Francisco Marshall é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Em cerimônia realizada ontem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sob as bênçãos e proteção de Deus, meu amigo Francisco Marshall — cujos títulos evito citar porque poderia me confundir — recebeu mais um: o de Cidadão Emérito de nossa cidade. A honraria é merecidíssima a quem tanto faz pela cultura em nossa cidade. Trata-se de uma pessoa multifacetada. Não conheço o acadêmico da Ufrgs, mas, espreitando os fatos do cara ser do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Artes da Universidade e ainda membro da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires, fico meio pensativo. Conheço melhor seu trabalho no StudioClio, um autêntico um oásis cultural numa cidade retraída como a nossa. Um oásis que, diga-se de passagem, não lhe dá nenhuma contrapartida financeira, até pelo contrário — o que não estou autorizado a comentar, mas não consigo deixar de opinar: trata-se de um espetacular absurdo e uma comprovação de que Porto Alegre não deve jactar-se com muita minúcia. E conheço ainda melhor o amigo que frequenta nossa casa e que frequento. Legítimo representante de Dioniso, sua atividade como divertido e gentil interlocutor, amante da boa mesa, da cerveja, dos vinhos e dos charutos, entre outras coisas, é sem dúvida a faceta com a qual mais convivo. Vou deixar passar as facetas do pianista e compositor, tá?

A honraria foi entregue, coincidentemente, na data de seu aniversário, o qual costuma ser referido por ele como a Data Máxima do Paganismo Meridional. E foi.

Parabéns, Chico!

17 comments / Add your comment below

  1. Muito obrigado!

    “Sob as bençãos e proteção de Deus” eu não vi; no meu discurso eu falei, sim senhor, de Afrodite e Dioniso, como total clareza.

    O pianeiro e descompositor agradece a magnanimidade.

    Títulos acadêmicos:
    Licenciado em História, UFRGS 1989.
    Dr. em História Social USP, 1996.
    Pós Dr. Princeton University, 1998.
    Pós Dr. Heidelberg University, 2009.

    A pronuncia seria prof. Dr. pós doutores (huahuahuahua).
    Na verdade, pós doutorado não deve ser considerado título, embora alguns o ostentem assim, indevidamente.

    Suma sumarum, o convívio no lar Antonini-Ribeiro basta e supera todas as glórias e títulos. Apesar daquele Shosta range-dentes na hora da sobremesa (faz parte…). Evoé!

  2. hauhauaha não sabia q ele era a frequência “FM” que pegava por acá.
    sem dúvida, um cara muito “emérito”. não gostou mto qdo apareci no studio clio vestido de tricolor, mas foi sempre um prazer acompanhar suas belíssimas introduções (sem duplo sentido, por favor) aos palestrantes. um primor. um cara culto e gentil. é ruim qdo o pacote não vem completo. é ótimo qdo vem. e é o caso, me parece.

    1. Todos são testemunhas. Dei parabém ao FM.

      Cara, qual é?

      PS.: desde hoje, 30 de Dezembro de 2012,
      por sua extrema indelicadeza, neste blog, em relação a mim, o batizo de “CHARUTINHO”

      PS.: a partir de agora, em toda a Porto Alegre, você não passa de um “Charutinho”!

      PS.: e eu lhe dei parabéns, seu estúpido!

  3. Seu Milton, que bom que o Sr. abre espaço, pois sobre o FM pianista veja o que diz Olinda Allessandrini:

    “És um pianista com letras maiúsculas, tens uma belíssima sonoridade, idéias musicais consistentes e claras, e dedos rapidíssimos. Tudo o que um pianista sonha ter !!!”

    …apesar disto, sou consciente dos meus limites, bem estreitos, e prefiro o posto de pianeiro descompositor.

  4. Peço licença para um intrometido PS, depois de 7 anos!
    Estávamos, ex colegas, relembrando os anos de faculdade…. e toda vez que isso acontece, lembramos do Prof Marshal, uns achando que tiveram aula de filosofia (?! não sei…) e outros lembrando de tarefas divertidíssimas (como desenvolver um projeto de livro, que acabava virando uma ode a Star Wars…), além das pernas agitadíssimas enquanto estava ‘calmamente’ sentado na mesa de professor.
    Saudade das aulas, ainda imaginando como foi parar lá na biblioteconomia, mas muito feliz por isso.
    Sempre admirei o profissional, mas ver o relato de um amigo tornou o prezado FM ainda mais interessante.
    Amei a foto, a propósito!
    Que Afrodite e Dioniso lhe favoreçam!

Deixe uma resposta