Algumas ponderações sobre a pesquisa que coloca Lula como favorito à presidência em 2018

Por Luís Eduardo Gomes

lula bolsonaro

1) Se o Lula concorrer, vai para o segundo turno. EU, friso bem, EU, ACHO que ele não ganha, porque o anti-lulismo é muito forte e as forças contrárias vão se unir com QUALQUER candidato, da Marina a Bolsonaro, em 2018. Esse clima de “já ganhou” que eu andei vendo hoje é a mesma loucura de quem achava que ia ser Pont e Luciana no segundo turno.

2) É muito apavorante esse crescimento do Bolsonaro, mas é esperado. Cada vez mais eu acho que ele vai ganhar, ainda mais porque não se leva a sério essa possibilidade, especialmente A DIREITA não leva a sério, o que me leva ao item 3…

3) Aécio vai entrar para a história como o MAIOR OTÁRIO que o Brasil já viu. Se ele tivesse ficado quieto, sem querer lá atrás contestar o resultado das urnas, era o franco favorito em 2018. Foi o pai da crise política, deu o poder pro Temer, hoje nem a direita o respeita mais e ele pode ter criado o cenário pra vitória do Bolsonaro ou para a volta do Lula (Duvido que o PT faria um quinto mandato consecutivo se a Dilma não tivesse sido derrubada).

4) Eu não sei se a nossa mídia nacional se faz de louca, se é manipulação, se é iludida ou se é burra mesmo, mas essas notícias que sempre circulam sobre expectativa do Temer se candidatar, do Henrique Meirelles ou coisa do tipo, são totalmente descabidas nesse momento. A menos que haja um crescimento muito acima da expectativa em 2017 e no início de 2018, eles não têm nenhuma chance.

5) Ainda acho que há um cenário para uma disputa entre Marina (ou Ciro) e Alckmin, mas isso passaria por uma diminuição do extremismo, o que não estamos vendo hoje, e o Lula não disputar.

6) Para fechar, é preciso levar muito a sério o Bolsonaro e não tirar ele para louco. Tem muita gente que QUER MUITO votar nele e serem ridicularizados como boçais só aumentará a vontade dessas pessoas de abraçar o ex-militar. É preciso trazer essas pessoas para o nível da argumentação, para o debate, especialmente com quem é de direita e defende outras posições.

7 comments / Add your comment below

  1. Um colega disse algo perspicaz: se o Lula ganhar, vão impedi-lo. Depois do que aconteceu com a Dilma, qualquer motivo serve para promover um impedimento. Concordo com ele.

    A alternativa seria Lula compor uma aliança ampla que lhe desse base segura no Congresso, mas a gente sabe como essa história termina.

  2. Acho que as forças do golpe não vão correr o risco de conviver com a possibilidade do Lula ser eleito em 2018.
    Não conseguindo impedí-lo nesse ano, a alternativa q lhes resta é recolocar o parlamentarismo na jogada, macaqueando uma forma de governo de pais de “primeiro mundo”, a fim de mudar tudo pra deixar tudo como está, ou seja, mantermo-nos como uma tragicômica republiqueta dócil e irrelevante, a ser usufruída pelos donos do capital mundial.

  3. Aécio perdeu espaço porque quem tinha votei nele perdeu a confiança nele. Conheço inúmeras pessoas que votaram nele no passado e hoje não fariam isso nem sob a mira de uma arma. As pessoas viram que ele tem toda pinta de ser mais um bandido e simplesmente abandonaram o barco. É feio defender político de estimação. Deveria ser assim com as pessoas normais. Os petistas, por outro lado, votariam no Lula mesmo se ele assinar um confissão de culpa. É bizarro.

    Eu não voto há anos, mas faria um esforço para tentar minar Aécio e Lula. Tomaria um engove e votaria numa outra opção: Ciro, Marina ou Bolsonaro.

  4. Bolsonaro com Joaquim Barbosa de vice….como disse o outro leitor, se Lula tivesse confessado que matou jesus, buda e Maomé, mesmo assim os petistas votariam nele…é chocante como as pessoas são realmente massa-de-manobra. Quanto ao Bolsonaro, pode-se fazer referência a Trump: A mídia, o mainstream político, a patrulha organizada, quanto mais batem nele melhor. Outra ele não “teria” todo esse poder que a “esquerda ensandecida, cega e louca” tem medo que tenha…pena…chega desses incompetentes bravateiros da esquerda…chega de vendilhões do templo neo, ultra ou megaliberais….Ciro é um boquirroto…Marina é uma farsa….Aécio é o pó em pessoa…

Deixe uma resposta