço e jantar. Mas Yoani tenta fazer barulho dizendo sempre a mesma coisa e tocando na tecla essencial da “Liberdade” e se dizendo politicamente perseguida (quando, uma vez, disse que teria sido vítima de violência física em Havana mas não apresentou nenhuma prova material dessa violência, nem testemunhgas do fato de ter sido levada por “policiais”; caiu num enorme ridículo). Em tempo: não sou fã dos Castro, não considero o regime cubano das melhores coisas do mundo, mas não tenho que engolir essa figurinha que nem controversa é: todos sabem o que ela é e tenta representar.

    1. Se não gosta de ler a Yoani, leia Juan Pedro Guterrez que mora numa comunidade no Malecón e que escreveu a trilogia suja de Havana. A história que Gutérrez conta são exatamente as mesmas lamúrias de Yoani. Pelo menos eles têm a coragem de dizer ao mundo a triste e miserável realidade cubana, um país onde a grande maioria do povo vive na eterna pobreza e não se pode enriquecer, porque o governo não deixa. Quem critica Yoani defende sim a dinastia Castro. Não sejamos hipócritas.

      1. Já li o livro; trata-se de uma reciclagem de liuteratura udigrudi escrita por um tipo “original”… Como escrevi acima (você só lê o que te interessa): café da manhã, almoço e jantar… Yoani escreve sem graça, sem estilo, é repetitiva e não ajuda nada a mudar a situação em Cuba, só oferece a caras como você mais do mesmo em contrapartida ao mais do mesmo que os partidários de Cuba oferecem: há, saúde, há educação… Na verdade, Yoani cafetiza a miséria cubana, é oportunista, vive uma vida cheia de episódios muito mal explicados. Se informe. E não leia Juan Pedro como se fosse uma Bíblia; ele é um cara de enorme “tipicidade”, se é que você me entende. Não mais que isso. No mais, essa tua afirmação é mui engraçada: “Quem critica Yoani defende sim a dinastia Castro.” Depois vem você falar que a visão de quem é esquerda é maniqueísta, que é tudo preto x branco, Fla x Flu… Quem critica Yoani critica Yoani. Quem defende os irmãos Castro… defende os irmãos Castro. Tá certo?

        1. exatamente, é como dizer que quem critca a ocupação israelense apoia o terrorismo islâmico… E a tal Trilogia Suja é mesmo bem fraquinha, é um Bukowski com conexão discada.

          1. Na verdade a trilogia são fragmentos de um outsider que vive num apartamento muquifo no Malecón que é obrigado a viver de bico, como a imensa maioria dos cubanos. Gutierrez mora em Havana, mas a trilogia não pode ser publicada na ilha dos Castro. E tem gente que tem simpatia pelo regime.

          2. Ô, maldade…

            Mas é como tava dizendo pr’outro cara: são histórias e mais histórias idênticas sobre um cara muito louco que quer beber, foder, comer e tudo o mais que for possível num lugar onde muito pouco é possível, mas ele insiste e fica naquela porralouquice de embriagado senil precoce; chega uma hora que a vontade é largar o livro, e é o que recomendo a qualquer um depois de ler uns 10 capítulos-contos. Mas como ele faz um crônica drogada sobre Cuba, passa a ser herói para uns bobocas como o Maia, que também é fascinado pela tal cubaninha e acha que o regime cubano é o maior violador de direitos humanos da história, quando não é: basta olhar para o lado, onde estão os EUA. O que não desculpa Cuba, mas demonstra apenas a distorção de algumas perspectivas.

  11. O que Yoani escreve em seu blog, suas lamúrias pode ajudar sim a melhorar a condição de vida dos cubanos. Porque é uma legítima pressão para cair a ridícula ditadura que oferece uma educação ideologizada e uma saúde precária. Hoje ela é uma celebridade, ela é um ícone de oposição à dinastia Castro e isso é importante, é fundamental. Isso é o que importa. Sem cair no maniqueísmo que certa esquerda simplória gosta de fazer, quem critica ela é porque no fundo, no fundo, tem simpatia pela dinastia Castro.

      1. Só alguém obcecado com ‘certa esquerda’ acha que a tal Yoani é ícone de alguma coisa que não a Veja (desculpem o trocadilho involuntário). Boa parte da oposição cubana, gente decente, quer é distância da guria. Mas aí tem que ir mais a fundo para saber, não vale militância só internética.

  12. Qualquer voz que se levante contra Cuba é benvinda, Cuba é um verdadeiro lixo, uma verdadeira miséria, muitos imbecís não conseguem ver, eu concordo e entendo que Deus através de sua suprema sabedoria usa o homem a serviço do próprio homem, mas que adianta eu dizer isso se sinto que um percentual minúsculo conseguirá captar minha mensagem.A lei da ação e reação, a segunda de Newton existe e age, já dizia Platão que a alma do Governante é similar à alma do povo que o escolheu. Necessário se faz lutar contra os tiranos, afinal um filho de Deus não deve morrer ajoelhado, mas lutando, e é por isso que eu digo: Fora Lula, fora Dilma, fora PT, malditos

    1. Se você acredita que “a alma do Governante é similar à alma do povo que a escolheu”, não ficou muito coerente o seu “fora Lula, fora Dilma, etc.” Afinal, foram escolhidos pelo povo brasileiro, e reiteradamente. A menos que o senhor não acredite na democracia representativa… mas, nesse caso, o que não é muito coerente é o ataque a Cuba. Realmente está complicado “captar” sua mensagem, espero que o referido “percentual minúsculo” consiga.

Deixe uma resposta