9 comments / Add your comment below

  1. Linda, linda. Adorei.

    Tenho o defeito de sempre gostar das peças simples. Meu mais antigo amigo durante uma época foi meu professor de piano. Ele me mostrava as coisas mais complexas e eu sempre pinçava as mais simples como as preferidas. Ele não conseguia disfarçar a decepção… Imagine, ele querendo dominar os Estudos Transcedentais e eu gostava justamente da única peça que não era (tão) complicada. Como já te disse, não alcanço todos aqueles estágios que o post de graus de ouvintes prega… acho que me emociono com a música de uma maneira mais direta, igual os índios (muita pretensão a minha, acho)

    1. Bach tinha a característica de fazer as coisas mais intrincadas (MESMO!) e impossíveis e de ser o melodista mais simples. As duas coisas raramente estão juntas. Cioran, de uma forma talvez exagerada, tentou caracterizar Bach acertando o outro lá de cima:

      “Sem Bach, a teologia careceria de objeto, a Criação seria fictícia, o nada peremptório. Se há alguém que deve tudo a Bach, é, sem dúvida, Deus”.

      A Sonatina e toda a Actus Tragicus foi feita para um Reitor que tinha morrido… Deve ter sido tocada uma vez durante a vida de Bach.

  2. Nossa, imagino que esse tal de Ralf deva estar feliz mas ao mesmo tempo até um pouco encabulado por ver seu nome ligado publicamente a uma coisa tão intensa assim… Pois se ele passou em alguma medida pela Ordem de São João Sebastião, com certeza terá ficado algum resquício daqueles costumes medievais de assinar apenas S.D.G., ou A.M.G.D., coisas assim… Mas apesar disso imagino que ele tenha ficado feliz – é, muito feliz! 😀

  3. INTERLOCUÇÃO
    by Ramiro Conceição

    Quanto mais se diz menos
    ao coração, é quando
    mais estranho é tanta
    coisa à comunicação.
    Sim, a interlocução
    está combalida,
    mas o shopping da vida
    vende – vê se pode! –
    cada vez mais iPods.
    É…,
    coniventes coa estupidez
    da competição, cada vez
    mais nos tornamos gente
    mas…estupidamente!

  4. BACHIANA
    by Ramiro Conceição

    Quanto menos diz mais
    ao coração, é quando
    menos estranho é tanta
    coisa… à iluminação.
    Sim, a interlocução
    é bem-vinda
    ao Teatro da Vida
    que, apesar das agruras,
    doa e ensina partituras!
    É…,
    coniventes coa lucidez,
    da contemplação, cada vez
    mais nos tornamos gente
    mas… eticamente!

Deixe uma resposta