Dunga é um técnico de futebol

Dunga, eu queria te sugerir uma coisinha…

Depois do amadorismo e da acomodação, representados por Falcão, Fernandão e Dorival Junior, Luigi acabou acertando. Acertou sem querer, pois Dunga era tudo que nosso presidente entendido em futebol não desejava. Luigi aspirava continuar no cargo de presidente-palpiteiro, mas o péssimo resultado nas eleições do Conselho fez-lhe dar alguns passos atrás. Ontem, nas entrevistas após a partida, notei certo BANZO e inveja em Luigi. Acho que nosso Giovanni Luigi Calvário está louco para mexer no time e não se enganem: se Dunga pestanejar, voa.

Mas tudo o que não tem feito é pestanejar. Dunga não apenas diz o que pretende como consegue demonstrá-lo depois. Queria saídas rápidas para o ataque, queria que a defesa parasse com os chutões, queria marcação, jogadas ensaiadas e controle da bola alta. Disse tudo isso e depois demonstrou em campo. Esta é uma rara qualidade. Afinal, identificar o problema, eu, o Falcão e monte de gente identifica. O complicado é ir ao campo e inventar treinamentos que deem ao time o que lhe falta. E aí está o trabalho de Dunga, técnico de futebol.

O campeonato é o gaúcho, competição fácil e crepuscular do futebol mundial, mas nós sabemos que, quando a coisa não está ajustada, aqui e ali alguns jogos são vencidos com dificuldades e dor. Às vezes também se empata ou perde. Porém o time de Dunga, apesar de ele se escabelar na casamata como se estivesse 0 x 5, já vai fazendo seus gols no primeiro tempo e vence os jogos sem nenhum estresse. E não toma gols mesmo relaxando um pouco no segundo tempo. Ou seja, faz o que deveria fazer com extrema naturalidade.

Juan acertou a defesa; com ele, Moledo adquiriu segurança e não estranhem se acabar morrendo abraçado com Felipão em 2014. Gabriel e Fabrício vão muito bem, obrigado. Nossos volantes têm apresentado mais argumentos do que cometido faltas; a prova disso está no número de cartões. Na armação estão Fred, que erra muitos passes mas se esforça como um louco, e D`Alessandro, o único que é afagado publicamente pelo técnico. Aí está mais qualidade de Dunga: a de ter identificado o argentino como um caráter mimado, que deve ser elogiado até quando erra. Se D`Alessandro precisa ser amado, então amemo-lo! D`Alessandro, tu és o melhor armador que vi jogar desde Maradona…

No ataque, Forlán só me apaixona quando chuta, mas bastou Rafael Moura recuperar-se de sua cirurgia e fazer três gols num jogo-treino para Damião acordar. Se D`Alessandro precisa de carinho oral, Damião precisa de alguém que lhe chegue por trás, tipo avalanche. Acho compreensível que ele passe a jogar melhor; afinal, o apelido do cara é HE-Man. E tudo isso só possível porque, durante a semana, Dunga treina seus jogadores de forma consistente, bem diferente daquele Dorival que ficava à beira do gramado, treinando a diretoria que o amava.

Ah, junto a Dunga há o preparador físico Paulo Paixão, um sujeito que costuma fazer seus times voarem em campo. Então, não obstante Luigi, nosso vestiário é profissional.

Luigi, deixe os caras trabalharem, por favor. Preocupe-se com o Beira-Rio, com a contabilidade, faça um curso de dicção, mas fique longe do vestiário!

15 comments / Add your comment below

  1. Ainda é cedo mas, pelo que se viu até aqui, concordo contigo. Muito boas observações sobre a diferença entre identificar o problema e construir treinamentos que possa resolvê-los. Digo o mesmo para o clima do vestiário.
    Porém, o Dunga precisa deixar de inventar inimigos e ser demasiadamente estressado. Caiu fora da Copa por isso: montou um grupo que estava fechado com ele, escolheu Robinho como o “seu homem”, depois do fiasco de 2006, vimos em 2010 os jogadores da seleção dando o sangue. Reflexo do técnico. Porém, também reflexo do técnico, aquele volante de que não me lembro o nome “felipe ?” foi expulso por destempero em jogo decisivo.
    Mas, ainda assim, acho que a coisa começa a se encaminhar bem. Agora precisa trazer o Giuliano para compor com Dalessandro ou substituí-lo nas lesões.

  2. Concordo com um ex-amigo, para quem Dunga só foi mal na seleção porque, na verdade, fpi bem, mas não paparicou a TV Globo, embora também tenha ido mal, ao paparicar o Felipe Mello. Na seleção ele demonstrou não saber pegar touro à unha, mas em um clube o máximo que ele tem é uma vaquinha louca, dá para segurar. Então ele pode ser o técnico que não conseguiu ser direito na seleção, fazendo o básico que você descreveu, que todo técnico deveria fazer mas não faz, porque compreende-se o papel do profissional como um “grande conciliador”, mas treinadores não são presidentes, são ministros, tem que mostrar trabalho. E é claro que a prova dos 9 será o Brasileiro, enfrentando grandes times como o Vasco, o Botafogo, o Flamengo, e outros promissores, como o São Paulo, o Atlético Mineiro… Sorte de não ter o Palmeiras pela frente!

  3. Concordo plenamente com sua análise… o Dunga é sério, sem conversa fiada, não adula ninguém, não fica fazendo política de bastidores… pelo contrário, mostra trabalho, sem firulas… o problema é que isso talvez vá lhe custar caro mais adiante, se a coisa ficar um pouco mais complicada… afinal, esse Luigi aí curte um treinadorzinho mais fala-mansa, mais politiqueiro, que saiba puxar o saco da diretoria, enfim…

    Não sei qual a posição do blogueiro (conheci o blog hoje, muito bom por sinal), mas… QUE SAUDADE DO PIFFERO!!!

  4. Muito bom ver o time jogando, mesmo que contra adversários de “pré-temporada” como é o nosso Campeonato Gaúcho, no potreiro de Ijuí.

    Dá gosto de ver o Dále voltando para marcar (incrível) e o Damião cruzando na área. Milagres do Dunga.

    Milton: Viste o exagero do tamanho da taça/troféu? Era três vezes maior que Taça Guanabara!

  5. Sou mineiro Dunga tem uma grande mérito sobre vários outros técnicos de futebol do Brasil, tem personalidade, caráter. Pois foi um dos poucos técnicos do Brasil que não deu exclusividade a uma empresa de televisão, como queria a Rede Globo.

  6. QUANDO DUNGA saiu da seleçao brasileira por conspiraçao da rede globo e o safado da cbf eu abri o eco e o defendi, ele sabia o que fazia la tambem, e fez um bom trabalho so que mexeu com a poderosa alcapone da globo e por isso o tiraram.

Deixe uma resposta