Paris, 26 de fevereiro de 2014: Museu d’Orsay e o Sono da Razão

No dia 26 de fevereiro, há exato um ano, eu e a Elena acordamos atrasados — demoramos anos para sair do hotel — e extremamente bem-humorados. Tudo era motivo de piadas e digo-lhes, meus amigos, a Elena é extraordinária nisso. Tem uma acidez toda especial que não sei se é de origem soviética ou judaica… Já expliquei que o mapa do metrô de Paris não foi feito para daltônicos e, como eu era o condutor da viagem, acabei nos levando para fora de Paris em vez de nos levar para o Museu d`Orsay, para onde poderíamos ter ido a pé. Acabamos numa cidadezinha da periferia chamada Juvisy-sur-Orge, a 19 Km de Paris. O esquema do metrô tem cor-de-rosa, violeta, vários tons de verde, lilás, púrpura e outras cores sabidamente inexistentes para gente daltônica como eu. Voltamos a Paris e finalmente…

Milton Ribeiro e Elena Romanov 00

Chegamos ao melhor Museu de Paris, o Museu d`Orsay. Lá é proibido tirar fotos dos quadros. Respeitamos, é claro. As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período entre 1848 e 1914. Entre outras, estão presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas e Redon  — segundo a Elena, os Renoir estão na Rússia. Situado na margem esquerda do Sena, o edifício era originalmente uma estação ferroviária, a Gare d`Orsay. Abaixo, uma foto geral que deixa clara a função original do prédio.

DSC00987

Lá em cima, no caminho dos poucos Renoir do museu, tem o relógio da estação, através do qual pode-se ver Montmartre.

DSC00990

E esta é uma foto tirada através do vidro do grande relógio. Abaixo, vê-se a margem direita e a Catedral de Montmartre ao fundo.

DSC00988

A próxima foto continha uma mensagem cifrada para o Latuff, mas não lembro qual…

DSC00991

Pierre-Auguste Renoir, Le Moulin de la Galette  Eu e Elena ficamos minutos e minutos parados observando esta maravilha. Mas foi muito pouco tempo. A lembrança do quadro ficará para sempre ligada a ela.

renoir

Na saída, fomos a um café na rua detrás  do Museu. Aqui, eu estava tentando chamar silenciosamente a atenção da Elena. Ela estava no meu tablet e eu fui fotografando.

Milton Ribeiro e Elena Romanov 01

Ela não me olhava.

Milton Ribeiro e Elena Romanov 02

Não queria saber de mim.

Milton Ribeiro e Elena Romanov 03

Pô.

Comentário de Tina Martina no Facebook sobre a próxima foto: “acho essa foto incrível, o desenho da gola do casaco faz um caminho para o olho se fixar no segundo plano. boa pra estudar”.

E a resposta do Marcos Vasconcelos: “A Tina me lembrou minhas aulas de visualização fotográfica na faculdade. Essa foto é realmente um espanto. Pela teoria, a primeira coisa que a gente deveria ver é o Milton, mas não… o olho vai direto no vermelho do casaco da Elena e desce naturalmente para as mãos dela. Só quando a gente percebe que essa foto não está aí só pela beleza da fotografada, é que a gente encontra o Milton. E então, o humor da foto”.

Jonatha Arruda: O amor tem de ser assim, brincalhão, divertido…

Elena Romanov: Sempre voltamos para rir desta foto…

Gente, é uma obra-prima involuntária. A mim, só me dá vontade de tocar na Elena, mas este é um assunto de foro íntimo. Voltando à situação da foto…

Milton Ribeiro e Elena Romanov 04

Cansei. É muita concentração para mim.

Milton Ribeiro e Elena Romanov 05

Estava já nas vascas da morte, emitindo sons de estertores para ela me olhar. Foi quando…

Milton Ribeiro e Elena Romanov 06

… ela finalmente olhou para mim…

Milton Ribeiro e Elena Romanov 07

Ainda no café, logo depois de ver as fotos, ela citou Goya: “O sono da razão produz monstros”.

sono da razão

Nossa, queria ter uma almofada como esta.

sono da razão almofada

Sou um cara cheio de circunspecção. Minha seriedade é inabalável.

Milton Ribeiro 01

Não gosto de brincadeiras, todos sabem que Milton Ribeiro é alguém severo e plano.

Milton Ribeiro 02Meu deus, quem terá pago este café?

2 comments / Add your comment below

  1. Dos Cadernos de meus Fiascos (volume XXIII).
    O que Milton, que é um cara generoso, não conta, é que eu enviei a ele um texto sobre coisas para aproveitar em Paris. E sugeri que pegasse o metrô sempre que não pudesse ir a pé. E disse que o mapa do metrô era uma maravilha.
    Não me passou pela cabeça a relação das cores do mapa e o daltonismo do Milton.
    Mas isso não tão grave, fica pior se soubermos que, poucos meses antes (ou depois, não lembro). Fiz as mesmas entusiasmadas recomendações a outro amigo que ia a Paris. As mesmas.
    Ele TAMBÉM é daltônico.
    Uadarrél!!!

Deixe uma resposta