Maitê Proença em Portugal

Costumo ler alguns blogues portugueses. Há vários bons e eles têm uma sede de literatura que é incomum por aqui. Porém, nos últimos dias, muitos falam muito de Maitê Proença. Com boa dose de razão. Engraçado, lá ela é considerada atriz, apresentadora e escritora. Não lembro de ter visto um livro ou uma linha sua, mas, enfim, parece que escreve algo. E o programa Saia Justa é um sucesso por lá.

Bom, só que o Saia Justa andou mostrando uma viagem que Maitê fez à Portugal onde ela tira um sarro do país. Talvez a “escritora” e atriz não soubesse que eles se comportam como aquele aluno que será alvo de todas as piadas e apelidos da turma: ou seja, eles se irritam e discutem com o ofensor e entre si. Então todos estão indignados e pediram uma retratação à “autora”, um pedido claro de desculpas ao povo português, seja por escrito, oral ou em vídeo. Maitê gravou um vídeo de desagravo, porém antes, no programa, Maitê reclamara do técnico de informática que olhava para o mouse como se este fosse uma capivara, mostrara uma placa ao contrário — não está ao contrário, é daquele jeito mesmo — e cuspiu numa fonte, fato indiscutivelmente desrespeitoso e que fala mais mal de Maitê e do programa do que de Portugal. Para piorar, as outras três apresentadoras deram gargalhadas. Tudo irresponsabilidadezinhas, nada de muito grave, nada que não fosse esperado da capa da Playboy de um mês de 1987 e de outro de 1996, mas a reação foi imensa.

Eles levaram a sério. Acusaram-na de lusofobia, o que deve ser verdade, mas que… pô, quem dá importância aos pensamentos de Maitê Proença? Eu me preocuparia mais com o que ela disse sobre Salazar. Vejam abaixo.

Um dos mais tranquilos foi o excelente escritor Franciso José Viegas, que escreveu o que segue em seu blog:

Jantei com Maitê Proença em Lisboa, possivelmente na mesma altura em que a atriz gravou o vídeo que agora está na internet. Nele, Maitê (sempre bem tratada pelos portugueses, que inclusivamente lhe compram os livros) dá por adquirido que os portugueses são inábeis, atrasadinhos, enfim – o costume. Durante esse jantar, Maitê mostrou-se encantada com Portugal, e creio que era mais do que simpatia. Mas no Brasil é outra coisa. Faz parte do gene brasileiro esse apetite saudável por Portugal, a velha metrópole de padeiros, açougueiros e gente desajustada. As jovens nações, entusiastas e adolescentes, acham gracinha a tudo. Comportam-se como crianças quando descobrem a careca dos avós. É natural e compreensível. Depois crescem. Ou pedem que lhes apreciemos as pantomineirices.

Como resultado, a atriz teve de improvisar um patético pedido de desculpas:

O fato em si é desimportante. O que acho importante e digno de nota é a penetração da Globo nos países de língua portuguesa. Como nossa emissora não costuma primar pelas boas escolhas nem pelo bom conteúdo, ainda vai arranjar muitos probleminhas internacionais por aí. E uma péssima imagem para o país. Se os mexicanos são os fazedores de novelas lacrimosas, provavelmente nos tornaremos os reis da má educação e da grosseria. O que fazer?

79 comments / Add your comment below

  1. imagine q, sei lá, a USURPADORA publique livros e o SBT lhe traga a um programa qq e q ela fale algumas besteiras sobre o Brasil.
    o méxico não teria porque mover um palha de preocupação, PENSO EU.
    cada um repercute o q quer.

  2. Eu tinha lido sobre esse assunto justamente num dia que o youtube não estava funcionando e fiquei com preguiça de correr atrás. Agora vi o video e achei realmente muito barulho por nada. É levar a Maitê muito à sério mesmo.

    Isso me lembrou (e até me fez entender) que tenho um amigo português que morre de tesão pela Maitê. Mais do que Angelina Jolie, mais Scarllet Johansonn ou qualquer outra mulher no mundo. Acho que ele acompanhava Dona Beija quando passou por lá.

    São coisas acima da minha compreensão.

    1. Vai tomar no CÚ seu filho de pai CORNO e de MÃE PIRANHA.
      Mulher BOA tem em PORTUGAL, por isso é que vocês (FDP INGRATOS)
      estão todos a vir para cá.
      Vocês aqui já estão abaixo dos CIGANOS.
      Na semana passada estavam um bocadito acima.

      Boda

      ps: Já que são tão EXPERTOS, sabe dizer o que significa o MEU nome (BODA?)

      1. Como sou experto,
        vou botar logo no cu do BODA.
        Encaçape minhas bolas!
        MEU BODINHA BURRINHO…

        BRASILEIRO
        by Ramiro Conceição

        Todo francês é veado.
        Todo italiano é chifrudo.
        Burro?
        É todo português.
        Todo espanhol é sisudo.
        Todo inglês é calhorda.
        Bosta?
        É todo americano.
        Todo chinês é shaolin.
        Todo japonês, pintim.
        Todo argentino,
        da puta.
        Mas, nesta disputa,
        com tanta gente no mundo,
        com o que fica o brasileiro?
        Com tudo!

  3. (o mesmo, com correções)

    Dos diálogos sempre resistem uns ruídos, e desses ruídos sempre sobram pilhérias, principalmente se há um contencioso secular incidindo nos males da “colonização” e míseras culpabilidades, forjando ódios, estereótipos e desavenças sem fim. Vejo Portugal com bons olhos pela sua literatura, como vejo a Itália, Angola, etc. Procuro me resguardar das simpatias exageradas e antipatias que descem ao grau da obscenidade preconceituosa. Como criaturas são presas fáceis às idéias ruins solidificadas como cultura, navegamos às cegas nesse mar de caravelas a se estatelar umas contra as outras, sem juízo. Que a um dia bela Maitê recobre ao menos por um único instante a possibilidade de vida inteligente que um dia pode ter habitado em sua frágil consciência, e morra feliz com Portugal, que cá nós estamos a viver muito prazerosamente a infelicidade de nossos ancestrais fracassos embebidos em bom Porto.

  4. A atitude da “atriz” deixou-me envergonhado. Claro, a responsabilidade pelas bobagens que disse é exclusivamente dela, a princípio. Mas a existência e quase-hegemonia de uma emissora de TV como a Globo em nosso país é responsabilidade de todos nós. Assim, quando essa emissora divulga um vídeo tão desastroso quanto esse, ofendendo uma cultura e um povo (e os critérios de ofensa são subjetivos, devendo ser respeitadas as idiossincrasias de cada um), há uma culpa “difusa” pela situação criada.

  5. Ela resolveu contradizer Vinícius de Moraes… hehehe
    O fato pode até ser desimportante, mas ouvir tanta bobagem e grosserias deixaram-me de bochechas vermelhas… Sabe a tal da vergonha alheia? Pois é!
    Forte abraço.

  6. Maite proenca voce esta enganada sua cara.!!!. Seu Avo nao e de portugal ,que fica na europa,seu Avo infelesmente e bem do brasil cara.!! Aqui na minha europa {Portugal,Franca,Suica ,etc..!!) toda gente fica com idea,que um brasileiro e um simples reles sub-americano, Sempre com fome, alem de ser o pais com mais plasticas na cara, em todo mundo!!!! Talvez porque um brasileiro nunca passara de uma mistura de um preto,indio,africano,etc,,

    1. Parabéns, Antônio Pinto.
      Olho por olho, merda por merda…

      Não há tanta diferença abaixo do equador… Ao menos diminui a minha vergonha alheia…

      Abraços

      P.S. Apesar de ser Vaz me sinto de lugar nenhum, como a música dos Titãs.

    2. Caro Antonio Pinto, é uma pena que o sr pense desta forma, logo mostra sua falta de conhecimento…As palavras de Maitê, são palavras DELA! Uma atriz desqualificada, vagabunda e estúpida! Uma pessoa que não merece ser ouvida e NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO POVO BRASILEIRO! Caso o sr não saiba, entre 1500 e 1990, cerca de 3 milhões de portugueses trocaram Portugal pelo Brasil e entre os imigrantes portugueses e seus descendentes, calcula-se que existam no Brasil 30 milhões de portugueses (mais do que em Portugal!). O Brasil tem descendentes de espanhóis (no meu caso, que sou filha de espanhóis que vieram para o Brasil na época da segunda guerra), alemães, italianos e muitos outros povos. Os mulatos do Brasil, são quase na totalidade descendentes de portugueses, já que estes, vieram para cá e se misturaram com todas as escravas e indias que puderam! Melhor prova disso: 99% dos mulatos do Brasil são de sobrenome SILVA e o outro 1% são: Pereira, Oliveira, Rocha, Santos… Não preciso nem dizer de onde vem esses sobrenomes, preciso??
      E caso não saiba, o Brasil tem muita diferença social, existem muitos milionários (muito mais ricos que os ricos de Portugal) e muitos miseráveis (muito mais pobres do que os pobres de Portugal). Quase não se vê classe média por aqui, por isso temos tantas favelas e tantos condominios fechados de alto padrão! Isso gera muita violência por aqui também. Infelizmente a maioria dos que vão para Portugal são brasileiros de baixo padrão, pois uma empregada por aqui, ganha em média 300 euros mensais e acabam por ganhar mais ai, já um médico cirurgião, por ex, que em auge de carreira por ai, ganha seus 10 mil euros, por aqui ele ganha 100 mil euros… Consegue perceber agora a diferença social? Bom, enfim, espero que não generalize o povo brasileiro pela ignorancia de Maitê Proença.
      Carmen Cid

  7. Pediu desculpa foi o CARALHO
    Se essa puta tivesse juizo, tinha pensado 2 ou mais vezes sobre a merda da peça que fez. Só no voo teve tempo para apagar tudo, e ´+e agora 2 anos depois que vem pedir desculpa? Volta cá minha cabra que tens muitos “Manueis” e “Marias” para te fazerem o mesmo que tu fizeste na fonte.
    Já agora VACA DO CARALHO o Salazar não andou por aqui 20 anos mas antes 50.
    Fui
    VAI-TE FODER MAIS O MiguelSousaTavares

  8. Gostei da sua abordagem ao assunto, na verdade, provavelmente, os portugueses estarão, ou estariam, a dar muito mais crédito a Maitê do que os próprios brasileiro,,, vão-nos no sangue os brandos costumes e carinho pelo Brasil e seu povo. Daí que doa mais quando se ouvem “coisas” destas como a da Maitê vinda de quem se acarinha e gosta de verdade. Daí até à revolta e à passagem de vil a vilão vai um passo. Abraço, e parabéns pelo espaço, está muito bom!!!!! HCL

    1. Ácido, acredito que há realmente um exagero na reação portuguesa. Não pela ofensa — indiscutível e real –, mas por dar uma importância a Maitê que ela NÃO tem.

  9. Quando no Brasil não dão notícias positivas de Portugal, quando ao Brasil não chega quase nada da cultura portuguesa (chega Miguel Sousa Tavares – irónico, não é?) o GNT gasta 4 minutos passando um video mal feito e de gosto duvidoso que serve unicamente para diminuir Portugal e reforçar os estereótipos negativos dos brasileiros relativamente aos portugueses. Até poderiam passar isso lá no GNT desde que também passassem regularmente notícias de coisas positivas portuguesas.

    Se a Maitê se considera “Portuguesa”, nos adora e quer contrariar a ideia, frequente, entre os portugueses de que brasileiro é muito simpático pela frente e é outra coisa por trás, por favor, na próxima faça um programa divulgando as coisas boas da terrinha. Obrigado!

  10. Milton, o que é isto!!!

    Sabendo do filtro sempre atento deste blog, quando me deparei com os xingamentos acima a voz em meu cérebro (a que o Monty Python disse se tratar da voz que surge em nossa cabeça quando lemos um texto) passou do moto concentrado e de alto nível que sempre há por aqui, para uma gritaria de dar dor de cabeça! Por um elucidativo momento, saí do abrigo de seu site para a realidade de que estou na internet, esse mundo global onde o que impera não passa de barbarismos, ódios bairristas e (no caso) um atentado ao português (refiro-me ao idioma).

    Pior do que os atentados feitos pela atriz (que a meu ver não merecia post e nem celeuma nenhuma: quem se presta a ver televisão não deve esperar outra coisa, por que então a surpresa? Valha-me deus!), é a falta de argumentos e o comportamento fronteiriço.

    Censura Milton, receita de bobó de camarão neles. Tu já fizestes isto comigo por muito menos. Há formas mais nobres de se usar esses mantras tão indispensáveis do brasileiro medianamente culto dos FODAM-SE e VÃO TOMAR NO CU, e os catárticos VÃO PARA A PUTA QUE PARIU.

    O importante é ter charme!

  11. Parece-me muito claro que, a esta distância que sempre dá mais brilho ao estrelato brasileiro… o que ofende e choca naquela saia-curta da Maitê é o outro lado da vedeta,… uma degradante sujeira na vulgaridade da intimidade.

  12. Maite proenca e uma nativa,
    teve uma vida de inferno,viu o pai matar a mae!!!!!!!!!!
    fez aborto aos 16 anos!!
    perdeu um irmao viciado em alcol!!
    Recusou eutanasia ao pai,que acabou por se suicidar!!!!!!!!!!!!
    Maite proenca voce deixe plastica na cara porque voce esta velha no resto do corpo.

  13. antes de mais quero dizer q sou portugues, com muito orgulho e que adoro o brasil, terra onde tenho muita familía e amigos…
    a parvoice, a burrice e estupidez demonstrada pela maitê proença no videozinho apresentado no canal GNT, não se pode confundir nem desculpar com “HUMOR”. a verdade é que ela foi mal educada, e … sem ponta de humor… tentou ser “engraçadinha” e só mostrou que é BURRA mesmo, porque:
    1 – “O 3 invertido mostra origem maçonica daquela casa ou morador de Sintra” e não um erro do seu morador…
    2- não sabe usar o seu próprio portátil
    3- não sabe sequer que Sintra é uma das cidade património mundial e não uma vilazinha qualquer…
    4- não sabe… mas podia ter perguntado, porque alguem por cá poderia lhe ter ensinado isso
    5- isso e tb que não é de boa educação cuspir numa fonte, de um monumento nacional (portugues).

    aqui em portugal dizemos que “quem não se sente não é filho de boa gente”… por isso o meu comentário, apenas por isso, nada mais, porque vou continuar a amar os meus amigos e familiares do brasil, que não teem culpa das “merdas” que essa coitada disse.

    um abraço.
    paulo sá moreira

  14. Penso que a Maitê vai colher o que plantou com sua ingenuidade.. Não perdamos mais tempo com isso.. Acho preocupande o generalismo que se cria e a onda de ataques xenófobos entre dois povos levantada com tão pouco. Isso mostra a grande falha dos nossos sistemas educativos.
    Abraço e continuação de bom trabalho

  15. Carta à Maitê!!!
    Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta de Portugal!!
    Tudo jóia miúda.. já vi que és uma garota “légál” e brincalhona, por isso,
    sei que não levas a mal se te tratar por tu…já somos amigos!!
    Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que
    tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado
    né?
    Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão
    ofendidos com aquele documentario!! Afinal de contas, o pessoal brazuca é
    show de bola.. é sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de
    brasileiras brincarem e gozarem com “gajos” como o Camões e o Vasco da Gama,
    escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar a
    baixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo
    que entendi, tu também não sabias resolver … qual é o stress?? Na boa,
    tudo “légál”, show de bola garota…

    Sabes o que me lembrei???
    Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo camera man e
    fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor
    aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este
    guião:
    1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de
    Vitória como que a afirmar : “estou-te a mijar para os pés e tu não podes
    fechar os braços para me impedir… estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do
    mundo??”
    2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: “Oh
    garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros
    (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)…”
    3º Também era “légál”, o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas
    infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la… Espera lá! Já
    sei… arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a
    desembarcar no posto 9 em ipanema gritando o seguinte: “quem sois vós minhas
    popozudas de fio dental?? e vós seus boiólas de sunga?? Que estaides a fazer
    assim vestidos na terra que eu descobri??? ide-vos vestir e de seguida ide
    trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês
    servem!! (esta é show, não é Maitê??)
    4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer:
    “sabem para que é que este “preto” era bom?? para limpar os escarros que os
    vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em
    Portugal!”

    Vôcê curtiu a ideia Maitê??? Pensei que seria falta de respeito e de
    educação fazer uma coisa deste género de um país que não é o meu, mas
    afinal, é uma coisa normal como tu dizes.. é brincadeira.. isto há
    brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!

    Ah é verdade… muito importante…Depois vendemos isto à rede Globo e eles
    transmitem isto em horário nobre… Aposto que o Brasil vai ficar inundado
    em lágrimas de tanto rir!! Afinal de contas como tu disseste, o povo
    brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um
    “manézinho” vá aí à tua terra gozar com a tua pátria!!

    Um beijo pá..

    E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer
    contigo, mas não te conto agora… pronto está bem, eu conto… era esfregar
    3 pasteis de nata (aqueles que tu comeste) na tua cara!! Deve ser mesmo o
    teu género de brincadeira… afinal de contas tu és tão bem humorada! É
    verdade, traz as tuas amigas do programa porque há pasteis para todas!!

    Beijos pá

    Frederico

    Nota: Usei o nome de Rui de Carvalho sem qualquer desrespeito à sua pessoa,
    antes pelo contrário, é um símbolo do nosso país daí ser a pessoa exacta
    para ironizar esta situação.

    Outra chamada de atenção que quero fazer, será o facto de usar a expressão
    “preto” no ponto 4º. não terá qualquer intenção racial subjacente …será
    uma forma de ironizar a desplicência com que Maitê trata de alguns temas.
    Longe de mim querer magoar qualquer tipo de raça…

    1. Excelente !
      FMiguel, falaste muito bem ! Isto os brasileiros são danados para a brincadeira, realmente são…
      No fim de contas, amor com amor se paga … e se os brasileiros dizem que damos muita importancia a este tema, eu gostava de ver se nós fizéssemos alguma brincadeira do estilo de a eles lhes atingia da mesma maneira ! Ah, espera…. eles lá até contam anedotas de portugueses….
      Cumprimentos cá dos “mouros” !!

    2. Só agora, muitos anos depois, soube da existência desse vídeo e li o comentário do FMiguel.

      Posso dizer-lhe o seguinte, FMiguel: acho mesmo que a maioria dos brasileiros não gostaria do vídeo, mas eu riria de me mijar, e não seria o único.

      Acho que os portugueses têm de aprender a ser menos sérios, e os brasileiros, mais sérios.

  16. Primeiro escrito desta nota, a maitê e muito mais que vc que nem sabemos quem é, segundo já viu gato morto encomodar, sera se fosse outra atriz a fazer aquele vidio teiria repercuçao tamanha.Creio que ou a maitê e querida até por demais neste pais ou ela ta encomodando muita gente mesmo.

  17. Oi.
    Eu já nem falo da falta de cultura dessa senhora, pois, se não sabe, devia investigar sobre aquilo que disse.Assim não cairia no erro de gozar com o 3 invertido, o rio tejo, a época ditaturial, etc.
    Nem falo na cuspidela no prato que lhe dá de comer, enfim…
    Sei que a sua vida não tem sido pautada por substancias lícitas, se é q me entendem, contudo, isso é lá com ela, desde que não ofenda quem a recebeu sempre tão bem.
    Mas não podemos “bater” somente nessa dita senhora, as pseudo-apresentadoras, o programa e, até mesmo, o canal que deixou que isso fosse para o ar devem ser chamados à responsabilidade.
    Perdoar para poder voltar? NÂO VOLTE!!!

  18. Gostei muito do seu texto Milton.

    Acho que pessoas como ela existem em todo o lado são pessoas pouco inteligentes, fúteis e de duas caras – uma para consumo interno e outra para o externo.
    Foi o meio social parvo a que a MP pertence que a levou a pensar que podia fazer uma coisa daquelas.
    O saia justa é um programa abjecto que não é ácido nem pretende suscitar polémica é simplesmente de uma vileza gratuita com o simples propósito de ofender e insultar as suas vitimas.

    Disparo a minha raiva não contra a MP mas sim contra a rede globo.
    Uma rede televisiva abjecta, estupidificante que contribui apenas para sancionar a estupidez em vez de combater a ignorancia e promover a cultura.

  19. não é á toa que o pai matou a mãe e também se suicidou alguns anos depois. Eta mulherzinha burra e atriz de segunda categoria. Aquele sorrizinho forçado nunca me convenceu …

  20. Maité disse: “Aquele é um vídeo caseiro, artesanal, produzido entre amigos num dia de folga enquanto estive em Portugal em março de 2007, há dois anos e meio. Excursionei por um mês ao longo do país levando uma peça de teatro de minha autoria”
    Eu digo: Logo se vê o teu nivel Maité, no teu dia de folga aproveitaste para filar aquilo que es na realidade, enquanto o povo Portugues te recebia de braços abertos e ainda pagava umas croas para ir ver o teatro de tua autoria, o que fazias???…gozavas, melhor julgavas que gozavas porque no fundo foste triste, pois falaste do que não sabias se era piada digo-te ja…desiste para humorista es ZERO…compararste com os gatos tem dó…isso é uma ofença para eles. Foste triste mas pior esteve a Globo.
    Maité disse: “peço perdão a quem possa ter ofendido”
    Eu digo: So te ofendeste a ti … sabes porque? Todos os Portugueses ficaram a conhecer a verdadeira Maité, que pelos vistos os Brasileiros ja conheciam … com os comentarios que li anteriormente….”quem dá importância aos pensamentos de Maitê Proença?” so prova que ja sabiam como eras, a nos, so nos fizeste um favor…ajudaste-nos a conhecer o que és na verdade.

  21. Milton,

    entre os blogs portugueses a que se refere, não sei se leu O JUMENTO, e caso negativo, transcrevi no Drops de hoje! Vale a pena ler a visão de um português lúcido!
    Ela, coitadinha, só é mais uma loira e burra!

  22. Tanto barulho por causa de uma tontinha.
    Seguir em frente é o melhor caminho. Há mais que fazer e em que pensar. Recusei-me a ver o vídeo inicialmente pq achei que não valia a pena gastar o meu tempo. É certo que fiquei chocada qdo me informaram que tinha cuspido para a fonte. Imperdoável!
    Pensei então nos meus amigos Fárida e Wilson, brasileiros que por cá andam há mtos anos, que visitam a minha casa, que comem na minha mesa e que…eh pá gosto tanto deles.
    Gente estúpida existe em todo o lado, que podemos fazer?

  23. Cara Maitê,

    Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta de Portugal!!
    Tudo jóia miúda.. já vi que és uma garota “légál” e brincalhona, por isso,
    sei que não levas a mal se te tratar por tu…já somos amigos!!

    Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado, né?

    Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola. É sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem com “gajos” como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar abaixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver… qual é o stress?? Na boa, tudo “légál”, show de bola garota…

    Eu, em Portugal, de brasileiros, só conheço prostitutas. Cheguei a conhecer um dentista mas era um indivíduo com os dentes esverdeados do tabaco que estava sempre a insistir comigo “prá branqueá us denti”.Na terceira consulta perguntei-lhe se ele estava a gozar comigo. Sendo um indivíduo irascível (acho que no “Brasiu” chamam de “bravo”) a conversa acabou com ele a me chamar de “Mané” e eu a chamá-lo de qualquer coisa de m…
    As prostitutas são lindas de morrer e burras todos os dias. Uma delas, a quem perguntei se gostava de Chopin (tocava um tema dele na rádio), disse que eu era um “cafagesti”, pensando que eu lhe estava a perguntar se gostava de chupar. Uma disse-me que, quando ia ao McDonald`s comia sempre um “lanchi mac feliz”. Uma outra disse-me que fazia strip lá no “naiti clubi” onde trabalhava ao som do “pup away” do “Princi”. Só quando vi o show (a propósito, bem bom) é que percebi que se referia ao “Purple Rain” do Prince. Uma delas, a quem levei a jantar, quando lhe perguntei se queria um aperitivo, disse, toda boazona, “qui sim, qui quiria azeitona”. Não sabem escrever, não sabem ler, só sabem dizer “belêza”, “gostoso”e “delícia” e abrir as pernas. Constituem 95% das brasileiras que estão em “portugau” que, aliás, não querem deixar por dinheiro nenhum do Mundo. “Mais” (como os brasileiros dizem e escrevem em vez de “mas”), acham-nos piada. Provavelmente pela
    mesma razão porque acham que os hotéis têm de ter técnicos de
    informática…

    Sabes o que me lembrei???

    Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo camera man e fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este

    guião:

    1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um “V” de Vitória como que a afirmar : “estou-te a mijar para os pés e tu não podes fechar os braços para me impedir… estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo??”

    2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: “Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)…”

    3º Também era “légál”, o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la… Espera lá! Já sei… arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em Ipanema gritando o seguinte: “quem sois vós minhas popozudas de fio dental?? e vós seus boiólas de sunga?? Que estaides a fazer assim vestidos na terra que eu descobri??? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem!! (esta é show, não é Maitê??)

    4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer:

    “sabem para que é que este preto era bom?? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal!”

    Vôcê curtiu a ideia Maitê??? Pensei que seria falta de respeito e de
    educação fazer uma coisa deste género de um país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes.. é brincadeira.. isto há
    brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!

    Ah é verdade… muito importante…Depois vendemos isto à rede Globo e eles transmitem isto em horário nobre… Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir!! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um
    “manézinho” vá aí à tua terra gozar com o teu país!!!

    Um beijo pá..

    E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer contigo, mas que não te conto agora… pronto está bem, eu conto… era esfregar 3 pasteis de nata (aqueles que tu comeste) na tua cara!! Deve ser mesmo o teu género de brincadeira… afinal de contas tu és tão bem humorada! É verdade, traz as tuas amigas do programas porque há pasteis para todas!!

    Beijos pá

    Nota: Usei o nome de Rui de Carvalho sem qualquer desrespeito à sua pessoa, antes pelo contrário, é um símbolo do nosso país daí ser a pessoa exacta para ironizar esta situação.

  24. Oh Sr. Jaime Ferreira,

    Esta resposta já foi colocada neste Blog. Está um pouquinho mais acima.
    Desculpe, mas recordou-me agora a atitude da MP ao falar do que não sabe. A sua indignação é de tal forma “vermelha” que nem reparou nesse pormenor.
    Transcreveu algo q já cá estava. Repetiu-se. E depois esta resposta criativa e mordaz, já correu por td os PC de Portugal e quiçá do Brasil com tanta veemência, que perdeu a sua eficácia. O Desmond Morris no seu livro sobre o Futebol, ao analisar a reacção dos jogadores após a marcação de um golo, disse que inicialmente as emoções são tão fortes e tão intensamente vividas que o marcador é agarrado, beijado, acariciado pelos companheiros de forma efusiva, no nosso caso o facto de termos sido insultados de forma avulsa e primária, contribuiu para uma união nacional. No momento em que nos depáramos com o dito vídeo todos nos unimos para protestar. Depois destas primeiras emoções, os jogadores ao interiorizarem o golo começam a racionalizar a coisa e o efeito passa. Acho que esta comparação pode assemelhar-se ao que se passa connosco (portugueses) neste momento. É tempo de deixarmos isto de lado e se pensarmos bem é hora de acabar com isto já.

  25. Macacos me mordam, Milton!

    Que repercussão teu post na blogosfera lusa, hein? Serviu pra mostrar que isso de Trolls é uma coisa mundial mesmo.

    E, na boa, a Maitê e o Saia Justa sempre prestaram um baita deserviço à causa feminista. Agora ajudam a melar ainda mais um pouco a reputação dessa nossa terrinha brasilis.

  26. Com toda essa polêmica os brasileiros descobriram que, surpreendentemente, a Maitê Proença é levada muito a sério em Portugal. Aqui sabemos o quanto ela é lesadinha e não conheço ninguém que se lembre de algo que ela tenha dito ou lido um livro (??) dela.

    No fim não achei as desculpas dela muito boas. Ela devia ter dito seriamente que falou tosquices e se desculpava, e só. E que cospe em todas as fontes do mundo.

  27. Milton,
    onde toda essa “portuguesada” andava?
    Não tinha a menor ideia da penetração
    (no sentido castiço – e não do cacete – do termo)
    deste Blog na santa terrinha…

    PS:
    Milton, estou cá a pensar com meus botões em contactar a Luana Piovani para estrelar um vídeo sobre a Universidade de Coimbra. Que tu pensas sobre tal projeto cultural?

    Não, não, não, Milton!…
    Por favor, o estoque de capim e milho deixa comigo! Alimentaremos muito bem a nossa loura-mor!
    O único problema de custo que pressinto será – é claro – a grande quantidade de ferraduras, tu não achas?

  28. Como dizem os Americanos também quero dar os meus “2cent”.

    Se se carregar nos botões certos não há ninguém por santo ou educado que não perca as estribeiras. Sendo que a sua reacção é proporcional á sua educação.
    Este video tem precisamente todos os ingredientes necessários para fazer saltar a tampa a qualquer honesto Português.
    Este foi um insulto transversal à sociedade Portuguesa, daí que, a reacção foi ela também transversal, desde o moderado apaziguador á vileza do insulto aviltante.

    Sendo a Internet um fenómeno massas global não se pode esperar que todo o internauta seja civilizado. E com uma interface impessoal, o utilizador dificilmente resiste ao acto cobarde se afirmar por detrás do seu PC aquilo que nunca diria cara a cara…

    Carece dizer ainda, que não cabe aos Brasileiros determinar ou fazer juízo de valor sobre o que é ou não insultuoso aos Portugueses e o contrário lógicamente também se aplica.
    As culturas das nações é coisa sagrada e não nada mais sagrado para os Portugueses (para além do óbvio: Deus, Filhos, Mãe, Pai e Familia) do que o seu passado Histórico e em particular o período denominado por “Descobrimentos”.

    Confesso que achei todo este processo muito interessante e acho que isto acaba por ser um assunto para consumo Brasileiro:
    Se não vejamos:
    Como é que uma pessoa faz um video caseiro, o video é inspeccionado e aprovado institucioalmente por uma respeitada rede de televisão.
    O Programa vai para o ar em Portugal à 01:30 da manhã de uma Quinta-feira horário esse que garantidamente não terá a audiência feminina a que se destina.
    E como resultado cedo ou tarde obtem virtude de sublevar toda uma nação numa reacção expontânea nalguns casos de ira inusitada.

    … Levantando de novo um fantasma de rivalidade xenófoba que de certa forma sempre existiu entre as duas sociedades.

    Não haja duvidas que se por ventura um canal de televisão estrangeiro emitisse um conteúdo que da mesma forma lesasse para além do culturalmente aceite pela sociedade Brasileira o resultado seria o rigorosamente o mesmo.
    E não se trata de dar importancia ao autor do video mas sim dar importancia a quem permitiu a emissão do video.

    É preciso fazer um aparte de que a a D. MP era por aqui uma actriz muito bem quista e pelos vistos não é só no futebol que os fans não perdoam…

    E para não julgarem que estou a ir longe demais…
    Eu sou Português (Portugal) mas sou meio (50%) Brasileiro tenho 41 anos e o que mais me surpreendeu foi o uso do pejorativo do MánÓeu, do Portugues que é ésquisitu, que é burro, padeiro etc. etc. Durante grande parte da minha vida vivi com esses pejorativos vindos da minha Avó! E nunca do lado Português ouvi algo semelhante sobre o Brasil.
    É impressionante como tais esteriótipos sobreviveram tanto tempo.
    Os insultos do lado Português de chamar os Brasileiros safados e prostitutas são recentes e devidos à forte emigração que temos recebido nestes ultimos anos.

    Claro isto assim não pode ser. Podia-se matar este assunto aqui e já correndo o risco de adiar o problema ou debate-lo de forma a que situações destas não se repitam no futuro.

    Saudações

    P.S.
    Não estou sugerindo de forma alguma que se utilize este blog para tal debate!!!

    Não querendo pertencer a onde não pertenço vou dizer que aprecio um forte Mate, não dispenso a Goiabada e infelizmente a minha Avó já não cozinha há quase 20 anos e ninguém fazia Feijoada como ela, de vez em quando jogamos ainda um vetusto jogo de tabuleiro denominado “Viajando pelo Brasil”, tenho uma bandeira muito puída ostentando orgulhosamente as suas 21 estrelas e para quem não souber a Esfera Celeste com a banda “Ordem e Progresso” é uma representação da Esfera Armilar presente ainda na actual bandeira Portuguesa e é o símbolo pessoal de El-Rei D. ManOOOOeu o tal que tinha bom gosto LOL

  29. Sou brasileira miscigenada (sangue português/indígena/alemão), com muito orgulho. Fiquei decepcionada ao assistir ao vídeo onde a atriz Maitê Proença agiu com total deselegância, ironia e sarcasmo frente ao povo português. Afinal de contas somos povos irmãos, não temos por que usar deste “ácido”. Vejo com tristeza este mal-estar provocado por uma conterrânea. Como não posso assumir erros dos outros, apenas deixo aqui o meu pesar pelo acontecido. Mas peço aos portugueses e portuguesas, com muito carinho, que não generalizem nosso povo como se fôssemos todos “Maitê Proença”. Meu respeito. Neli Germano/Porto Alegre-RS-BR

    1. Queridos portugueses, amo Portugal!!! Amo Camoes,Fernando Pessoa, Saramago!!Amo a musica portuguesa!!! Nao nos queiram mal. Nao somos todos, gracas a Deus, como essa senhora deselegante chamada Maite Proenca.
      Meu profundo respeito a todos.
      Abracos!!!!

  30. O que não se pode nesse momento é se levar essa discussão ao âmbito de nação. Brasileiro que sou e filho de portugueses com muito orgulho,também me senti ofendido com a demonstração de desprezo e preconceito com que essa senhora se dirigiu ao povo português. No Brasil,Maitê Proença já não ocupa nenhum lugar de destaque. Não se pode julgar o povo brasileiro pela atitude de uma só pessoa. Maitê não é representante do governo brasileiro,da cultura brasileira,do humor brasileiro,da literatura brasileira e das artes dramáticas. Não deem portanto a importância que essa mulher não tem e não generalizem,pois como eu milhões de brasileiros se sentiram envergonhados com a atitude dessa senhora.

  31. Sinceramente não esperava outra coisa dessa “senhora”. Fiquei indignada quando vi, na casa de meus sogros, que são portugueses, esse vídeo no jornal! Sou brasileira e admiro e respeito muito os portugueses tanto que me casei com um.
    Uma coisa é certa, pessoas mal educadas tem em qualquer!

  32. achei interessante esta resposta a maite proenca , espero que gostem Cara Maitê,

    Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta de Portugal!!
    Tudo jóia miúda.. já vi que és uma garota “légál” e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu…já somos amigos!!
    Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?

    Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario!! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola.. é sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem com “gajos” como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar a baixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver … qual é o stress?? Na boa, tudo “légál”, show de bola garota…

    Sabes o que me lembrei???
    Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo camera man e fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este guião:

    1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de Vitória como que a afirmar : “estou-te a mijar para os pés e tu não podes fechar os braços para me impedir… estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo??”

    2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: “Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)…”

    3º Também era “légál”, o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la… Espera lá! Já sei… arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em ipanema gritando o seguinte: “quem sois vós minhas popozudas de fio dental?? e vós seus boiólas de sunga?? Que estaides a fazer assim vestidos na terra que eu descobri??? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem!! (esta é show, não é Maitê??)

    4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer: “sabem para que é que este “preto” era bom?? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal!”

    Vôcê curtiu a ideia Maitê??? Pensei que seria falta de respeito e de educação fazer uma coisa deste género de um país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes.. é brincadeira.. isto há brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!

    Ah é verdade… muito importante…Depois vendemos isto à rede Globo e eles transmitem isto em horário nobre… Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir!! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um “manézinho” vá aí à tua terra gozar com a tua pátria!!

    Um beijo pá..

  33. É de lamentar que um acontecimento desse, sem grande importância, mas muito triste, desperte tanta xenofobia. Não tenho descendencia portuguesa, mas tenho amigos portugueses. Acho que deram demasiada importancia ao caso. Até penso que essa importancia foi para ter a oportunidade de dizer os absurdos escritos abaixo. Bastou um acontecimento desses, com uma atriz que no Brasil nao é tida como das melhores, para os portugueses acharem-se no direito de falarem tantas barbaridades. Lembrem-se que a Maite disse e nao outras pessoas. Se os portugueses acham o Brasil tão mal , entao porque viajam ou mudam-se para lá? Se nao é bom esqueçam. os portugueses sabem não sao melhores que ninguem, esse ódio todo é demonstração de frustração e inferioridade. Voces portugueses deveriam mostrar que sao superiores nao dando importancia ao caso e respeitando os demais.É absurdo o nível de palavras de baixo calão que voces usam, depois culpam os outros. São paises de economia, clima, população e costumes diferentes. O fato de que houve colonização portuguesa nao significa que há algo de Portugal no Brasil. ~Isso aconteceu há mais de 500 anos, por favor, vamos amadurecer a ideia de que um pais nada tem do outro. É notório no Brasil o fato de que os portugueses tem grande preconceito contra os brasileiros. Isso basta nao precisam demonstrar xenofobia, para quem não sabe , isso É CRIME! Sejam civilizados, o brasil nao é o nordeste e muito menos o Rio de Janeiro, comentarios assim só demonstram a ignorancia e o desconhecimento.

    1. Minha Senhora,

      Quanta ignorância…
      – Acredito que não tenha descendência Portuguesa mas coloque aqui os seus apelidos e podemos falar da sua AScendência.
      – A Colonização do Brasil foi um processo dinâmico iniciado no sec XVI e que durou até à V/ independência.
      Não se pode tomar a Colonização como algo necessariamente negativo aliás porque o Brasil existe por causa dessa mesma colonização.
      – Este caso foi levado a sério porque culturalmente nós somos sensíveis no que toca à nossa História, aliás como todos os Europeus em particular e não tanto os Americanos em geral.
      O problema não é gozo. O problema é que quando algo não têm nada de verdade ou suporte não é comédia, sátira ou burlesco é uma pura e simples calunia!!!
      – Insultos e impropérios? Estavam à espera de quê? Somos Europeus Meridionais! Façam um video sobre Espanhois, Italianos ou Gregos e vejam o que vos espera… E mais a internet é um fenómeno recente onde as pessoas não fazem uso das regras de cortesia socialmente estabelecidas.
      – Considerar as reacções são devidas a um complexo de inferioridade e frustração é, por si só, uma afirmação xenófoba.
      Nós temos o direito de expressão sobre o que nos toca e não vai ser Brasileiro algum que nos vai dizer o que sobre o que podemos reclamar ou não.

      Vou deixar aqui dois exemplos que li recentemente noutros blogs:
      Primeiro:
      Houve um episódio dos Simpsons foi alterado porque dizia mal do Brasil.
      Vocês podem dizer mal num programa que dá às 22:30 mas se dizem mal do Brasil censura-se.
      Segundo:
      Por causa de um visto uma cidadã Americana não conseguiu entrar no Brasil reclamou publicamente através de um blog. Resultado?
      Milhares de respostas vindas de Brasileiros a mandar a dita senhora “Tomar no XX sua Pxxx vai pó Cxxxxxxx que entrar no teu País é facil não?”…. Respostas cheias de nível sim senhor… E para o cúmulo a dita senhora tinha mesmo razão!

      Os Portugueses não são de um modo geral xenófobos, racistas nem têm nada contra os Brasileiros mas é um facto que o contrário é uma realidade bem antiga.

      Cumprimentos,

      1. A história e soberana e um pouco propósito outro pouco casual,não vejo nada de errado em colonizações do passado,é a foça da história,espanhois,portugueses e ingleses são os maiores colonizadores do séculos compreendido entre XIV até XX ,quando as últimas colonias africanas se desligaram das nações colonizadoras,portugueses souberam manter laços com a poderosa Inglaterra e preservar as colonias,trabalho de diplomocia de alto nível,souberam com a vinda de D.João Vl para o Brasil preparar este país para ser a grande Russia dos trópicos,quanto as malquerencias entre portugueses e brasileiros são disputas históricas,creio ocorrer tb nos países com o mesmo histórico,contra os seus colonizadores,só fico a lamentar que brasileiros emigrem tendo um imenso território,sendo o Brasil um país continente,mas sofremos de barbarofilia,achamos que os estrangeiros são melhores do que nós,temos o que Stanilau Ponte Preta ,escritor e compositor brasileiro disse uma vez,complexo de vira latas.Eu sou branco,olhos verdes,1,70 de altura descedentes de portugueses cuja imigração deve ter ocorrido no inicio da colonização,perdi os vinculos com o país de origem Portugal para mim é tão longe como o planeta fora do sistema solar,mas vejo que é um lindo país,gostaria visita-lo,mas vejo tantos casos de hostilidades a brasileiros,não só em Portugal mas em toda Europa que naõ me atrevo a ir.

  34. Oi de novo. É só p dizer que não se deve tomar a parte pelo todo. Em todo o lugar há gente sem carácter, currupto, e malandro.Como há também gente inteligente, humana e de bom coração.
    Não gosto, portanto, de atitudes racistas, xenofobas e de demostração de pouca mente aberta.
    Mas o que mais me levou a interferir novamente foi porque me lembrei dum acontecimento, já de algum tempo, semelhante a este: a actriz Suzana Vieira, aquando duma parceria numa novelas entre um canal português e a Rede Globo. Pois, não se lembram de ela dizer que português é muito pequenino e que só ia ao Brasil tirar o lugar a verdadeiros actores, brasileiros, claro está? Não sei se se lembram, mas isso ocurreu com o actor português Nuno Melo, que tinha bastante destaque nessa dita novela.
    Veio-nos visitar há bastante pouco tempo, até lhe chamaram de diva, depois de terem dito cobras e lagartos dela( Prefiro não dizer quem foi)

    Por isso, acho que temos muitos exemplos tristes por aí. Muitos deles dizem que amam Portugal, mas muitos só o dizem quando lhe convém.

  35. Carta aberta a Maitê Proença
    Hoje, 13 de Outubro do ano da graça de 2009, Portugal despertou com a notícia, em tudo quanto é jornal, de um vídeo que você fez em Portugal – quando por cá se encontrava em trabalho – e que passou no programa “Saia Justa” do GNT e onde você tenta fazer piada com a tão propagada burrice dos portugueses por terras de Vera Cruz.

    Sem deixar de me interrogar com a falta de assunto de real importância com que a maioria da imprensa portuguesa parece conviver, não posso deixar de aqui expressar a minha opinião sobre algo que, pela sua natureza, é passível de criar ódios de estimação entre dois povos com muito mais em comum que possa uni-los do que babaquices que possam desuni-los.

    Sou portuguesa, adoro o Brasil, a sua cultura e o seu povo e, em minha opinião, as piadas que no Brasil se contam sobre os portugueses, nada mais são do que a prova de que alguns brasileiros são muito ignorantes, preconceituosos e sofrem de um tremendo complexo de inferioridade e de uma enorme baixa estima, o que não deixa de ser lamentável.

    A sua tentativa vã de ter graça à custa dos portugueses apenas demonstrou que a Sátira e a História não são o seu forte.

    De facto, a quantidade de asneiras que você diz em poucos minutos é assustadora.

    Para começar, Salazar esteve no poder 42 anos e não 20 – infelizmente para nós portugueses – tendo sido substituído por Marcelo Caetano que manteve a ditadura por mais 6 anos.

    Satiriza com Sintra sem saber que esta tem dezenas de monumentos históricos e que toda aquela região é Património Mundial da UNESCO.

    Nem passa pela sua pobre cabecinha que Sintra foi, no passado, um centro de reuniões para muitos escritores, revolucionários e ordens herméticas. É por esse motivo que Sintra está repleta de símbolos que despertam – em qualquer pessoa que tenha frequentado a escola básica – no mínimo, curiosidade. De facto, Maitê, o 3 virado para o lado direito é um símbolo esotérico muito conhecido mas, pelos vistos, você desconhece e nem procurou conhecer. Preferiu, antes, a piada fácil e boçal.

    Você não faz ideia do que é um estuário, pois não? É que se fizesse, de certeza que entenderia a razão pela qual os portugueses chamam ao Tejo, “mar”.

    Junto do túmulo de Camões, localizado no interior da Basílica do Mosteiro dos Jerónimos, você fez piada com este e atreveu-se a brincar com o estilo arquitectónico Manuelino enfatizando o “Manuel” que é o nome com que alguns brasileiros se referem de forma depreciativa aos portugueses.

    Maitê, em Portugal fala-se português, portanto, para nós não existe a palavra mouse e sim rato.

    Os hotéis, pelo menos em Portugal, não têm qualquer obrigação de reparar equipamentos pessoais dos clientes, sejam eles quais forem.

    Por fim, você remata este triste vídeo com um final para o qual nem encontro adjectivo. A cuspidela era mesmo escusada e foi de muito mau gosto.

    A única coisa que você conseguiu com o vídeo foi alimentar o preconceito já existente entre os dois países. Sim, porque o riso, você só o conseguiu junto das outras pobres ignorantes que também faziam parte do programa – sinceramente não entendo como o GNT deixou ir para o ar uma coisa destas.

    Maité, faça um favor a todos os portugueses, nunca mais ponha os pés por estas bandas porque você é “persona non grata” (se não souber o significado, em qualquer site de latim na internet há a tradução).

    Caso sinta um pouco de vergonha e se interesse por perceber um pouco mais da realidade portuguesa.

    1. Duca, de antemão notei duas coisas em seu texto: 1) Vc tem um português quase perfeito, escreve muito bem, uma gramática corretíssima; 2) ateve-se apenas à infeliz, nesse caso, Maitê Proença, não generalizando, ao contrário do que fizeram muitos portugueses irados (no exato sentido termo). Parabéns!

  36. Confesso que ainda não vi único blog que faça uma abordagem correcta deste assunto.

    A D. MP não passa de uma loira inculta, que resolveu fazer um video “dito caseiro” em que para consumo próprio? Insulta e vocifera contra todo um povo, contra toda uma nação.
    Posto isto, qual é o problema? está tudo OK. É para ver em casa com amigos!? Ai não é ups…

    Pois, é que quando o video é afinal emitido em Prime Time (ontem, hoje ou à 2 anos atrás não importa), num eminente e reputado canal de Televisão cabe dizer – “Alto e pára o baile!”…

    Porque de caseiro passou a público…
    Se passa a público é porque é socialmente aceite….
    A rede Globo através do seu canal GNT afirma publicamente que o Brasil é um País Xenófobo de gente Racista…

    E eu noto é que a maioria dos Brasileiros critica a D. MP e as respostas dos Portugueses, quando, deveriam virar as suas críticas ao canal de Televisão. Mais nada…

    E não venham com Histórias de é um programa cáustico, polémico, satírico etc. porque para apresentar-se como tal tem de fundamentar, tem de ter um fundo de verdade ou criar debate público.

    Aquilo é um programa de 4 mulheres imbecis que insultam Deus e todo Mundo com o aval da Globo e que foi longe demais e como tal deve pagar as consequências como em qualquer País civilizado.

    Cabe portanto aos Senhores Brasileiros reclamar junto rede Globo para ter mais cuidado com o que manda para o ar!

    Cumprimentos,

    1. Pedro, por favor, considere meu último parágrafo. Revise se não está alinhado com o que escreveste:

      “O fato em si é desimportante. O que acho importante e digno de nota é a penetração da Globo nos países de língua portuguesa. Como nossa emissora não costuma primar pelas boas escolhas nem pelo bom conteúdo, ainda vai arranjar muitos probleminhas internacionais por aí. E uma péssima imagem para o país. Se os mexicanos são os fazedores de novelas lacrimosas, provavelmente nos tornaremos os reis da má educação e da grosseria. O que fazer?”

      1. Perfeitamente alinhado.

        O que fazer? Pelo menos exprimir o nosso descontentamento e apelar (e pressionar) a um mínimo de moralidade nas emissões destas televisões generalistas cá lá não importa.

        Pelo menos tentamos, se formos poucos ou não reclamarmos não temos expressão se formos muitos se calhar consegue-se um compromisso. Aliás estou convencido que alguma coisa ter-se-à conseguido. Macacos me mordam se a rede Globo não aprendeu alguma coisa disto?! LOL.

      2. Infelizmente, não aprendeu nada. Deve estar pensando que aumentou sua presença nos meios de comunicação — empresas e blogs — portugueses…

        Grande abraço, Pedro.

    2. Considero a sua análise a mais acertada.

      Além disso, senhores… tudo não passa de inveja. Quando não se tem a capacidade para ser algo louvável e há ainda inveja, procura-se destruir e ridicularizar esse algo.

      Não houve sarcasmo nem ironia, muito menos brincadeira, o que houve foi uma agressão a todo um povo. Nenhuma observação “dessazinha” é fundamentada, mas as dos portugueses, sim.

      Procurar denegrir um país da forma que foi feita é abominável por si só, ainda mais um país com Portugal, cuja história e importância são mundialmente conhecidas.

      O que me espanta é o fato de um vídeo como esse ter passado pelo crivo dos editores da Globo & Cia. Em verdade, isso não me espanta… julgando pelo conteúdo das transmissões televisivas dessa emissora.

      Provincianismo senhores… provincianismo… como também mediocridade… …vaidade… ignorância… …arrogância…

      Não pensem, senhores, que não há muita gente que a defenda. Basta ir no site da folha de São Paulo http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u637295.shtml e verão que aproximadamente 50% dos votantes acharam o que “essazinha” fez foi uma brincadeira. Quando li, totalizavam aproximadamente 25 mil votos. Infelizmente parece haver telespectadores, que utilizam a Internet, que apreciam esse tipo de “brincadeira”.

      Abraços,

      Paulo

  37. os comentarios sao ainda mais ridiculos!!!a vida é curta demais para perder tempo.e nha nhannha e nha nha nha…boring.quero la saber se a maite gosta ou nao de portugal.a vida dela foi um inferno uma infancia destruida…acho que tambem me tornaria cinica se tivesse vivido o que ela viveu.

    e sim é uma tristeza eleger salazar(ditador,fascista que destrui um povo) o homem mais importante de portugal.

    1. Eu votei no D. Dinis. Entenda-se que a votação no Dr. António de Oliveira Salazar foi uma resposta à maciça votação no Dr. Álvaro Cunhal que por pouco não ganhou.

      É lógico que houve manipulação politica na votação.

      Enquanto o Salazar tem de fazer parte dessa lista para o bem ou para o mal pergunto o que é que nela fazia o Dr. Álvaro Cunhal… ou como o Pinto da Costa e tantos outros LOL ?

      Podemos compara-lo D. Afonso Henriques? D. João II? D. Henrique? Nuno Alvares Pereira? Pelo amor de Deus…

      Cumprimentos,

      P.S.
      Este comentário foi só para dar um pequeno esclarecimento e não com o propósito de debater este assunto.

  38. Sou português e gosto muito do Brasil e dos Brasileiros. Não cometo o erro de julgar um povo pelas palavras e acções de apenas uma pessoa (que por acaso era das actrizes mais adoradas aqui em Portugal e se calhar foi por isso que tivemos esta reacção). Vendo a situação mais a frio o que fica é a ignorância desta senhora que envia um mail para as amigas a dizer que não consegue enviar mails…

  39. Caro Luiz, perante ao que vc escreveu acima, percebe-se que vc é um ser muito especial.
    Eu cheguei aqui por um acaso e aproveito para dar o meu parecer sobre o episódio Maetê Proença, eu sou uma artista plástica brasileira e resido na Europa a mais de 20 anos, tenho ótimos amigos portugueses, alemãs, belgas, franceses etc…Não tomo a questão aqui discutida apenas para o meu lado pessoal, pois não será qualquer Maetê-zinha que irá destruir a minha boa reputaçao construída com coragem, luta e honestidade durante todos esses anos na Europa.
    Declaro que, graças ao apoio que recebi de muitos europeus e brasileiros residente aqui, consegui atingir a meta que determinei para o meu futuro.
    Quero deixar aqui registrado, que sinto-me ofendida tanto quanto o povo portugues, pois não gostei ver vc cuspindo no prato onde eu e muitos compatriotas comemos…
    É isso Sra. Proença, vc cuspiu no prato de muita gente, pense nisso e peça desculpa tb a nós brasileiros que estamos aqui lutando honestamente, porém envergonhados pela sua falta de educação e respeito perante a uma nacão, se vc faz isso no país dos outros, pobre daquele que tiver o azar de ser seu visinho.
    Procuro uma desculpa para sua atitude, imagino que além dos pasteis, vc deve ter bebido desacompanhada, uma garrafa do delicioso vinho do Porto, será???

    Peço desculpas aos internautas pelos meu português desatualizado, como tb por não me indentificar neste blog, prefiro resguardar a minha privacidade. LH

  40. Nutro antipatia por portugueses fruto de uma educação lusofoba,e olhe que eu sou descedente de portugueses,tenho um metro e setenta sou branco de olhos verdes e cabelos castanhos,tipicamente raça ibérica,mas os nossos professores,unanimamente atribuem o nosso fracasso social e economico a descendencia luso,de formas que introjetou em nosso inconsciente uma aversão a cultura e a lingua portuguesa,Maitê Proença deve ter tido a mesma educação embora descedente direta de portugueses,e de imigrantes de certa forma recente,naõ como eu ,cujo ancestrais se perdem nos séculos iniciais da colonização do Brasil,atribui-se a portugueses burrice genética,resultado da propaganda contra os nossos colonizadores,e tamanha a aversão aos protugueses no imaginario do povo brasileiro que os descendentes de italianos,alemães ,ingleses,japoneses,sirio-libaneses,franceses,e até polacos ostentam com orgulhos o sobrenome estrangeiro,e até mesmo homens casados com mulheres de outra origem não portuguesa aceitam colocar em seus filhos o sobrenome so da mulher se esse sobrenome for diferente dos sobrenomes portugueses.De forma que se pudessem uma grande parte do povo preferiria falar outro idioma,ninguém se orgulha de ser descendente de portugues,preferem dizer ,minha mãe era italiana,era alemão etc……No fundo é tudo burrice mesmo.

  41. SÓ ACHO QUE PORTUGAL NÃO DEVE ESQUENTAR A CABEÇA COM ESSA MOÇA. SOU BRASILEIRO. ADORA PORTUGAL. SE O BRASIL TIVESSE SIDO COLONIZADO POR OUTRO PAÍS EUROPEU NÃO SERIA UM PAÍS CONTINENTAL. ESSES QUE ACUSAM OS LUSITANOS, SÃO OS DESCENDENTES DE ITALIANOS QUE AQUI CHEGARAM SÉCULOS DEPOIS. VIVIAM NA MISÉRIA AÍ NO VELHO CONTINENTE. BRASIL TEM QUE SER RESPEITADO. SAIU DA CRISE MUNDIAL RAPIDAMENTE. PORTUGAL TEM LAÇOS PROFUNDOS COM O NOSSO GIGANTE LATINO. VAMOS ACABAR COM ESSA FRESCURA. MUITO PORTUGUÊS VEIO PARA O BRASIL E FEZ FURTUNA. OS BRASILEIROS QUE ESTÃO AÍ TEM SOBRENOME LUSITANO. SOMOS IRMÃO, PORTANTO. PORTUGAL ESTÁ FALINDO. BRASIL DEVE SOCORRER PORTUGAL. BRASIL DESCOBRIU ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO. SERÁ EM POUCO TEMPO UMA QUARTA POTÊNCIA ECONÔMICA. PORTUGAL É MEU AVÔ QUERIDO.

  42. Isso que o Luiz Sérgio escreveu tem, de fato, um fundo de verdade. Muita gente gostaria que o Brasil tivesse sido colonizado pela França, por exemplo, ou pela Holanda. E atribuem à nossa colonização muitas das mazelas econômicas, culturais e sociais do Brasil. Eu não penso assim! O Haiti foi colonizado pela França e é um dos países mais pobres e atrazados do mundo. O Suriname foi colonizado pela Holanda. Diga-me aí alguma coisa de relevante do Suriname. E por aí vai.

    Quanto à Maité Proença, só assistí uma novela dela até hoje, que foi “Dona Beija”, em 1989, na ex-Rede Manchete, hoje Redetv. Acho-a uma atriz apenas razoável. Como mulher, tb não me atrai muito, pois não tem alguns requisitos físicos de que gosto. Portanto, é tb, para mim, incompleta nesse ítem. Só não conhecia esse seu lado “vacilante” de personalidade.

    Concordo com alguém aí em cima que disse da responsabilidade do Sistema Globo no ocorrido. Acho que a Globo tem tanta culpa quanto a Maité. Explico.

    O Sistema Globo de Comunicação (e o Grupo Abnril), prá quem não sabe, tem uma história bastante obscura, prá não dizer pior, no seu nascedouro, quando começou a funcionar. O livro “O Capital Estrangeiro na Imprensa Brasileira”, de Nélson Werneck Sodré – que lí, por indicação de um professor, no meu primeiro ano de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) – narra (e denuncia) bem isso. Foram “acordos” irregulares e condenáveis de financiamento, via Grupo Time-Life americano, dignos de CPIs. Em função desses “financiamentos” a Editora Abril e o Sistema Globo se tornaram “parceiros” do capital americano, das multi-nacionais americanas, e, por tabela, grandes simpatizantes do “american waý of Life”, pois tudo tem um preço, principalmente dinheiro em enormes quantidades, né. Logicamente que a grata adesão às causas do país saxão geraria, na outra ponta, um certo desdém e até desprezo às nossas raízes, às nossas origens, à nossa colonização. Tanto é que aGlobo já fez novelas e programas abordando a descendência italiana, árabe, espanhola. Mas nunca fez nada que se referisse à nossa descendência portuguesa.

    E Maité Proença foi casada com um dos filhos do dono do Sistema Globo. Se não me engano o Paulo Marinho, não tenho certeza. É provável que tenha respingado nela, com os anos de convivência, essa certa veneração agradecida às coisas norte-americanas em detrimento do respeito e reconhecimento por aqueles que, de fato, nos ajudaram a erguer esse País: Portugal. Será que sua atitude diante das coisas portuguesas não tem a ver com essa atmosfera global americanizada, se bem que, hoje, menos exacerbada com a morte do “Doutor” Roberto Marinho?

  43. Apesar de esse assunto já estar “batido”, queria colocar uma questão. O que é mais grave, uma piada e um ato debochado ou a discriminação racial que, tenho lido, os brasileiros sofrem em Portugal, inclusive com as mulheres quase sempre sendo vistas como prostitutas ou mulheres “fáceis”? É claro que é o CRIME DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL, ORA!!! PORTANTO, O COMPORTAMENTO “ABUSADO” DE MAITÊ É NADA, É “FICHINHA”´, SE COMPARADO AO CRIME DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL QUE OS BRASILEIROS E BRASILEIRIAS SOFREM EM PORTUGAL!!! MAITÊ NÃO DEVIA NEM PEDIR DESCULPAS PELA “OFENSA” ÀS COISAS NACIONAIS PORTUGUESAS! QUEM TEM QUE PEDIR DESCULPAS PELOS CRIMES DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL, E SEREM PRESOS, SÃO OS PORTUGUESES … E SEN FUABÇA E

  44. Concordo com o Armando! Tem que meter processo nos portugas, pelas discriminações aos brasileiros e brasileiras, prá eles aprenderem a respeitar as mulheres, principalmente, e não ficar escrevendo gracejos imorais e machistas em blogs! Viva nossas valorosas, cultas e inteligentes mulheres brasileiras!!!

Deixe uma resposta