Bom dia, Renato!

Quer dizer, hoje não é um bom dia, na verdade! Agora pela manhã, quando vinha aqui falar sobre a boa vitória do nosso time reserva na Copa do Brasil, recebi a notícia de que o grande Fábio André Koff nos deixou, aos 86 anos.

Koff era um homem de inteligência ímpar, uma personalidade marcante. Foi Juiz de Direito e uma importante figura no cenário social e político gaúcho. Mas será eternamente lembrado como o grande Presidente do Grêmio que foi, carregando as três cores na sua alma e levando nosso clube às suas maiores glórias. Um multicampeão: é assim que qualquer gremista sempre lembrará de Fábio Koff.

fabio-koff-gremio-libertadores

Ele presidiu o Imortal Tricolor em três oportunidades. Na primeira vez, em 1982/1983, a conquista que desbravou a América e que permitiu ao Grêmio atingir o topo do mundo – duas glórias que tu lembras muito bem, né, Renato?! Em sua segunda passagem, entre 1993 e 1997, dois mandatos consecutivos que nos remetem às glórias dos anos 90: o Bi da América e do Brasileirão e duas Copas do Brasil.

Koff voltaria à presidência do clube em 2013/2014. Integraria a gestão de seu sucessor, nosso atual Presidente, Romildo Bolzan Júnior, da qual se afastaria para cuidar da sua saúde. Ele também presidiu o Clube dos 13, que foi um importante movimento das grandes agremiações futebolísticas do país em oposição à mão-de-ferro com que a Confederação Brasileira de Futebol gerencia nosso amado esporte.

O mais importante a ser destacado, porém, é que Fábio Koff era um homem de caráter íntegro, uma pessoa correta. Nós gremistas lamentamos muito esta perda, porque sua história se confunde em boa parte com a do próprio Grêmio. Um homem que representou muito bem a Nação Tricolor e que agora repousará no panteão dos eternos campeões.

Para não dizerem que não falei nada do jogo de ontem, gostaria de parabenizar o teu trabalho, Renato, e do clube como um todo. Mesmo o Goiás de hoje não sendo sombra daquele time que fazia boas campanhas no Brasileirão e era sempre uma pedra no nosso sapato, a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil com uma ótima vitória do time reserva simboliza bem o atual estágio do Grêmio.

Destaque para a grande atuação de Alisson (o melhor em campo e favorito a substituir Ramiro no clássico de sábado), com dois gols e uma assistência, e para Cícero, que jogou muito bem e fez dois lançamentos à lá Gerson no primeiro e no último gol. A equipe foi consistente o bastante para construir a vitória e permitir que tu desses oportunidade a jogadores jovens. Foi bonita também a comoção do Thaciano quando marcou o segundo gol do Grêmio.

Em verdade, eu poderia falar bem mais do jogo – ao qual só não assisti na Arena por causa do infeliz horário e da falta de mobilidade urbana que sacaneiam os trabalhadores. Mas hoje, mais do que qualquer coisa, é dia de luto pelo grande Koff, de modo que seria uma injustiça não dedicar esse texto a ele.

Deixo aqui minhas condolências a todos seus familiares e amigos. Meus pêsames a ti também, Renato, pois sei da amizade e admiração que vocês cultivavam um pelo outro, dessas relações que só são possíveis graças ao amor pelo Grêmio. E me permito aqui falar por toda a Nação Tricolor, deixando meu mais profundo agradecimento a Fábio Koff por ter sido a voz de todos nós e por todas alegrias que nos trouxe.

Koff, descansa em paz! Tua estrela seguirá brilhando, agora nos iluminando e nos abençoando do firmamento eterno. Como o grande Tricolor que és, sais da vida terrena para se tornar Imortal! Muito obrigado por tudo!

Saudações Tricolores!

E segue a vida…

Deixe uma resposta