Alberto Lizzio (1926-1999) jamais existiu

Alberto Lizzio nasceu em Merano, Tirol do Sul, em 30 de maio de 1926, estudou violino, composição e regência em Milão, Lombardia. Sua segunda esposa, com quem teve um filho, morreu em 1980 em um acidente de carro em que Lizzio ficou gravemente ferido. Ele morreu em 22 de outubro de 1999, em Dresden. Suas gravações apareciam na MoviePlay, selo divulgadíssimo no Brasil no final do século passado. Muitas vezes ouvi seu nome na Rádio da Ufrgs e outras.

Só que…

Alberto Lizzio era um pseudônimo inventado pelo produtor musical e maestro Alfred Scholz e vinculado a performances antigas, geralmente conduzidas por Hans Swarowsky, Milan Horvat, Carl Melles ou o próprio Scholz. Essas apresentações eram usadas para lançar gravações clássicas baratas para o mercado de massa. A orquestra Musici di San Marco e Philharmonia Slavonica também jamais existiram…

Alberto Lizzio tinha até uma cara, imaginem. Quem seria o cara acima?

2 comments / Add your comment below

  1. Putz, o pior é que cruzei com vários cassettes dele nos 80`, jamais voltei ouvir esse nome, esqueci de tudo, e agora você revelou a verdade e me lembrei de volta!

Deixe uma resposta