Fechando o assunto…

Respondendo à Caminhante: o escultor chefe foi Yevgeny Vuchetich (um famoso escultor russo de ascendência sérvia), os cálculos e engenharia estrutural das 7.900 toneladas de concreto ficaram sob a responsabilidade de Nikolai Nikitin. Em 1967, quando o memorial onde está localizada foi inaugurado, era a mais alta escultura do mundo, medindo 85 metros da ponta da espada ao topo do pedestal. A figura da mãe mede 52 metros e a espada mais 33. Dizem que exatos duzentos passos é o que caminharia o visitante comum desde a parte inferior do morro ao pé do monumento. Tal número simboliza os 200 dias da Batalha de Stalingrado.

No YouTube, há vários filmes de turistas chegando à estátua, mas os melhores são mesmo os filmes oficiais soviéticos com o peso de uma propaganda hoje sem muito sentido. Então, selecionei um bem simples, feito por um turista russo. Nele, há um giro de 360° que inclui o monumento.

2 comments / Add your comment below

  1. Complementando a informação. A estátua da “mama” foi fruto da era Brejnev secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, PCUS, de 1964-1982 e presidente entre 1977-1982. Detalhe, Brejnev morreu em 1982!

    Outra informação, Brejnev foi considerado um neo-stalinista. Tentou, em vão, reabilitar Stalin dentro do partido. Ou seja, foi mais um ditadorzinho de merda!

Deixe uma resposta