Relato de uma Viagem à Itália (III)

Fomos de Roma para Verona de carona. Um pequeno problema na saída: tínhamos crescido e não coubemos no Skoda do Mario. Mudamos para uma enorme van da Fiat chamada Ulysse que deve ter consumido muito mais combustível do que o pretendido pelo Mario e pela Marisa… Verona é muito menor do que Roma, é claro, mas nela podemos ter uma perspectiva histórica muito diferente. Lá, a Idade Média permaneceu. O Renascimento, em Roma, destruiu muitas obras da Roma Antiga e praticamente sepultou a Idade Média. Os veroneses, muito mais pobres naquela época, mantiveram um registro menor, porém mais completo de seu passado. E, se em Roma a Claudia estava em casa, o que dizer de Verona, cidade onde ela morou por sete anos? Ela conhecia não somente todos os pontos turísticos como também os gastronômicos, as ruas, as linhas de ônibus e os supermercados… Minha lembrança da cidade estará sempre misturada com as figuras gentis e engraçadas do Mario, da Marisa e da Bruna, pessoas que a Claudia adora (não é para menos) e que depois nos deram as chaves de seu apartamento de Verona — trabalham lá — e foram embora para o Brasil preparar sua festa de 25 anos de casados… Numa espécie de estranho e benigno ciúme restrospectivo, deu-me desejos autênticos de um dia também morar lá. É uma cidade lindíssima, pequena (250.000 habitantes), com trânsito inexplicavelmente complicado e cartazes anunciando concertos de música erudita em muitas paredes — dei-me ao trabalho de contar os cartazes nas ruas, assim como as páginas culturais dos jornais. Os concertos eruditos e óperas de que ocorrem em Verora durante um mês, correspondem a seis anos de Porto Alegre, sem contar a qualidade. Uma cidade pequena, latina, linda, com todas as estações bem definidas e música… É o meu país inventado, é o paraíso!

Só não gostei de ter entrado numa gelateria para comer brioche — um pãozinho doce — com sorvete. Uma ideia legal no papel, mas por demais embuchante para meu estômago, que costuma aceita qualquer coisa em quaisquer quantidades.

Vamos às fotos?

A Arena de Verona vista de fora. Suponho que esteja abaixo do nível da rua para facilitar a entrada e armazenamento de água em seu centro, pois primeiramente era utilizada para servir de palco a batalhas navais, assim como o Coliseu de Roma.

A Arena é o Coliseu de Roma menor, porém completo. Fiquei abismado com sua beleza e, depois de ouvir a Claudia contar sobre as óperas tinha visto ali, pedi ela ir lá embaixo, pois queria sentir um pouco da acústica. Olha, eu conheço bem a mulher com quem vivo há 3 anos e meio; então, sei que ela falou bem baixo mas a ouvi perfeitamente uns 40 metros acima. Um espanto. É evidentemente, um local perfeito para óperas. Não se faz necessária nenhuma amplificação eletrônica. Só instrumentos e gogó.

Foto da Piazza Bra, tirada do alto da Arena. Era 11h30 mas, com aquele frio, nem os veroneses se arriscavam muito na rua.

Detalhes da porta da Igreja de San Fermo.

Mais do mesmo. Sua construção foi feita sobre outra igreja, esta medieval, que está recuperada abaixo. É isso mesmo, San Fermo está ao nível da rua e há outra igreja, plenamente recuperada, tosca, linda, medieval e ativa no sub-solo.

O claustro de San Fermo.

O Castel Vecchio à beira do rio Adige é uma antiga fortificação onde há um museu e mostras de artes plásticas, com acervo permanente e visitante.

O rio Adige é limpo e ali reúnem-se milhares de aves ao final da tarde com finalidades não declaradas. Só sabe-se, ou melhor, vê-se, que elas obedecem a um instinto súbito de levantarem vôo todas ao mesmo tempo e que é bonito de se ver.

Dizem que dá sorte colocar a mão no seio direito de Julieta. Todo mundo faz, não custa tentar, apesar de ser um seio gelado.

Na próximo segmento, Veneza e, depois, Riva e Flavio Prada.

3 comments / Add your comment below

  1. Repetir que estão ótimas não fica bem, não é? Estão, mas eu não repito. : ) Beijos Silvia (ando sem tempo, mas apareço)
    Silvia Chueire Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 19 2005

    Fiquei encantada com Verona. Parece mesmo um paraíso. Entrou na minha lista de lugares a visitar urgentemente.
    Marilia Mota Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 19 2005

    Puxa, quanta novidade, hein? Também tenho uma filha adotiva… Há braços!!
    Mauro Castro Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 18 2005

    Os vestígios do passado… ainda bem que eles não são como nós, apenas para exemplificar, o bairro de Copacabana foi construído três vezes no século passado, cada construção jogando por terra a anterior. Verona é pequena aspas, nós é que temos cidades imensas, em apenas onze áreas metropolitanas concentramos mais de 60% da população do Brasil.
    Manoel Carlos Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 18 2005

    Ë lindinha Verona! Fico aqui imaginando a Cláudia gritando lá de baixo: Mirrrrrrrrto, Eu te amooooooo!! rsss Continue com este delicioso resumo. Beijão
    Mônica Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 18 2005

    TEMPO DA FARTURA by Ramiro Conceição Quando do reino da delicadeza, espero ser um fruto maturado, comestível com o prazer da fartura. Porque da morte — se nasce!
    Ramiro Conceição Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 18 2005

    puxa, milton, claudia tem toda razão, Verona é muito fofa. Tb me apaixonei só de ver as fotos. Amei o claustro de San Fermo, imagina só. Hum, ficar ali só escrevendo com uma garrafa de vinho ao lado, o mundo longe, muito longe. o sinistro belíssimo. bjs
    maira parula Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Verona é uma das poucas cidades da minha lista que ainda não conheci (o problema é que toda cidade por aqui é histórica), mas depois destas fotos, vou programar uma visita rapidinho.
    Allan Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Concordo com Ilídio, corra, junte isso. Tá fantástico o seu relato, as imagens, tudo. Fiquei com vontade de morar lá tb.
    Dira Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Caramba, Milton, esses textos onde vc tem contado da sua viagem, deveriam ir pra um blog a parte, tipo “Diário de Bordo”. Fazem com que o leitor vivencie cada passo… Bem, meu amigo, já que vc aderiu, Ding ô Bell é o cacete pra vc tb! Um beijo grande,
    Rô Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Milton, voltarei para ver a Itália de acordo com a tua perspectiva. Vim apenas responder. Milton: uma pergunta tudo-a-ver com-o-post: a música 1 x 1, de Edgar Ferreira, cantada por, dentre outros, Jackson do Pandeiro, refere-se a um jogo do glorioso Santa Cruz? Manoel Carlos: sim, encarnado (vermelho), branco e preto; eu tenho em MP3, você quer?
    Manoel Carlos Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Ai, Milton… que inveja! Não conheci Verona, mas ir a um festival de Ópera lá é um dos meus sonhos! As fotos estão belíssimas. Vai morar lá, vai!
    nora borges Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    O anônimo fui eu, heheheh
    D. Afonso XX o Chato Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Caríssimo, Quando aprendemos história no ginásio (ou no científico, nem me lembro mais, hehehe) fica-se com a impressão que essas coisas não existem de verdade. Imagino que seja um prazer indescritível estar diante de tudo isso. Minto, estás descrevendo muito bem. abs
    [Anonymous] Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 17 2005

    Milton, DISTÂNCIAS DISTANTES by Ramiro Conceição Não há o que fazer mais! Sou parte do seu interior que vem das distâncias distantes!
    Ramiro Conceição Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    PALHAÇO DOS PÁSSAROS by Ramiro Conceição Entre tropeços, entre medidas, entre trapaças, entre mil beijos, costurei todos os pedaços do espantalho. Palhaço me tornei dos pássaros em festa, esta dos cabelos de todos os telhados: Picasso brinca e encanta Portinari; Einstein lança pedrinhas — e Garrincha ri; Van Gogh pinta o espetáculo!, sem medo ao lado!
    Ramiro Conceição Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    PRESENTE DE GREGO by Ramiro Conceição Conquistei a dádiva de sonhar tudo e perder tudo! Que presente de grego é esse? A possibilidade de inventar “Poesias”!
    Ramiro Conceição Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    A Stella vem aqui em casa? Manda foto primeiro Stella.
    Flavio Prada Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    Obrigada! Pelos teus vôos e pousos que emprestas generosamente, assim… O que mais me encanta é o teu amor pela Cláudia e o dela por ti. Que Deus os abênçõe! Feliz natal, ano berrante e novíssimo em folha, verão, férias, tuuuudo. E um abraçuu, lógico, como boa gaúcha (e colorada) que emociona-se, na chincha. Até!
    Leila Eme Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    OLááááááá´, Que delícia esta sua viagem, vou para Italia em Julho do ano que vem. E com certeza vou seguir este seu roteiro. Beijos Stella
    Stella Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    Obrigado, Milton, por me fazer compartilhar das tuas belas vivências. Na minha desprezível experiência do mundo, seres semelhantes a você são raros. Você faz parte dos meus dedos. Belíssimas fotos: “Castel Vecchio” e o rio Adige. Talvez sejamos aquelas aves à beira de um rio desconhecido, ao final da tarde, com finalidades não declaradas, com enigmas ancestrais que devem ser doados ao vindouro. Talvez depois da curva do rio esteja o tesouro sem ouro. Sim!, aquele dos besouros do porvir. Quem sabe! Como lhe agradecer? Da forma que sei dizer: LUA DO SOL by Ramiro Conceição A poesia é mulher e homem!: um coração de terra com pedaços de pão onde ao cair da tarde os pássaros vêm e vão.
    Ramiro Conceição Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    Milton, que legal! Você realmente é um cara viajado. Sonho em qualquer dia reunir amigos tão especiais, como você, ao sabor de um belo barreado, com o cenário da bela baía ao fundo, no ambiente bucólico da velha Antonina e ao som de belas canções. Ainda vou realizar isto! // Li tudo que escreveu até agora sobre sua viagem e estou fascinado. Você é um sortudo cara! /// Ainda não tinha dado os parabéns pela campanha do Inter. Mas lembre: o tricolor voltou! (rsrsrsrsrs). Um abraço fraterno.//// E estas fotos, hein! Maravilhas!!!
    Ery Roberto Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    Milton, compartilho com voce e a Claudia o amor por Verona. Ainda mais porque eu namorei uma moça chamada Vera que era mais alta que eu.
    Flavio Prada Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    Muito boas as fotos, assim coomo o texto (não surpreende, claro). Verona é isso mesmo, uma pequena caixinha de jóias, e pertinho do lago di Garda e não muito longe dos Alpes. Tens razão, é o paraíso! abraço
    marcelo Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

    Lindo! Esplêndido! Perfeito! [sinônimos]!
    Luciana Relato de uma Viagem à Itália (III) Dec 16 2005

Deixe uma resposta