Abaixo, minha incontrolável alegria ao vencer o Gauchão 2009

(Trecho de crônica publicada no ano passado, em 19 de abril de 2009).

O caricatural placar da decisão do Campeonato Gaúcho revela o quanto os campeonatos regionais são heterogêneos, anacrônicos e antiquados. Na decisão de 2008, Inter 8 x 1 Juventude; em 2009, Inter 8 x 1 Caxias. Parece piada. Quando o Inter resolve VENCER um time do interior do Rio Grande do Sul no Beira-Rio, o primeiro tempo pode acabar em 7 x 0, fato que não acontecia há 68 anos.

Se estou feliz? Claro que estou, ganhar o Campeonato Gaúcho é melhor do que perdê-lo, mas falando sério, preferia não jogá-lo. Queria um Brasileiro de ponta a ponta do ano, uma Copa do Brasil com todos os clubes — os que vão à Libertadores não têm datas para jogá-la, sem os regionais teriam… –, folgas para os clubes nas datas Fifa, etc. Um Gauchão, ganho ou perdido, é a mesma coisa — nada.

(…)

Parabéns, Grêmio…

.

13 comments / Add your comment below

    1. Nada disso, é uma questão lógica para quem acompanha o futebol. É compreensível que seja impenetrável para quem apenas acompanha os resultados e olhe lá, Sr. Augusto…

      1. Lógicos designam tal tipo de argumento barato por falácia do envenenamento do poço.

        É verdade, no entanto, que não acho nenhuma graça em qualquer esporte, cujos resultados só me interessam na medida em que permitam, ocasionalmente, que caçoe de quem me caro.

  1. Achei duas tuitadas de bom tamanho para uma flauta no Twitter. Por isso vim a este espaço íntimo.

    Aliás, quando podemos abrir um bom vinho para boas risadas presenciais ? Com Bernardo, inclusive, que rapidamente me trouxe aqui.

  2. Concordo, Milton. Fim para os Campeonatos Estaduais e mais tempo para o Brasileirão e a Copa do Brasil.

    Mas só depois que o Sport fora hexa em Pernambuco.

  3. Eu acho que podia ter uns estaduais no segundo semestre, com times que só disputam estaduais. Aí os melhores se classificam para um quadrangular em fevereiro, junto com os Grêmio e Inter. Esse tipo de fórmula daria bem certo em quase todos os estados, menos São Paulo.

  4. Existem casamentos em que o marido continua comparecendo, sem muito entusiasmo, mais para se prevenir contra algum Ricardão. A relação da dupla Gre-nal com o gauchão é parecida. Ou seja, quando o cara se descuida e o Ricardão emplaca, é bem dolorido.

    Concordo contigo: quando a coisa chega nesse ponto, o melhor é a separação.

Deixe uma resposta