Réquiem para 115 árvores

Este texto foi escrito sexta-feira logo após o evento documentado na reportagem abaixo. Mas estava faltando o vídeo, que só consegui ontem… Vai atrasado mesmo!

.oOo.

Por Ramiro Furquim/Sul21Esta Lacrimosa do Réquiem de Mozart – executada em frente à Prefeitura de Porto Alegre na última sexta-feira – serve como lamento para uma grande derrota. Ou para celebrar a vitória da irreflexão e da morte.

Enquanto se consolida a ideia de que não é aceitável nenhuma árvore a menos, em nossa cidade vemos 115 árvores serem cortadas para que uma via fique mais larga, dando lugar a mais automóveis que certamente não podem esperar.

Esta Lacrimosa serve como reclamação culta e impotente de quem pensa que uma boa sociedade seria aquela em que todos, até os ricos, pudessem andar a pé, de bicicleta ou de transporte público – deixando o carro para as ocasiões em que seja razoável seu uso.

Reportagem da TVE-RS abaixo:

Esta Lacrimosa é porque Porto Alegre prioriza o carro em lugar do transporte público.

Aqui, muitas pessoas que gostariam de se deslocar de bicicleta têm receio de fazê-lo por medo dos carros.

Aqui, em vez da educação dos motoristas, dá-se ainda maior espaço à má educação, maior espaço ao asfalto que substitui árvores e grama, à revelia do Plano Diretor da cidade.

Aos de fora, avisamos que o corte ocorreu não num lugar deserto, ocorreu num lugar bastante frequentado, onde muitos porto-alegrenses fazem seu lazer de fim-de-semana.

E a derrota não veio através do voto, da opinião da maioria. A derrota veio sorrateira, durante a madrugada, quando um grupo de jovens acampados, que protegiam as árvores, foram retirados à força e presos. Chovia. Foi um ato vergonhoso.

Esta Lacrimosa é porque Porto Alegre considera os movimentos sociais um barulhento incômodo.

Esta Lacrimosa é porque estamos tristes, mas também é porque não vamos ficar calados ou passivos, pois as canções de morte dos réquiens são compostas e repetidas pelos que estão sobre o cimento e o asfalto.

4 comments / Add your comment below

  1. Lamentavel e absurdo. Nao tenho carro por opcao politica e sei bem o que significa a ditadura do automovel. Parabens aos acampados e ao Milton. Sem mais.

  2. Essas ações contra o patrimônio verde das cidades, sem falar nos selvagens sob alcunha de APP ou coisa semelhante, acontecem sistematicamente em todo Brasil. Por causa da máfia das Imobiliárias em conluio com a das Empreiteiras e Poder Público demagogo-eleitoreiro, cada vez mais areas verdes se tornam mera lembrança.

  3. Essas ações contra o patrimônio verde das cidades, sem falar nos selvagens sob alcunha de APP ou coisa semelhante, acontecem sistematicamente em todo Brasil. Por causa da máfia das Imobiliárias em conluio com a das Empreiteiras e Poder Público demagogo-eleitoreiro, cada vez mais areas verdes se tornam mera lembrança.

Deixe uma resposta