O discurso censurado dos músicos da OSB Jovem

A música acima de tudo! Nós da OSBJovem acreditamos nesta afirmativa. Acreditamos que para haver música deve haver músicos, e que para haver músicos deve acima de tudo existir respeito.

Frente a toda esta situação indissociável – onde uma ação imoral encontra respaldo na lei – a dignidade de toda a classe musical deve prevalecer e, assim sendo, a OSBJovem se manifesta de forma pacífica se recusando a tocar, não apenas por estarmos sendo usados para substituir a OSB profissional, o que é fato, mas porque hoje estamos no papel de ser o futuro da música no país, e não queremos que a realidade musical e social continue sem respeito, sem moral e sem diálogo.

Embora em mais de uma ocasião tenha sido colocado que a FOSB e o maestro estão abertos a diálogo, não acreditamos que isso possa resolver a nossa situação como músicos jovens, uma vez que esse mesmo canal de diálogo foi aberto aos profissionais e a FOSB não transigiu, desencadeando este triste cenário em que o meio musical se encontra.

Queremos a partir de hoje, de agora e para sempre, exercer nossa profissão, fazer música em um ambiente saudável e tendo como principio o respeito ao próximo.

Hoje estamos aqui nesta situação e escolhemos agir, escolhemos nos manifestar em prol da música e da verdade, e é com todo o respeito à plateia de hoje e de sempre que não tocaremos hoje.

Temos esperança nas coisas certas, e é com essa esperança que agradecemos e contamos com o apoio de todos vocês.

5 comments / Add your comment below

  1. Parabéns…..tão novinhos e já tão cheios de caráter, ética, respeito,….Meus sinceros votos de muitas felicidades, pois vcoês merecem!!!

  2. O texto foi corrigido. Eles afirmaram “para haver música DEVEM haver músicos”… Isso mesmo, com um erro GROTESCO de Português… Lamentável que um MANIFESTO seja tão mal redigido. A matéria até mereceu comentário no GLOBO na coluna do Ventura em http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/dizventura/posts/2011/04/11/desafinando-no-portugues-374210.asp … Além disso eles agirmaram estarem “INDIGUINADOS” em http://cmusicososb.blogspot.com/2011/04/osb-na-globo-news.html. Lamentável o Português desse pessoal…

  3. @samuel
    A função primária de qualquer língua é a comunicação efetiva. “Deve haver” músicos ou “Devem haver” músicos funcionam muito bem em texto falado naquele contexto. Lamentável o português? Você fala como se todo o brasileiro fosse capaz de perceber um erro como esse, sendo que GROTESCO é na realidade o seu exagero com um ou mais erros. Como você sabe que o texto foi corrigido? E se o cara tiver falado errado na hora simplesmente? Eles são jovens e desafiaram NA CARA um renomado regente. Tem mesmo que pegar um errinho inofensivo desses? Você e o colunista da globo deveriam prestar mais atenção no que eles queriam dizer ao invés de ficar pegando cada palavra e letra para criticar e insultar. Ou talvez você devesse reler a SUA mensagem antes de apontar o erro dos outros, afinal, sinto lhe informar, mas não existe a palavra “agirmaram” em nosso português. Você fala como se não houvesse coisa “pior” em nosso país (em relação ao bom uso da gramática), se toca meu.

    @Luciano
    Ah claro, porque gente boa é o pessoal que vai subir no palco e tocar para um público que está vaiando. Gente boa é o pessoal que vai tocar para o regente que demitiu as pessoas que trabalhavam na orquestra em que ele sonha entrar. Ou talvez ainda gente boa seja o PÚBLICO que VAIA a apresentação e depois CRITICA os músicos por saírem do palco. Caso você não tenha percebido estou sendo sarcástico. Aliás, você não deve entender nada sobre mercado. Já ouviu falar no Nelson Freire? Sabia que ele cancelou o concerto dele com a OSB? É uma grande oportunidade de tocar no próprio país e ganhar muito dinheiro, e ele recusou. E aí? Ele não é gente boa o suficiente pra você?

Deixe uma resposta