100 câmeras fotográficas foram entregues a mendigos de Londres, veja o resultado

Fonte: followthecolours

Em julho deste ano, o Cafe Art, um projeto que permite que os sem-teto se expressem através da arte no Reino Unido, deu 100 câmeras fotográficas descartáveis para alguns moradores de rua de Londres. O treinamento básico foi dado pela Royal Photographic Society, e em seguida, os novos donos das câmeras foram convidados para tirar fotos com o tema “Minha Londres.”

Oitenta das cem câmeras foram devolvidas e cerca de 2.500 fotos foram reveladas. As melhores vinte foram escolhidas por especialistas da Fujifilm e outros jurados, que resolveram lançar uma campanha no Kickstarter para transformar algumas dessas imagens em um calendário de 2016. O resultado final foi excelente.

“Todo o dinheiro arrecadado vai para o projeto”, disse o responsável pelo Cafe Art, “tanto para pagar a impressão das fotografias ou dos calendário, para a compra de materiais de arte para os grupos que não tem moradia, além de ajudarmos essas pessoas a participarem de outros cursos de arte”. Confira:

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-1

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-01a

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-2

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-7

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-5

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-4

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-3

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-8

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-6

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-9

follow-the-colours-mendigos-fotografias-my-london-calendario-cafe-art-12

5 comments / Add your comment below

    1. Esse pré conceito do que aconteceria se fosse no Brasil me nauseia. É isso e dizer que bom é lá fora e coisa “gringa” que é boa. É tão contraditório quem afirma essas coisas e depois dizer que ninguém “lá fora” valoriza o Brasil, mas a começar por alguns daqui que ao invés de fazer algo para melhorar ficam sentados falando o quão “bosta” é viver aqui. Já tentou fazer um projeto assim ? Já teve vontade de fazer algo do tipo ? De fazer algo por essas pessoas ?

      Certamente se tu largar 100 câmeras para qualquer pessoas seja de rua ou não sem dar nenhuma explicação, contextualização, sem fazer nenhuma construção de processo ás câmeras não voltaram. Agora se tiver um trabalho, um objetivo, uma motivação para eles(moradores(as) de rua), tem grandes chances de dar certo. Mas óbvio, algo só pode dar certo ou errado se agente tentar, se ficar comentando em que X lugar não dá certo provavelmente não vá dar mesmo, por que não a vontade e nem ação. Outra coisa e se tivesse fotos da “cracolândia” qual o problema? Se é a realidade deles(as) que mostrem isso, para quem está de fora possa ao menos refletir por que estão neste espaço e lembrar que eles existem. Para fechar, acho que há maior chance dos moradores(as) de rua devolverem dos com condições melhores, posso estar errado mas acho que não…..

  1. É uma excelente ideia pois teríamos diversas informações de um mundo que não nos é percebido. A visão de beleza ou que chame a atenção de mendigos que, ou por opção ou por situação, se encontram à margem do que consideramos vida. Mas principalmente veríamos nas fotos que nossa visão, pode não ser tão diferente e consigamos, talvez. enxergar que a câmera não bate fotos automaticamente sem a ação de um Ser Humano.

Deixe uma resposta