A secretária Mônica Leal não deixa você em paz nem na praia: olha o Verão Sociocultural aí, gente!

O leitor Jorge Wagner — que certamente não é o meiocampista do São Paulo — nos mostra o motivo pelo qual a Secretária de Cultura de nosso estado, Mônica Leal, anda tão fora do noticiário. Ela está ATRÁS DE VOTOS nas praias:

A farsa chamada Verão Sociocultural

Um verdadeiro circo montado pela Secretaria da Cultura do Estado está sendo montado nas praias gaúchas. É o Verão Sociocultural, evento com shows populares de gosto duvidoso, com uma principal razão: promover a secretária Mônica Leal.

Funciona assim: em cada final de semana o palco é levantado em uma praia diferente. Todos artistas são devidamente treinados para promover pessoalmente a secretária, citando repetidamente seu nome no palco. A maioria dos artistas, como o funkeiro MC Jean Paul, é escancaramente apoiada pela SEDAC. Não é culpa deles. Sentem-se obrigados a retribuir o “apoio” e a “oportunidade”.

Jean Paul agradece publicamente, por exemplo, a secretária por tê-lo levado até o Japão para se apresentar no ano passado. Sexta-feira (09/01) a abertura aconteceu em Santo Antônio da Patrulha para um pequeno público, majoritamente formado por crianças e adolescentes. Apesar da boa presença da Brigada Militar e de politicos locais, incluindo o prefeito, ninguém se importava com a quantidade de menores comprando e consumindo bebidas alcóolicas.

O evento têm muitos patrocinadores. Todos de órgãos e empresas do Estado. Duas empresas privadas patrocinam também, mas não querem aparecer para não ligar sua imagem a shows popularescos. Apesar de gratuito e na praia, o Verão Sociocultural (cultural?) ainda não emplacou. São Pedro tem ajudado!

Com efeito, o site do Governo do Estado (em maiúsculas apenas para efeito dramático) nos dá detalhes sobre a interessante promoção “cultural” de moniqueta. Desta forma, descobrimos que a SEDAC dá chance a artistas importantes como o MC Jean Paul, Vinny Lacerda, Família Seguidores, Grupo Matizes, e o grupo de hip hop Pesadelos do Sistema que talvez traga como atração a própria Mônica Leal.

Neste ano, TAIS HORRORES assombrarão 17 cidades — entre praias do Litoral Norte, Sul e Costa Doce — sempre pelo Verão Sociocultural. As apresentações terminarão rigorosamente às 24h, conforme determinação da lei de silêncio dos municípios. Ah, bom.

A TURMA DA MÔNICA é patrocinada pelo Banrisul, Caixa RS, CEEE, Sulgás e Corsan. A secretária pontifica: “Oportunizar para veranistas, moradores e turistas shows de músicos do Rio Grande do Sul é divulgar a cultura da nossa terra e da nossa gente”. Que maravilha, eu sempre quis assistir à Família Seguidores!

Como é que eu vou perder essa? Não é uma tremenda curtição? Uhu! Eu gostaria de levar o Pedro Américo Leal para um hip hopezinho! Uhu!

8 comments / Add your comment below

  1. Não concordo, absolutamente. Intelectuais, jornalistas e blogueiros têm o direito e o dever da crítica, mas com certos parâmetros, critério, elegância e respeito. Do contrário, nos nivelamos por baixo. Fica, então, meu protesto pelo modo vil com que foi insultada a LACRAIA, este inocente inseto, que colabora abnegadamente com o ciclo da vida, não busca glória nem palanque e não parece ter merda na cabeça, como o camarão e a tal ML (sem ofender o crustáceo). Por favor, rogamos o uso de adjetivos atomicamente baixos e contundentes para xingar esta infeliz, sem esquecer de sua fada madrinha, autora da façanha nomeadora.

  2. Prezadíssimo amigo FM, não sei o que dizer. Nestes dias em que falamos tanto em proteger o meio ambiente e os israelenses, meu ataque a todas as lacraias do mundo é uma grave dissonância. Desta forma, gostaria imensamente de desculpar-me junto a este simpático inseto.

    Creia, FM, tais equívocos não mais ocorrerão!

  3. …grato, Eugenio, pela emenda, embora não pareça ofensa, afinal, insetos e quilópodes são da mesma classe, muito acima da referida ML. Vejo, todavia, que ainda preciso de muitos verões culturais…

  4. A gente deu um refresco para a Mônica Letal e ela ressurgiu das profundezas do esgoto para ofender as lacraias e agredir o bom senso dos viventes… Proponha que não mais cometamos esse mesmo erro! Vamos manter nossa campanha contra essa infeliz, e sua patroa demente, exigindo que a tal de “classe cultural” assuma sua responsabilidade, pela absoluta inação, em manter essa mulher na SEDAC e passe a se mobilizar também para durrubá-la. Essa besta-fera é incompetente, prepotente, demagoga, autoritária, direitista e corrupta, entre outra coisas… Então por que é mantida no comando da SEDAC? Apenas porque a “classe cultural” (???) é pusilâmine e a Yeda não dá importãncia a essa gente que não teme e não respeita…

  5. Gente esse texto lavou minha “alma cultural” manchada por ter tal “representante”. Dos males esse ainda foi fichinha, ouvi dezer que ela queria oficializar na programção da secretaria o “Baile de debutantes”, que liiiiiindo, né?

Deixe uma resposta