Entre luzes e sombras

Por Francisco Viana

Em meio à chamada intelectualidade, três teses ganham corpo na medida em que se aproximam as eleições. A primeira diz respeito ao presidente Lula, com frequência acusado de tramar a implantação de um regime autoritário no país. A segunda, relacionadas à primeira, coloca em foco a ministra Dilma Rousseff, apresentada como ex-terrorista ou guerrilheira. E a terceira, que se transformou num lugar comum, está relacionada com a liberdade de imprensa que estaria sendo ameaçada. As três teses são falsas.

Vamos ao teste da realidade. Primeiro, não há sequer um átimo de autoritarismo no governo Lula. Pelo contrário, está criando condições para que o país se transforme numa grande democracia de massas, a exemplo do que aconteceu na América dos anos 20 e 30. É a participação popular que constrói a democracia, não os desígnios de um grupo de supostos iluminados. Mesmo Platão, que advogava uma república aristocrática, jamais imaginou tal contra-senso. Na sua República, os sábios se dedicavam ao bem comum. Mas quem melhor retratou a imagem de uma república mista foi o historiador Políbios ao descrever na História a explicitação dos conflitos de Roma antes da era cristã com a participação dos aristocratas, da burocracia e do povo. A Revolução Americana reeditou o modelo polibiano, fazendo da participação popular o verdadeiro espírito revolucionário. Estamos chegando atrasado em cena, mas o processo é irreversível.

A segunda tese, a Dilma guerrilheira-terrorista, é oca como um anel. A ministra Dilma não foi uma vilã, mas um dos símbolos de uma geração corajosa e generosa que dedicou os seus melhores anos a mudar o país. Foi o oxigênio que nutriu a liberdade que hoje usufruímos. Foi presa, torturada, em nome de um ideal libertário. Como o tema é tratado fora do contexto pela intelectualidade crassa, passa a impressão de que aconteceu justamente o contrário. A verdade, porém, é outra e a história está aí para demonstrar. Há por fim a questão da liberdade de imprensa. Em lugar de sufocada, está sendo cada vez mais ampliada. Por uma questão simples: a sociedade é cada vez mais livre. E se a sociedade é livre, a imprensa é livre. Não o contrário. Não existe liberdade de imprensa: a liberdade é da sociedade. Não existe um único exemplo de país onde o povo seja amordaçado e a imprensa seja livre.

Na realidade a ofensiva ultraconservadora tem uma razão de existir. Se a história da humanidade é a história da luta de classes, como diagnosticou Marx, a história brasileira é a história da luta contra os privilégios. E pode ser sintetizada, desde o alvorecer da República, nesse conflito entre uma democracia com povo participante e uma democracia com povo como mero espectador. Os países que prosperaram ao longo da história seguiram o caminho inverso do Brasil. Roma foi um exemplo florescente de República participativa. Era fruto daquilo que Políbios definou como virtù – um termo filosófico que significa a capacidade de mudar a vida. A América sempre teve esse valor maior, a participação, como alicerce. Atenas encarna a sua grandeza também na democracia, mas esta iluminou apenas um pequeno período da história e era uma democracia com escravos. No Brasil seguimos por muito tempo na contra-mão. Agora que estamos tomando o caminho certo vem o grande problema dos interesses prejudicados.

É em defesa dos privilégios do Brasil fossilizado que se que erguem as vozes roucas e os rostos ensombrecidos dos conservadores, Iagos de província. Na falta de bandeiras tentam semear o medo, pois se sentem ameaçados. Como são individualistas, antissociais, perdem acesso fácil às verbas públicas, que dilapidam, se sentem intimidados pela ascensão dos movimentos populares, temem o embate vivo e transparente pelo direito à igualdade. Estão historicamente condenados a desaparecer. Pregam no deserto. Contra a voz dos Iagos de província, há o coro polifônico da sociedade que aprova as mudanças, com índices de 8 para cada dez brasileiros. O tempo da caça as bruxas passou. Restaram apenas as suas tristes viúvas envoltas no mando opaco das trevas.

38 comments / Add your comment below

  1. Já tuitei este post. Há,de fato, um “esforço concentrado” em desqualificar os avanços obtidos pelo atual governo e, consequentemente, demonizam a candidata. É briga feia e, aproveitando-se daquilo que dizem estar sendo ameaçado – liberdade e democracia – criticam quem garante e quem lutou para conseguir.

  2. Comovia-me o texto até esse papo de luta de classes. Não acho que Lula seja autoritário, que a Dilma seja uma guerrilheira stalinista, nem que a imprensa está indo pro pau. Mas eu acredito que estamos em um péssimo rumo. O meu maior problema é o consenso dos partidários da visão Lulista, e que eventualmente podem ser representados pelo autor do texto, de que o país é dominado e Lula vem para libertar. O consenso de que essa “via” é uma mudança que torna o Brasil melhor e por isso tão necessária é que faz com que surja umas pitadas de autoritarismos. Não posso concordar em aceitar tão cegamente tal tipo de posição.

    O que existe são governos, que transitam e criam mais ou menos pontos para democracia. Ninguém me convence de que o Brasil está mais participativo. Para mim, o Brasil continua igual e temos mais programas voltados para a população de baixa renda. Democracia que é democracia não permite que se use a máquina pública para fazer propaganda eleitoral. Democracia que é democracia o que se mantém são os pilares e não os governos.

  3. O Filho de Lula tornou-se um milionário durante os últimos 7 anos do governo Lula .
    Coincidência!?
    E dizem por ai, que Lula também será + um milionário caso se confirme a compra dos caças franceses .
    Dizem que a comissão de Lula por esta venda é milionária .
    Quanto será?
    Afinal tem que ser mesmo, até porque pagar o dobro do valor em concorrência pública por algo, é um absurdo e injustificável !
    Vamos ser sinceros, Não é suspeito se pagar o dobro do valor por algo em concorrência pública sem justificativa lógica ?
    Outra coisa, porque alguém se acha no direito de impor sua preferência na cumpra de algo quando se trata de concorrência pública ?
    Afinal se por preferência e imposição de alguém, então cancelem a concorrência e façam a compra direta e sejam + verdadeiros nas intenções.
    NA VERDADE JÁ ESTOU CHEIO DESTE GOVERNO CORRUPTO!!!!
    Tenho o maior orgulho em dizer que não votei nesse demagogo, mentiroso, corrupto e oportunista do Lula.
    Não votei no presidente do Não sei, não vi, não fui eu !!!!
    Não voto em amigos de Ditadores e Terroristas.
    Lula o amiguinho de Irã, Venezuela, Cuba e Corea do Norte .
    Lula e os comunistas do PT querem a todo preço fazer do Brasil uma Venezuela.
    Querem trazer de volta a ditadura e censura !!!
    Aqui não, porque no Brasil o Buraco é bem + embaixo !!!!
    O Brasil precisa ficar de olho nas intenções de Lula e dos comunistas do PT .
    Os militares precisam dar a resposta a este governo Golpista!!!!
    ACORDA BRASIL !!!!!!!
    Fui………….
    Nikacio lemos
    23 anos universitário

    1. Por que você não procura um blog de direita para comentar? O Reinaldo e a Veja iriam adorar ler suas opiniões.
      Fui.
      Milton Ribeiro
      52 anos formado

    2. Nikácio, estou impressionado, você conseguiu juntar tudo em um comentário só: você escreve mal, expressa idéias de modo incoerente, é muito incoerente, é mal informado e se fecha ao diálogo.

      Vai ler um livro rapaz.

      Fui.
      Luís Augusto Farinatti
      37 anos, com Doutorado, mas certamente com menos leitura que o Milton, quando ele tinha a minha idade.

  4. LULA E PT, + UMA VEZ PREPARADOS PARA O TERRORISMO NA CAMPANHA DE 2010!!!!
    Tudo em nome da perpetuação no poder!!!
    É Preciso lembrar que na campanha de 2006, Lula e PT praticaram de forma astucia o Terrorismo no propósito de enfraquecer seu adversário e com isso avançar na preferência de voto .
    Lembro-me bem, que Lula e PT pregavam de forma contundente , mesmo sendo mentira que o PSDB iria realizar privatizações no Brasil e com isso privatizando a Petrobras e Banco do Brasil . Tudo puro TERRORISMO que deu certo para eles.
    Deu certo, porque de forma ingênua enquanto o PSDB tentava desmentir o Terrorismo do PT, piorava cada vez + , fazendo-se acreditar que era verdade e o resultado foi o que o PT exatamente queria , ou seja, que a mentira parecesse verdade .
    Hoje eles já iniciaram o ato de mentiras e Terrorismo ao dizerem que o PSDB vai acabar com o Bolsa Família.
    Pergunto: Porque o PSDB não responde dizendo o seguinte: PORQUE IREMOS ACARBAR COM O QUE CRIAMOS !?
    Com certeza, Lula e PT estão convictos que o TERRORISMO é ato indispensável no PT para a próxima campanha e não será diferente em relação a 2006 , a não ser , um Terrorismo + forte ater porque Lua e PT estão dispostos a tudo para se perpetuarem no poder.
    Podem aguardar Terrorismo, mentiras e muito golpe Baixos, virão por parte de Lula e PT.
    Aguardem!!!
    SUGESTÃO PARA PSDB E ALIADOS: Que o PSDB e Alados, se preparem para retribuir da mesma forma.
    Não se pode disputar com o PT de forma limpa, eles não agem assim !!!!
    Usem também o Terrorismo, alias o PSDB e Aliados tem muito + substâncias para Aterrorizar que o PT.
    Exemplo: Lula financia a Milícia do MST
    Petrobrás, uma escuridão de corrupção !!
    O assunto do terrorista Cessare Batistti (O Qual Lula o Mantém no Brasil)
    A compra dos Caças franceses que Lula tem preferência , trata-se de uma compra suspeita e prejudicial para o Brasil devido ao valor (100% + caro que o Caça escolhido pela FAB) além de lembrar que a FAB colocou os caças franceses em ultimo na preferência .
    O + estranho é esta preferência de Lula pelo Caças Frances algo muito suspeito até porque em concorrência pública não se pode levar em conta preferência de quem quer que seja, concorrência pública deve-se levar em conta fatos favoráveis como : preço, Qualidade e assistência técnica e nesse caso os caças de preferência de Lula são os últimos colocados.
    Na verdade o PSDB e Aliados tem muito + motivos para fazer Terrorismo, com a grande vantagem de ser um terrorismo com fatos verdadeiros .
    Portanto, preparem-se e bem, porque Lula e PT estarão prontos e vão investir e muito em marqueteiro para praticar o Terrorismo na campanha de 2010 .
    Para vencê-los, infelizmente é preciso agir como eles na base do Terrorismo, + que seja um Terrorismo baseado na verdade .
    O que não se pode fazer é o que eles fazem muito bem , mentir para o povo.
    Mentir para o Povo, Não deve ser feito pelo PSDB e Aliados fazer , isso não deve fazer parte da conduta do PSDB e Aliados !!!!
    Mentira, demagogia, corrupção, Deixem isso para eles !!!
    Deixo aqui minha modesta opinião .
    Nikacio lemos
    23 anos universitário

    1. Por que você não procura um blog de direita para comentar? O Reinaldo e a Veja iriam adorar ler suas opiniões. Folgo em saber que o PSDB é um oásis em meio à corrupção circundante.
      É minha pasma opinião.
      Milton Ribeiro
      52 anos formado

  5. Milton e Jorge,
    acima está um exemplo, típico, de um viúvo da miséria. Nada nele é original. É incapaz de pensar por si. É sempre um coitado pau mandado, ou melhor, um cão-de-guarda a abanar o resto do cotoco deixado pelos donos que deceparam não somente o rabo mas, também, o restante do lixo cerebral.

    1. “Estão historicamente condenados a desaparecer. Pregam no deserto, (…) voz dos Iagos de província.”

      Pois é Ramiro, o jeito de discutir do fulano aí é exatamente o mesmo daqueles defensores de conspirações estúpidas. Tudo tão superficial, tão infantil… eu gostava de imaginar que o homem não tinha chegado à Lua e tentava entender o porque, mas isso quando eu tinha 12 anos (e mesmo assim essa baboseira nunca me convenceu não). O que irrita são estes “dados” sendo vomitados… ah, deixemos pra lá. Vou tomar o meu café que eu ganho mais.

      Abração a todos

    2. Ramiro,

      O rapaz é o típico discípulo do Reinaldo Azevedo. O que eu acho impressionante nessas pessoas é que elas repetem chavões da revista Reader’s Digest, edições dos anos 50 e 60.
      Quando eles começam a berrar sobre comunismo e esquerdismo no governo Lula, eu tenho vontade de mandá-los gritar isso numa reunião da Febraban, só para ver a surra que eles iam levar dos banqueiros. 🙂

  6. Dá um nervoso ver a falta de conteúdo das críticas. Sim, ainda temos que melhorar muito em termos de participação!
    O principal defeito do Lula é ser um grande líder, porque a gente ainda tem essa mania de olhar e esperar coisas dele (do líder), colocamos a culpa de tudo no presidente como se ele fopsse um rei. Acredito que quanto mais cada cidadão atua, participa da construção da sociedade, menos importante se torna o presidente.
    Mas isso é uma questão mais de educar o povo na democracia, e não depende dos políticos, depende dos professores, depende dos cidadãos.
    Enquanto a maioria da classe média fica repetindo feito papagaio essas bobagens (outro dia vi a nova bobagem: criticar a dona Mariza por ser “inútil”. Que crítica mais contundente!), a esperança de grandes mudanças fica menor.

    Minha avó, bem conservadora, veio me dizendo que Dilma era terrorista. Eu respondi que, se tivéssemos hoje o governo que havia naquela época, eu seria terrorista tb!

    Valeu, Milton.

    Pedro Lobato
    31, poeta.

    1. Pois é, quando vem um cara bem intecionado, que encaminha as coisas… OK, há corrupção? Admitimos. Mas se houver um corruptrômetro, todos verão como a coisa diminuiu.

      Aliás, o corruptômetro talvez seja a grande imprensa, essa ressentida que não recebe mais tantas verbas públicas.

      Abraço, poeta.

  7. Milton: O Nika será que não vai discursar no Fórum da Liberdade??
    Onde tem belos discursos e quadros DEMocratas e filósofos…

    Rogério de Brum
    41 anos – sem curso superior (nem do Paulo Renato eu consegui entrar, melhor não tentei)

  8. A coisa vai piorar muito. Na mosca o artigo do Marcos Coimbra reproduzido pelo Nassif ( http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/02/07/as-inquietacoes-das-oposicoes/ ). Está começando a bater o desespero.

    E o comentário do carinha aí de cima é muito instrutivo por ser uma síntese do pensamento(?) da direita brasileira. Aliás, o blog do Professor Hariovaldo está perdendo a graça, já que há muita gente por aí dizendo aquelas barbaridades a sério.

    Olho no TSE e no STF. É por aí que tentarão encaminhar um golpe. Por enquanto, é a única alternativa viável, a la Honduras (onde não houve golpe, segundo essa mesma direita). E o golpe será contra a candidatura Dilma, no meio do caminho, porque no Lula ninguém é besta de tocar.

    Pessoal, as nossas elites econômicas, a nossa mídia, e parcela considerável da nossa classe média (representada pelo troll aí de cima), são golpistas até o fundo da alma, como sempre foram. Como bem lembrou o Caminhante num comentário à manchete imbecil da ZH, ex-golpista é igual a ex-gay.

    Abraços

    Adroaldo

    formação superior (Direito vale?), 51

    1. Direito vale, claro!

      Ex-golpista é igual a ex-gay…

      Sim, ano de observar muito bem tudo. É fevereiro — antes do Carnaval — e os caras estão em pânico.

  9. Pessoal,
    realmente não entendo uma coisa.
    fala-se em esquerda direita, comunistas e os cambau.
    Ora, o atual governo é apaludido de pé na FEBRABAN (será o meirelles o vice?) é elogiado em DAVOS. Esses caras não são a elite dominante? Será que ela se tornou consciente?
    A direita utiliza governos populistas chamados de esquerda para fazer o trabalho sujo. É esta a síntese daquela carta ao povo brasileiro: Olha pessoal, queremos participar da festa, vamos fazer o que vocês querem e conosco todo mundo vai achar bacana. Lembre os incontáveis elogios da Veja a ela e ao Zé Dirceu antes da queda (algumas capas).
    Nós estamos indo para a mesma farsa do PRI (México) e todo mundo está apoiando.
    Branco

  10. Há muita tergiversão, inclusive minha. O que queremos dizer é que o governo Lula foi melhor do que tudo o que veio antes. E que a direita está desesperada. E que é divertido vê-la assim.

  11. Milton, é divertido mas ao mesmo tempo preocupante ver os Iagos de província em pleno surto golpista; digo preocupante por que não hesitarão , como a velha UDN, em levar adiante a vocação golpista em cada dia do governo Dilma. A Direita no Brasil NÃO consegue ter um projeto de poder que estaja dissociado do GOLPE; sempre foi assim. Desde Lacerda, o merda, até o tal Nikacio, a última flor do lácio !
    NO PASARÁN !!!!

  12. Vou contar por que isso que se chama política nesse paízinho presídio onde moramos me repudia profundamente, me negando a continuar ser, ao menos voluntariamente, sempre o bobo da vez dos vilões que a comandam.

    Para calcular a receita de meu nojo, juntemos 20.000 frangos cozinhados vivos, 12 pessoas assassinadas (incluíndo 9 crianças) na segunda feira passada, e a grande quantidade de retardados que existem no estado de Goiás. Vou explicar:

    Toda semana, neste estado, há blecautes de grandes proporções. Essa noite mesmo, estava digitando até altas horas, quando toda a cidade caiu na mais absoluta escuridão, e a luz só retornou faz meia hora. O histórico destas últimas semanas comporta privações de energia elétrica pelo tempo de 12 horas, DURANTE O DIA, e em mais da metade do estado ao mesmo tempo! Basta digitarem “Crise da Celg”, e o Google vai comprovar o que estou dizendo. A Celg é a companhia elétrica de Goiás, uma empresa que acumula um rombo financeiro assustador, na escala dos 10 dígitos. Agora me digam, como uma empresa que tem taxa zero de inadimplência (se não paga um mês, corta-se a conta), e que recebe de milhões de consumidores somas mensais assustadoramente lucrativas, pode estar EM CRISE? Há uma CPI interrogando ex-diretores, os mesmos balofos enfadados e certos do poder da negação, que aparecem na mídia absolutamente despreocupados. Mas uma coisa se sabe: quando Cachoeira Dourada foi privatizada (vendida por um valor incrivelmente aquém do valor auditorado), na década de 90, muita gente do PMDB se enriqueceu às custas do prejuízo geral da população. O ícone patriarcal Ìris Rezende, um dos políticos mais ricos do país _ que começou a carreira como advogado sem um tostão no bolso e hoje possui fazendas, frigoríficos gigantescos e sabe-se lá mais o que; seu pupilo Maguito Villela, e uma corja de predestinados a partirem desta vida solicitamente enfartados da mais nobre manteiga de presunto espanhol.

    Aí veio o herói da vez, Marconi Perilo, o anti- Íris, o arauto da revisão da licitação de Cachoeira Dourada. Ganhou o governo numa votação histórica, colocando seu arqui-inimigo na lama da humilhação pública. Hoje, o jovem Perillo, que ascendeu ao poder não tendo nada na conta bancária além de seu precário rendimento como engenheiro, é multimilionário. Acredita-se até que seja sócio do Iris em um dos frigoríficos.

    E os 20.000 frangos cozidos vivos, é a soma do prejuízo que um produtor rural tem que arcar com uma das faltas de luz,em que o aspersor da granja, não funcionando, derivou na morte dos animais pelo calor excessivo. Sem contar uma fábrica do ramo da construção, em Goiânia, que teve de decretar falência por ser, incontinente, vítima da supressão de luz.

    Como todos sabem_ todos que assistem TV_ aconteceu uma tragédia em Goiás, segunda-feira passada. Um ônibus escolar que levava as crianças para o primeiro dia de aula, bateu de frente a um caminhão, matando, instantaneamente, 12 pessoas, 9 delas crianças (sem contar os feridos graves e gravíssimos). Um casal perdeu as três filhas. A perícia já revelou que grande parte da culpa é da malha asfáltica deterioradíssima do estado. O governador (olha só!), tocado pela dimensão da tragédia, assumiu que 30% das rodovias e estradas estão em situação intransitável. Todos que moram no estado sabem que é o dobro disso. Impostos em tudo, multas por atrasos, juros sobre juros: é fácil intuírmos que alguém (não quem os paga) está lucrando com isso. Ou seja, não foram mortos essas pessoas_ foram ASSASSINADAS!

    A grande quantidade de retardados? A tradição do heroicismo nacional vê no homem do campo, no homem do interior, as qualidades idílicas de pureza, determinação e honestidade que a vida urbana parece ditar o contrário ao antagônico homem citadino estressado,perverso, irascível e violento. Convido-os a reavaliarem essa ideia numa viagem turística para o interior de seus estados. Onde moro, uma cidade de 20.000 habitantes que ainda tem muitas características indissociáveis do passado rural, tem uma quantidade surpreendente de bobos, retardados, idiotas. As ocorrências policiais aqui perfazem uma linha temática comum de estupros de meninas pelo próprio pai, e afora isso, é “tradição” o sexo infantil entre irmãos e primos. Num julgamento de um peão que retalhou um amigo a facão, a promotora, indignada ante a absolvição do réu pelo júri popular, desabafou: “aqui o primeiro assassinato é brinde. O réu é primário, então o primeiro assassinato sai de graça.”

    Esses dias, um amigo advogado, numa conversa de boteco, me fez reprimir meu asco com um sorriso torto. O assunto era o sexo com animais, as técnicas de segurar uma égua enquanto o outro parceiro se satisfaz. “Não Charlles”, ele me disse, “é que você nunca experimentou: quando a vulva da bichinha começa a píscar para você, você não resiste.” Esse mesmo amigo defende que nada tem a ver política com ética; são coisas absolutamente contrárias. Ele pediu para me indicar novos livros, depois de sua última remessa de Rousseau, Dostoiévski… que lhe recomendei. Não aguentei, respondi-lhe, com mais ódio que podia disfarçar, de que alguém dotado de uma certeza devastadora da aplicação do senso comum, podia dispensar os livros, não precisaria mais deles. E quando ele, de origem rural, fala sobre o homem do campo, empola a voz de um tom sacramental e diz “o camponês”.

    Me filio há anos à reação insubstancial de votar em branco, e assim continuarei. Como o Saramago, na calada da noite imagino o dia impossível em que as eleições são canceladas, por toda a população negar-se a votar nos mesmos assassinos que ditam o cotidiano com seus semblantes de pureza perversa.

Deixe uma resposta