Foto publicada no Washington Post

O Washington Post publicou esta foto em sua capa.

Ph2008042903586

Claro, é chocante. Trata-se de um menino iraquiano que é levado pelo pai para o hospital. Ele resgatara o filho dos escombros de sua casa após um bombardeio americano. O garoto, de dois anos, acabou morrendo. Só que os leitores se irritaram e protestaram. A alegação é que o Post estaria alimentando o sentimento antiamericano… Concordo com um dos poucos leitores que apoiaram o jornal: “Este é o tipo de imagem que recoloca em nossas mentes referências de brutalidade”.

Sei que numa guerra é normal que nem toda informação circule, ao menos temporariamente, mas a esta capa não é informação, é um documento humano. A foto é do jornalista iraquiano Karim Kadim.

7 comments / Add your comment below

  1. Concordo contigo e com o leitor que citas. É importante que alguns jornais dissonantes recolham o véu que embaça, entre outras coisas, a sanha do Bush. O Washington Post tem feito algumas coisas interessantes neste sentido. Soube de uma reportagem que denunciou o regime de abandono e confinamento que era imposto a soldados feridos na guerra justamente no hospital que é uma espécie de símbolo do “heroísmo” do exército americano. Neste caso, os leitores se sentiram chocados com o descaso para com seus “heróis”. Mas, por outro lado, o material foi mais um a evidenciar que há algo de errado com este governo.

  2. “Uma imagem vale por mil palavras”. Neste caso, sim, mais do que nunca: a foto diz tudo. Um grande abraço. Em tempo: haverá uma surpresa pra você ainda hoje no Balaio. Outro abraço.

Deixe uma resposta