O genial Renato Portaluppi

Colorado, quando alguém disser que Renato jogava mais do que Falcão ou que Cristiano Ronaldo, basta você invocar as atuações de Portaluppi na seleção brasileira e na Itália. Abaixo, sua história italiana. Ele tentou 614 dribles na Roma, conseguiu finalizar 7. Fez zero (0) gols em 23 jogos. Foi corrido de lá. Divirtam-se.

Tu podes mentir nas entrevistas, mas aí vêm as imagens e...
Tu podes mentir nas entrevistas, mas aí vêm as imagens e…

19 comments / Add your comment below

  1. “Bidone” é uma expressão italiana que serve para designar jogadores que não emplacaram/empolgaram na Itália. Literalmente significa “lata de lixo”. Renato Gaúcho é considerado um bidone. 🙂

    bi·dó·ne
    s.m. AU
    1a. grosso recipiente di metallo o di plastica, di forma cilindrica, usato spec. per il trasporto di sostanze liquide
    1b. contenitore per i rifiuti: bidone della spazzatura

  2. Demais esse vídeo! Valeu!

    Renato fez duas coisas importantes na vida.

    A primeira foi o terceiro gol do Mengo contra o Atlético-MG, em pleno Mineirão, na semi-final da Copa União de 87. Um gol antológico. É legal demais a imagem do goleiro João Leite tentando segurá-lo pelas pernas. E mais bonito ainda é o Renato mandando beijos para a torcida do Galo.

    http://www.youtube.com/watch?v=BydREs2w1Ts

    A segunda foi o olé que tomou de Júnior (do Flamengo, claro), na final do Brasileiro de 92:

    http://www.youtube.com/watch?v=6nkagMHi20E

    Dá-lhe Mengo!

  3. Fez 2 gols no mundial e estava drogado segundo depoimento de outro jogador ( ele mais 5 jogadores do gremio). Ele é atacante, Falção era
    volante e mesmo assim fez mais gols que Renato.

      1. Este blog, às vezes é instrutivo, noutras é divertido, como todo colorado ressentido. Acho que tá no DNA do torcedor do vermelho.

        Qual o problema em reavivar. Todo colorado especula se o Renato é gay. Em contrapartida, tá na memória coletiva a história do primeiro Pato, em Roma.

        Se for puxar um pouco mais, podemos falar da história de um lendário zagueiro que não deixava cabecear na área dele, mas em casa, a patroa recebia muitas cabeçadas e umas entradas desleais de incautos atacantes.

        Uma coisa é certa, Falcão foi um grande jogador. Mas não foi campeão do mundo. O Gabiru foi.

  4. Tá muito vestal isso.

    Drogas!? Não mencionei drogas! E, se fosse, qual o mal em falar? Achei corajoso o Caju em revelar aquilo, independente da gritaria que deu.

    No vestiário de um time (sempre tinham duas jarras; uma com suco de laranja e outra… também com suco de laranja). Estimulantes pré antidoping.
    RSRS

    E, naquele timaço do colorado de 1979, tinha um meia-esquerda que jogou muito, muito, muito bem. E com o Falcão!!! Parece que ele tinha uns problemas de temperamento e tal…. Esse cara jogou lá em Tóquio pelo Grêmio. Será que ele se perdeu só de passar perto do Olímpico??
    KKKKK

    1. Pedro,
      não foste tu a mencionar drogas. Mas é um reply teu sobre um meu de um texto que falava sobre isto.

      Sobre este meia, nunca ouvi falar nada sobre isto em 79. Tampouco depois. Bom ele é amiguinho de toda a imprensa, até hoje.

  5. Pois é, Milton. O Renato, ruim desse jeito, foi campeão do mundo. O Falcão, bom bagarai, foi o quê mesmo? Ah, rei de Roma. Tinha esquecido.

    🙂

    Abs,

    1. Momentos
      pra mim uma cena imortal que deve ser reconhecida por ambos os lados.

      Jogo em Roma. Isso ocorreu há alguns anos, o alto falante menciona que nos camarotes, encontra-se Paulo Roberto Falcão. O estádio inteiro irrompe em longos aplausos, de pé, ao inesquecível Rei de Roma.
      Bacana, né!?

  6. Pois é. Não sei quem jogou mais. Agora, se é para fazer comparações com base em desempenho – resultadaos – na Europa, o Falcão não chega nem em décimo lugar. Evaristo, Mazzola, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, Lúcio, Maicon, etc. Roma é uma praça menor em termos de futebol italiano – europeu, nem se fala. A Roma é um clube médio, é uma Atlético Paranaense, que de uma vez a cada 50 anos irá ganhar um título nacional. E só. Sua luta é por se classificar para a Liga dos Campeões. Aliás, o futebol de Falcão merecia um clube maior. Renato também. E querer menosprezar o futebol do Renato, ou melhor redicularizá-lo, com esta montagem, francamente… Basta os gols da final de 1983. Já seria o suficiente.

  7. O Falcão era um grande jogador, mas não cabeiava bem e tinha deficiência no chute a média e longa distância, virtudes resistência, combatividade e boa visão de jogo… já o Renato, também era um grande jogador driblava muito bem, era forte, muito veloz e corajoso, mas o defeito dele era muito fominha não gostava de servir os companheiros. Acredito que ele se equivalem, mas fora de campo o Falcão é um exemplo de educação e humildade, já o Renato é meio fanfarão se bem que ele melhorou muito, as entrevistas dele (hoje 2011) são maravilhosas, no passado um desastre só falava em sexo… se perguntar pra uma pessoa neutra quem jogou mais todos dirão que foi o Falcão porque ele é ótima pessoa e isto conta muito ponto… Não tenho dúvida que se o Maradona fosse mais equilibrado ele seria considerado o melhor jogador do mundo (depois do Pelé) mas ele teve vários problemas pessoais e até de droga, por isto ele é muitas vezes é contestado. O Pelé é o melhor do mundo por que além de grande é ótima pessoa, se o Pelé tivesse o comportamento do Maradona seria discutível. Resumo, eles empatam como jogadores, mas o Renato por ser muito sanguineo é mais motivador que o Falcão, tendendo a ser melhor técnico.

  8. Sou colorado, mas reconheço o Renato um grande jogador, ele fracassou só na Italia por que ele não se adaptou aos costumes locais, talvez saudade das centenas de capas da Playboy que ele pegou e isto dá inveja em alguns homens, o Renato foi bem no Grêmio, Flamengo, Atletico Mineiro, já na seleção brasileira ele foi boicotado pela panelinha do Falcão, Zico, Cerezzo, Sócrates e Junior que dominavam o Telê Santana, eu fiquei chocado vendo o Falcão não quer passar a bola pro Renato, até o brilhante colunista Paulo Santana denunciou isto…fiquei com pena do Renato, depois ele resolveu se solidarizar com o Leandro e aí veio o corte, por isto eu concordo com o Marcos, se tu for uma boa pessoa o grupo te aceita melhor e tu acaba se integrando melhor ao ambiente…o próprio Renato foi mandado embora do Grêmio por indisciplina no início da Carreira e aí o Fabio Koff mandou chamar “O LOUCO”, lá em Bento Gonçalves. Aliás a panelinha do Falcão era tão poderosa que em 1986 eles voltaram totalmente envelhecidos e fizeram aquele fiasco junto com o Telê, os jovens não tinham chance naquele grupinho…

    1. Concordo totalmente com você e o Renato não é nada daquilo que muitos afirmam ele é muito simpático com o público em geral, trata bem todo mundo….ele é que nem o Alexandre Frota, muitos não gostam dele, mas ele é legal pra caramba.

Deixe uma resposta