Fim da linha para Jorge Fossati

A contratação do técnico Jorge Fossati parece ter sido uma aposta. Esta revelou-se tão arriscada quanto apostar na Megasena em certa lotérica de Novo Hamburgo. Agora que o leite está derramado, é fácil dizer para não deixá-lo aberto sobre a geladeira. Alguém vem, abre a porta com força e deu. Fossati cometeu um dos erros mais comuns entre os treinadores: vir com uma planilha na mão e um esquema na cabeça. Ele queria três zagueiros, mas como fazer para acomodá-los junto a dois bons volantes e a laterais laterais? Não funciona. Além disto, vemos passes errados, dinâmica de jogo miserável, defesa desorganizada e ataque de riso.

O Inter de 2010 é um time que parece jogar razoavelmente bem, pois tem bons jogadores, porém sua consistência e contudência é nenhuma. Fico pensando no motivo que leva um time bem formado a errar tantos passes. Há como fazer um time acertar seu toque de bola? Há. Procurei sites sobre formas de treinamento e encontrei uma montanha de estratégias aplicadas por gente famosa — bá, passei a respeitar ainda mais os argentinos, o Marcelo Bielsa e o… Fabio Capello — para que boleiros aperfeiçoem seus passes, para que acertem a marcação por zona, para fazer o toco y me voy, para não tomar gols em escanteios, para fazê-los; enfim, para todos os fundamentos. Fabio Capello, que não é exatamente um mau treinador, diz que a maioria dos jogos são vencidos por quem domina melhor a galeria de fundamentos e garante que raramente vem um Messi, um Zidane ou a sorte para virar tudo de cabeça para baixo.

OK, ele é um chato de um italiano. Mas o que queria descobrir era se tudo — e principalmente o toque de bola — seria treinável se houvesse material humano. Sim, tudo é treinável. Além destes ensaios, há outros privilegiando as características de jogadores. Se um time conta com Nilmar, às vezes não é má ideia dar um bico para frente, porém, se você conta com uma capivara, nem tente porque a bola vai voltar. Então, chute para as lateriais do campo adversário e começa a marcar por pressão lá mesmo, para que a bola demore mais para voltar… E assim por diante.

O que quero com minha argumentação é acusar Fossati de trabalhar errado — refiro-me a esquema, fundamento E dinâmica — e de desrespeitar o estilo natural de jogo que aquele grupo de jogadores do Inter exige. Não sei se eles podem ir muito longe, mas é um fato bastante corriqueiro que um jogadores de defesa devem ter duas opções de passe para sair jogando e nem isso acontece no Inter, onde Guiñazú e Sandro parecem mais sonhadores e irresponsáveis do que os meiase Bruno Silva espera entrar na própria granbde área antes de dar o bote…

Nem vou entrar na batidíssima questão de discutir a insistência com Taison e Edu, a depressão de Kléber, a reserva de Andrezinho. Estas seriam questões pontuais que poderiam ser levadas de roldão por um coletivo aceitável. Acho que, na bagunça atual, só resta trocar de treinador. Lamento muito. Gosto de Fossati pessoalmente, suas entrevistas são boas, há sinceridade ali; ademais, não vejo um grupo desinteressado (à exceção de Kléber), mas não dá.

7 comments / Add your comment below

  1. discordo, mas hj não vim aqui pra discordar.
    foi mto engraçado esse jogo. uma pena o gol do meio campo não ter saído.
    argelico fucks. questão de sobrenome.

  2. A culpa nem é dele. Não adianta nada trocar treinador, o nosso grupo É fraco – me dá nos versos ler na imprensa do centro que temos um dos melhores grupos, só para no final do ano falarem “O Inter decepciona mais uma vez!”. Deveriam ter deixado o Mário Sérgio, teve campanha de campeão…

    Por que fui censurado? 🙁

  3. O Andrade(grande centro-médio) quando jogava(e muito) dizia que, “se você errar o passe, vai correr em dobro”, o Taison e Giuliano não eram nascidos mas alguém deve ter falado p/ eles, pois é o único talento que eles tem…correr atrás da bola.Nossos zagueiros são ex-jogadores, não tem velocidade e força, dá p/ tirar o Bolívar mas é necessário contratar um.E na frente não é possivel que c/ cem mil sócios não dê p/ contratar um diferenciado e utilizar o Marquinhos(jogador raro, domina a bola e levanta a cabeça, tem ótima visão de jogo).E no tocante a jogar bem, temos bons jogadores o Kléber, D”alessandro, Sandro, o Guinazu(os quatro sabem fazer o triângulo) e aí já dá uma boa base.

    1. Concordo totalmente. E muitos amigos meus dizem que erro de passe não é responsabilidade do treinador…

      Tenho 52 anos e muito vi Andrade. Ele acertava os passes. O Guiñazú ontem errou dezenas. Correu um monte. É um herói.

Deixe uma resposta