Proposta ao Sul21: a viagem do repórter coroinha Milton Ribeiro

O segundo milagre de Pio XII
Um segundo milagre de Pio XII?

A piada ontem no Sul21 era a de que eu faria a cobertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) entre os dias 23 e 28 de julho. Sim, aquele mesmo que promoverá o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco. Seria um repórter gonzo, participando intensamente e até dividiria o quarto com um bispo. Mas não correria risco nenhum porque não sou mais garotinho. Como sou um coroa pra lá dos 50 anos e não sou muito alto, seria chamado de O Repórter Coroinha. Quero tanto conviver com os peregrinos, participar das vigílias, conhecer as católicas mais fervorosas…

Existem diversos pacotes disponíveis, mas o que eu quero mesmo é um kit peregrino “com diversos acessórios inéditos e exclusivos que auxiliarão em sua peregrinação e ficarão de recordação”. Como posso seguir vivendo sem um? No link acima, há também propostas de hospedagem até o dia 30 de JUNHO. Esses católicos são perturbados, né? Tanta fidelidade, casamento e virgindade confunde até o passar do tempo.

O que me interessa é fazer a reportagem gonzo deste verdadeiro sonho do coração de Deus. Na boa, estou preparado e de coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservadas para cada um de nós. Para mim, principalmente.

Mas também vou protestar. Afinal, querem canonizar Pio XII ao arrepio da Lei Divina. Este Papa só fez um (1) milagre — um tumorzinho que sumiu numa beata — , não dois (2) dos grandes como manda a lei. Até aceitaria a canonização se o Grêmio ganhasse um campeonato em 2013, mas para sabermos teríamos que esperar até o fim do ano. Se bem que até setembro já saberemos, creio.

Um outro milagre de Pio XII pode ter sido realizado ao final da 2ª Guerra Mundial. Instado pelos aliados a fazê-lo, o Papa Pio XII negou-se a condenar as atrocidades praticadas pelos nazistas contra judeus, acentuando o número de mortes. É um milagre! Vou propor. Quero ir!

Heil!
Heil!

14 comments / Add your comment below

  1. Se me pagarem a hospedagem, alimentação e passagens, e mais umas mil pilas de bônus para cobrir o evento, eu vou (meu lado puta. Todo mundo tem o seu), se me garantirem também que arcariam com os custos de qualquer eventual processo pelo teor dos textos entregues.

    O que é que estão fazendo com o Brasil. Viramos o lixo das grandes falcatruas universais em decadência? Repete-se mais uma vez aquele máxima dos anos 80 que artista de rock que se apresentava aqui era atestado de fim de carreira? Lembro do Ian Anderson, em uma revista Bizz, dizer que não dava dinheiro algum tocar no Brasil, mas era muito divertido. Agora é Copa do Mundo, Olimpíadas, coisas que até a Colômbia vira as costas ao evidente prejuízo… e o Papa! Futebol e catolicismo e samba, futebol, catolicismo e samba, isso é o eterno retorno. Me recorda um personagem de Houellebecq afirmando que no Brasil só tem fanáticos por futebol e bárbaros do tráfico de drogas.

    25 cm de nariz! Nas fotos parece menor.

  2. 116 milhões para a vinda do Papa e 100 bilhões para o crime da Copa, e depois não querem que o povo saia quebrando tudo pelas ruas. Como sair desse pesadelo se não for com essa reação sonambúlica de acordar suado, gritando, e com o coquetel molotov nas mãos? Notaram que houve um contra-ataque desmedidamente cruel pelas forças da ocasião? Hoje me impus visitar os canais de tv aberta pelo controle remoto, e os caras apelaram feio: o programa da mulher da Globo com o que há de suprassumo do pior do funk, a tv do bispo sanguessugando um motoqueiro que teve o braço amputado, e mais horrores e horrores. Acham mesmo que quebrar uma agência assegurada em 500% de retorno do banco Itaú é coisa de bandidos, ou tentarem tocar fogo no Congresso Nacional?

    1. QUE GERAÇÃO É ESSA?
      by Ramiro Conceição
      .
      .
      Quando, em Bamiyan, talebans dinamitaram estátuas de 1500 anos, pensei: “ainda bem que o Afeganistão não é aqui…”. Tolo engano… Ontem, 19.07.13, em Vitória, ES, uma elite de universitários, dita revolucionária, destruiu impunemente monumentos do patrimônio público…
      .
      Por serem humildes trabalhadores, estavam a caráter desde as cinco da matina: de bermudas; com camisetinhas destinadas a esconder o focinho…; com sofisticadas mochilinhas às costas e, às mãos, os tais celulares de última geração…; e, é claro, com o par de ferradurinhas emborrachadas, de grife… (Sem qualquer dúvida, cada camelinho de manobra, carregava em si, no mínimo, R$ 400,00!).
      .
      Ah…, quão belos são esses moços e mocinhas, filhinhos de papais e de mamães orgulhosos… Que bíceps!… Que bundas!… Que corpos torneados e bronzeados sob tantos sóis “duros” de Vitória… Poxa, quantos meses investidos em malhação…; quanta comidinha sadia…; ah….quanta aguinha de coco… E as tatuagens?… Que arte…; que frases de Paulo Coelho ou do Senhor dos Anéis; que trechos de rock, de punk, de rap; e outras cositas mais, próprias dessa ditadura cultural do jabá…; ah…, que ninjas; que dragões…; que florzinhas desbotadas nos calcanhares…
      .
      Que geração é essa? Ora, é aquela das metamorfoses ambulantes que acordou, que leu, mas não entendeu o livro de Kafka.

  3. Cuidado, Milton,
    pois coroinha é justamente o lugar onde se coloca a cabecinha de algo rígido, em movimento cíclico, até o ajuste final; ou seja, é o conhecidíssimo ato católico “quia flexeram orare”, quer dizer, ajoelhou tem que rezar.

Deixe uma resposta