Parceria Matinal / Bamboletras

Fundada há 25 anos, a Livraria Bamboletras é um dos principais redutos culturais de Porto Alegre.

Localizada na Cidade Baixa, no Centro Comercial Nova Olaria da Lima e Silva, ela começou atendendo o público infantil, por isso o divertido nome de Bamboletras. Posteriormente, atendendo a pedidos dos pais, o leque de opções se expandiu e passamos a receber obras de literatura para adultos, poesia, filosofia, política, psicologia, teatro, música, etc.

Sempre com acervo atualizado, de alta qualidade e autonomia de escolhas, a pequena Bamboletras passou os últimos meses se reinventando. Antes da pandemia, o foco era o atendimento presencial, o conhecimento sobre cada livro, a boa sugestão, a conversa no balcão e a negociação gentil, mas, durante o fechamento das lojas, como sobreviver com a impossibilidade de ser visitada pelos clientes? Sem os clientes presentes, o atendimento seguiu pelo telefone e outros meios virtuais. As entregas passaram a ser feitas por ciclistas, motoboys ou correio. Com agilidade.

Também o gênero dos livros procurados mudou. Paradoxalmente, numa época em que finalmente havia tempo para ler, ocorreram poucos lançamentos. Porém, a Bamboletras descobriu que os leitores queriam finalmente ler aqueles clássicos que foram deixados para trás pela falta de tempo do antigo normal. Foi uma pandemia de calhamaços, de ler o grande romance russo ainda não lido, de fazer musculação com livros pesados (em Kg) e de, ops, livros de receitas… Porque as pessoas estavam fazendo suas refeições em casa e deviam estar cansadas da repetição dos mesmos pratos.

Então foi a pandemia de Dostoiévski, Melville, Clarice, Hilda, Ferrante, Bela Gil e Rita Lobo. A Bamboletras passou a fazer parte de uma cadeia que contava com editores para publicar os livros, distribuidoras para enviá-los e as bikes e o serviço postal para levá-los aos clientes. E o ponto forte, o atendimento, continuou nos meios virtuais. Hoje, na reabertura, dá gosto de ver os clientes que entram na livraria e ficam extasiados em razão da longa ausência.

A comunidade de leitores e livros é do que a Bamboletras precisava antes, é a comunidade que a está mantendo nos tempos difíceis e é a comunidade com quem a livraria gostará de estar quando tudo isso acabar.

Hoje, orgulhosa, a Livraria Bamboletras inicia uma parceria com o Matinal / Parêntese / Roger Lerina. Afinal, temos grandes afinidades. Ele também dá grande atenção à cultura e, deste modo, também faz parte da comunidade que queremos ver crescer, mesmo que em tempos hostis: a dos amantes da arte e da cultura, a dos leitores e livros.

Deixe uma resposta